Vitória

Globo e Record erram ao estrear novelas perto da Copa do Mundo

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • Joao Cotta/Divulgação/TV Globo

    Luiz Miranda, Claudia Abreu e Lázaro Ramos nos bastidores de "Geração Brasil".

    Luiz Miranda, Claudia Abreu e Lázaro Ramos nos bastidores de "Geração Brasil".

Contrariando o desejo de alguns e para completa alegria de outros, a bola da copa vai rolar daqui a exatos 23 dias, com Brasil contra Croácia em campo e, quem sabe se defina até lá se na Arena Corinthians, Itaquerão, Arena São Paulo ou qualquer outro que ainda possa surgir.

Para a televisão, de modo especial, será todo um mês muito particular. Nem tanto para Globo e Bandeirantes, donas do direito de transmissão na aberta, mas para todas as demais que serão obrigadas a se "virar nos 30" durante o exato período.

E com uma Copa do Mundo pela frente não há contra programação que resista. Por mais que possam inventar as suas concorrentes, na tentativa de algo que possa servir de opção, será quase impossível despertar a atenção do telespectador para qualquer outra atração que não seja o futebol. Até mesmo estreias devem ser evitadas no período, ou um pouco antes dele. A Globo errou ao lançar "Geração Brasil" agora, sabendo que irão existir problemas para a sua exibição em meio ao mundial, como vai errar feio a Record com "Vitória" começando a 10 dias do início dos jogos.

Mais do que nunca, para todas as emissoras, será preciso ter alguém habilitado pensando e criando estratégias especiais em suas grades de programação.

A Bandeirantes...

Trata o seu jornalismo como alguns clubes dirigem o seu futebol. Quando alguma coisa não dá certo, botam o técnico na rua. Só nesses últimos anos, foram trocados cinco diretores, pela ordem: Fernando Vieira de Mello, Fernando Mattar, José Emílio Ambrósio, Valdir Zwetsch e agora André Luiz Costa. Não é estranho? Será que o problema não é outro?

É esquisito também...

A Rede TV! colocar como novo vice-presidente institucional alguém com ligações muitos fortes com a Igreja Universal, que hoje também é a sua principal concessionária de horários.

Iguais ou melhores que o escolhido Alexandre Raposo, existem aos milhares. Por que justamente ele? É, no mínimo, dar motivo para inevitáveis especulações no mercado.

Vem aí – 1

Em contato com a coluna, o diretor Cláudio Manoel confirmou que a Globo estuda mesmo a entrada de produção nacional nas noites de segunda-feira, antes da "Tela quente". A ideia é aquela mesmo, quatro programas em esquema de rodízio.

"Existem conversas... Ainda à espera de definição", pondera.

Vem aí – 2

Cláudio Manoel é um dos principais executivos da gestão de Carlos Henrique Schroder e integra um dos cinco fóruns criados para propor séries, formatos e mudanças.

Este espaço também ouviu roteiristas da Globo sobre o mesmo assunto, que afirmaram que o projeto "Segunda Nobre", como é chamado internamente, deverá começar já em 2015, daí o fato de muitos profissionais já estarem desenvolvendo ideias para o horário.

Termos definitivos

Filmes e séries na TV aberta já estão com a missa encomendada. Não fosse assim, a Warner, que não renovou com o SBT, já teria acertado com outra grande rede, Record ou Globo por exemplo. Mas me pergunte se uma delas se interessou.

Minha nossa

O departamento médico no campo esportivo do rádio e TV nunca esteve tão concorrido como nos dias atuais.

Além do dr. Osmar de Oliveira, com notícias mais animadoras nas últimas horas, Maurício Torres, Márcio Bernardes e Henrique Guilherme, da Transamérica, também se recuperam de cirurgias.

Raul na abertura

Renato dos Anjos / Folha Imagem
A Record definiu "Tente Outra Vez" como tema de abertura de "Vitória", a sua próxima novela que tem estreia marcada para 2 de junho, às 21h15.

E o detalhe é que, com os devidos e necessários tratamentos, será utilizada a gravação original, na voz de Raul Seixas.

Intervalo

Guilherme Melo, até bem poucos dias do planejamento da Globosat, é o novo contratado da equipe de merchandising da Band dirigida por Rosangela Wicher.

É mais um profissional que chega ao Morumbi com a responsabilidade de incrementar o setor de criação.

Deu liga
Reprodução/Em Família/Gshow
Manoel Carlos vai continuar apostando em cenas com Bianca Rinaldi e Reynaldo Gianecchini, Silvia e Cadu, na novela "Em Família".

Os encontros serão mais frequentes, até em função do quadro do personagem Cadu, mas oficialmente ainda não aparece nada que indique um romance.

O maior destaque...

A Bianca e ao Gianecchini é como um prêmio aos dois. Tanto ela como ele, mesmo nos altos e baixos observados até aqui, souberam se sobressair.

Assim como deve também receber merecido destaque o trabalho do Thiago Mendonça. Excelente ator.

Thaís está voltando
Manuela Scarpa/Foto Rio News
Se ainda não assinou, Thaís Pacholek deve assinar novo contrato com o SBT nessas próximas horas. A sua presença já pode ser confirmada na novela que irá substituir "Chiquititas". Os principais nomes do elenco serão acertados a partir de agora.

Próximo trabalho
Divulgação/TV Globo
Após "Doce de Mãe", encerrada recentemente, Marco Ricca já foi chamado para "Boogie Oogie". É a próxima novela das seis, na Globo, que irá substituir "Meu pedacinho de chão".

Bate – Rebate

•       Cesar Filho foi submetido ontem a uma operação no joelho.
•       Zezé di Camargo precisa entender que generalizar é sempre condenável...
•       ... No "Domingão", para se defender de supostas acusações que fizeram a ele, saiu atirando em todo mundo...
•       ... Quando for assim não deve faltar coragem de dizer quem foi. Dar o nome...
•       ... Faltou considerar que todos os outros jornalistas, os que não se metem com a vida pessoal de ninguém, não tiveram nada a ver com o seu assunto...
•       ... Mas sempre ficam como suspeitos. É certo isso?
•       "Pé na cova", série da Globo, vai ganhar novos personagens...
•       ... Os testes, com os atores interessados, começaram ontem.
•       As gravações de "Plano Alto", nova minissérie da Record, terão início em junho...
•       ... E a estreia, informa a emissora, está prevista para a última semana de agosto...
•       ... No elenco, Gracindo Jr., Milhem Cortaz, Jussara Freire, Babi Xavier, Carla Diaz, Francisca Queiroz, Rachel Nunes, André Ramiro e Flávia Monteiro, entre outros.
•       Milton Neves é o convidado do "Todo Seu" e do Ronnie Von, hoje, 22h30, na Gazeta.

C´est fini

O SBT pode estar amparado na lei, para a propaganda subliminar do Jequiti na sua programação.

Só que a sua direção deveria entender que não existe nada mais desrespeitoso para com o telespectador que aquele selo entrando e saindo do ar o tempo todo. Verifica-se, inclusive, que não existe algum critério para aquilo. Vai da cabeça de quem está na operação. Fim da picada.

Manuela Scarpa/Photo Rio News
Padre Antonio Maria
Orlando Silva, que se apresentou como empresário do padre Antonio Maria, ligou para dizer que ele, o padre, pessoalmente não precisa de nada. Os auxílios serão sempre bem-vindos para as suas obras assistenciais. Então tá. 

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Com colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos