Silvio Santos volta com o "Aqui Agora"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação

    A jornalista Neila Medeiros, que já apresentou o "Jornal do SBT Brasília" e deve comandar o novo "Aqui Agora"

    A jornalista Neila Medeiros, que já apresentou o "Jornal do SBT Brasília" e deve comandar o novo "Aqui Agora"

Silvio Santos, logo após a gravação do seu programa na tarde desta quarta (11), determinou a volta do jornalístico "Aqui Agora" no SBT, a partir do dia 23. A apresentação será de Neila Medeiros, que estava em Brasília e se transferiu para São Paulo recentemente, onde já apresentou os jornais "SBT Manhã" e "SBT Brasil". Neila trabalha no SBT desde 2005 e acumulou, durante quatro anos, a função de editora e apresentadora no "Jornal do SBT Brasília". No final da noite de quarta, o SBT já exibia no intervalo de sua programação uma chamada anunciando a novidade.

O vídeo, escrito pelo próprio Silvio Santos, admite que a reprise de Carrossel foi um erro e apresenta Neila como "a mulher escolhida para enfrentar Marcelo Rezende e José Luiz Datena", fazendo referência aos âncoras dos principais telejornais policiais da concorrência, respectivamente Record e Band.

Esta volta ao passado ainda tem outro agravante: o "Aqui Agora" será apresentado às 18h30, o que significa que a re-exibição de "Carrossel", atualmente no horário, será interrompida.

Em sua primeira versão, o "Aqui Agora" estreou em 20 de maio de 1991 e seu grande foco sempre foram as reportagens policiais, especialmente assassinatos e crimes escandalosos. O telejornal deixou de ser exibido em 1997, mas ainda houve uma reedição em 2008, que não ficou nem um mês no ar. 

O Jornalismo do SBT, com direção de Marcelo Parada, imediatamente começou a se preparar para mais este desafio.

Vai e vem
O horário em que irá ao ar o "Aqui Agora" tem sofrido com os vaivéns da programação do SBT. Logo que estreou o remake de "Chiquititas", a emissora anunciou que "Carrossel", que tinha acabado de terminar, seria reprisada às 18h30 a partir do dia 5 de agosto.

A novela tinha se encerrado em 26 de julho e, no dia 2, o SBT soltou um comunicado anunciando que a reexibição havia sido adiada. A decisão, segundo informou o colunista Flávio Ricco, teria partido de Silvio Santos, que colocou no horário a faixa de desenhos "Clube do Carrossel".

No dia 2 de setembro, no entanto, "Carrossel" voltou ao ar. A atração alcançou 6 pontos no Ibope, segundo informações do site "Na Telinha". Ficou atrás da Record, mas deu o dobro da audiência do "Clube". A reprise de "Carrossel", que está com média de 7 pontos no Ibope, chegou nesta quarta (11) a apenas 5.

Histórico do programa


Baseado em um programa homônimo exibido pela TV Tupi em 1979, o "Aqui Agora" trouxe para a TV brasileira um estilo de jornalismo policialesco até então visto com reservas pelas emissoras de TV.

Mostrando assassinatos, crimes escandalosos, tiroteios e sequestros (do quais muitas vezes os próprios repórteres eram vítimas) foi pioneiro no uso do gerador de caracteres e na câmera de mão.

Também tinha um quadro de defesa do consumidor, comandado por Celso Russomano, que hoje repete a fórmula no "Programa da Tarde" da Record.

Dentre os jornalistas que se tornaram estrelas no comando do programa, estavam Ivo Morganti (que assim como Russomano ingressou na política graças à popularidade do programa), Patrícia Godoy, Sérgio Ewerton, Christina Rocha, Sônia Abrão, Jorge Helal, Luiz Lopes Corrêa, Sílvia Garcia e Liliane Ventura.

Mas quem se tornou a voz do programa foi o repórter Gil Gomes, devido a seu jeito peculiar de narrar as histórias. Na equipe de reportagem também estiveram Wagner Montes, Jacinto Figueira Júnior, conhecido como "o Homem do Sapato Branco", e César Tralli, que hoje é apresentador do SPTV.

O jornal criou também uma tendência que seria seguida pela maioria das emissoras e, mais tarde pelos sites de notícias, que era comprar material de cinegrafistas amadores e independentes.

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos