SporTV monta mesa com campeões mundiais

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL*
  • AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

    Lothar Matthaus e Fabio Cannavaro, astros do futebol mundial, posam para fotos no tapete vermelho da Fifa

    Lothar Matthaus e Fabio Cannavaro, astros do futebol mundial, posam para fotos no tapete vermelho da Fifa

O Sportv pretende fazer um programa especial durante a Copa do Mundo, uma mesa de debates, reunindo cinco ex-jogadores, capitães de seleções campeãs do mundo.

Cinco jogadores que levantaram a taça.

Cannavaro (Itália), Beckenbauer (Alemanha), Matthäus (Alemanha), Carlos Alberto Torres (Brasil) e Passarela (Argentina) são os nomes inicialmente pretendidos, mas com um "banco de reservas" à altura, caso um ou outro não possa aceitar.

Na última semana, com a presença de alguns deles na Costa do Sauípe, foram feitos os primeiros contatos.

Estão tentando fechar com todos e pensando no formato, que será mantido ao longo do mundial e terá tradução instantânea, inclusive com possibilidade de ser exibido em outros países.

A escolha do mediador deve sair entre os profissionais da própria emissora.
 
Amigos do Boni

Susana Vieira
Susana Vieira

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, será o tema da Beija-Flor no próximo carnaval.

E, por sugestão dele, em um dos principais carros da escola serão reunidos os artistas considerados importantes na sua vida. Tais como Marília Gabriela, Fausto Silva, Jô Soares, Tony Ramos, Tarcísio e Glória, Lima Duarte, Antonio Fagundes, Regina Duarte, Susana Vieira, Miguel Falabella, Aracy Balabanian e outros tantos.
 
Adjetivo
A televisão não tem a menor cerimônia em vulgarizar o uso da palavra.

O encontro de Valdemiro Santiago e Pedro Manso foi chamado de "sensacional", com todas as letras, pelos caracteres do "Domingo Legal". Difícil imaginar o que usariam se fosse o caso do Papa com Silvio Santos, por exemplo. A vulgarização do adjetivo na TV ultrapassa todos os limites. Menos, menos.
 
Descuido absoluto
O "Fantástico", às vezes, nos surpreende do lado ruim. O programa fez uma matéria sobre o nascimento de Jim Morrison e com isso promoveu a peça do Eriberto Leão. Até aí, tudo bem.

Mas esqueceu que também num 8 de dezembro morreram John Lennon (1980) e Tom Jobim (1994).
 
Especiais
A Rede TV! está produzindo duas retrospectivas. A do jornalismo será apresentada por Claudia Barthel e Eduardo Campos, com direção de Luiz Felipe Zamataro, de apenas 24 anos, que é apontado como uma das suas principais promessas para o futuro.

E a do "GoodNews", dirigida por Silvia Martinez, que este ano ganhou um prêmio de jornalismo ambiental.
 
Chamou atenção
Nunca os bastidores do "Pânico" foram tão concorridos como na noite do último domingo.

O Tutinha, um dos donos do programa, que normalmente não aparece, lá estava e o mesmo com relação aos vices da Band, Marcelo Meira e Marcelo Mainardi. O clima era da mais absoluta paz e cordialidade.
 
Trio avançado
Paulo César Vasconcellos, André Rizek e Renato Ribeiro têm compromisso, hoje, com o Footecon, o maior fórum sobre a indústria do futebol das Américas.

Os três, representando emissoras da Globo, irão falar sobre "A responsabilidade da imprensa esportiva no desenvolvimento do futebol brasileiro".
 
TV Paga

Os palhaços Patati e Patatá estão próximos de apresentar novo programa no Discovery Kids.

Na última sexta-feira, acompanhados de seu empresário, Rinaldo Faria, eles participaram a caráter, vestidos como tais, de um encontro com a executiva Mônica Pimentel, nova vice-presidente de conteúdo do Discovery. Se tudo der certo, a estreia poderá acontecer nesses próximos três meses.
 
Fora do SBT
O contrato do Patati e Patatá com o SBT foi rescindido amigavelmente.

Na verdade, não havia mais clima para a permanência deles na emissora, porque os planos de parte a parte eram completamente outros. Mais: nesta semana, a dupla grava um novo DVD.
 
Exibicionismo

Talvez um bom terapeuta possa explicar melhor este desejo da Daniela Mercury em beijar Malu Verçosa em público. Uma coisa que virou uma mania, confessada pela própria Malu.

Qual será a necessidade disso? Ontem, o que aconteceu, mais um desses beijos durante o programa da Fátima, passou como uma coisa extremamente forçada. Desnecessária.
 
Observação de dentro
Em meio ao clima de festa do "Esporte Espetacular" domingo, agora quarentão, um diretor da Globo que passou pelo programa, e prefere não ser identificado, fez críticas ao seu atual modelo. "Precisam é melhorar o inoperante e o conteúdo. O "EE" de hoje não tem nada de espetacular, tem muito futebol", analisa.

Ainda segundo ele, o futebol sufoca. Mata outros esportes que merecem mais tempo na TV.
 

Aquele abraço

  • Globo/ Raphael Dias

    Primeira mulher a apresentar o "Esporte Espetacular" a partir de 1989, Isabela Scalabrini, emocionada, participou da edição comemorativa e ganhou abraço carinhoso da atual titular Glenda Kozlowski.

Bate – Rebate
•       Marcelo Adnet está caminhando com seu novo programa da Globo, por enquanto com a coordenação do Marcius Melhem...
•       Renata Gaspar, a mesma que vai entrar no "Doutora Priscila" , foi também contratada para o programa...
•       ... Que terá ainda no seu time Welder Rodrigues, do grupo de comédia "Melhores do Mundo"...
•       ... O programa vai se passar nos bastidores de uma emissora de TV, com paródias e críticas à própria televisão...
•       ... Até o antigo título "TV Pirata" entrou no rol dos prováveis.
•       E quanto ao "Junto & Misturado" serão 5 programas. E só os 5. Não existe chance de algum outro a mais ou mesmo qualquer acerto sobre próxima temporada.
•       O "Divertics" é que foi muito bem em sua estreia na Globo....
•       ... Pegou com 8 pontos do "Temperatura Máxima" e entregou para futebol com 12...
•       ... Num domingo, com forte calor e um número de ligados tão baixo, foi um começo bem interessante.
•       ... Por que a Record mostra quase o tempo todo o logo em marca d"água dos especiais exibidos domingo?...
•       ... Não é um pouco demais?...
•       ... Anteontem, por exemplo, no canto superior esquerdo estava lá com todas as letras: "Especial Tá tudo em casa".
 
C´est fini
Existe uma crítica sobre a presença frequente de determinados cantores, grupos e duplas em programas da Globo.

 

Mas isso é perfeitamente normal, devido a necessidade de se promover o pessoal que é contratado da Som Livre – braço musical da emissora.

Hoje, segundo se informa, esse relacionamento vai além da venda de CDs e DVDs. Há outros negócios envolvidos.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos