O risco de passar vergonha na Copa do Mundo existe e é grande

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Globo/Renato Rocha Miranda

    Quarteto de transmissão da Globo na Copa das Confederações: Casagrande, Galvão Bueno, Ronaldo e Arnaldo Cezar Coelho

    Quarteto de transmissão da Globo na Copa das Confederações: Casagrande, Galvão Bueno, Ronaldo e Arnaldo Cezar Coelho

Amanhã é o último dia da Copa das Confederações e como "apronto final" para a Copa do Mundo que vem aí, as emissoras envolvidas sentiram de perto, nessas duas semanas, muito pouco do que irão encontrar no próximo ano.

As dificuldades operacionais, que agora não foram poucas, serão ainda maiores, porque em vez de apenas 6 sedes, teremos exatamente o dobro, 12 diferentes cidades - Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Natal – com uma boa parte delas sem se submeter a qualquer tipo de teste, como competição internacional.

Temos um ano pela frente, mas ainda há o que fazer, para atender convenientemente o público e a imprensa do mundo inteiro. E se deve começar pelo mínimo, dotando as cabines ao menos em condições de funcionamento, diferentemente do que vimos em algumas situações, como a falta de tomadas de luz – simplesmente porque alguém esqueceu de colocar. É bom começar, desde já, a olhar para tudo isso, sob o risco de passar uma vergonha universal.
 

  • Fernanda Gentil

    Fernanda Gentil

Tirando de letra -1
 
Com passagens por Esporte Interativo, Band e SporTV, Fernanda Gentil, hoje na Globo, foi um dos destaques na Copa das Confederações.
Se saiu muito bem em todas, especialmente no ao vivo, com carisma e boa desenvoltura.
 
Tirando de letra – 2
 
Fernanda sabe o chão que ainda tem pela frente e diz se inspirar na irreverência e naturalidade do Tiago Leifert e Glenda Kozlowski.
Sobre a indicação de "Musa da Copa", agradece o carinho, mas diz que está mais para "Gentil" mesmo.
 
 Zezé de volta
 
Zezé Polessa teve pouco tempo de descanso depois da novela "Salve Jorge". Desde o começo da semana, ela já foi envolvida pelos primeiros trabalhos de "Joia Rara", de Duca Rachid e Thelma Guedes.
É a próxima da Globo, na faixa das 6.
 
Está lá
 
O diretor-geral Vinícius Coimbra está em Miami gravando externas de "Malhação Casa Cheia", escrita por Ana e Patrícia Moretzsohn.
Externas que envolvem os personagens de Fernanda Souza, Gabriel Falcão, Bianca Salgueiro e Hanna Rommanazzi.
 
Futebol
 
O SporTV vai transmitir hoje, 7 da noite, o amistoso entre Flamengo e São Paulo. É a estreia do ex-treinador da seleção brasileira, Mano Menezes, na equipe carioca.
Direto de Uberlândia.
 
Vai voltar
 
Janine Borba, antecipando o fim da licença-maternidade, vai reassumir as suas funções na apresentação do "Domingo Espetacular", da Record, com Fabiana Scaranzi e Paulo Henrique Amorim.
Carla Cecato fica só até amanhã.
 
Pode dar barulho - 1
 

  • Carol Soares/SBT

    O próximo entrevistado do "Gabi Quase Proibida" será o excomungado padre Beto, de Bauru

A estreia do "Gabi Quase Proibida", quarta-feira, com Ney Matogrosso, não deu o barulho que o SBT esperava. Fechou com 3 pontos.

O próximo entrevistado será o excomungado padre Beto, de Bauru, acusado de cometer heresia e ferir os dogmas da fé religiosa, por considerar a igreja retrógrada sobre a relação entre parceiros bissexuais e do mesmo sexo.
 
Pode dar barulho – 2
 
Na entrevista já gravada, pronta para ir ao ar na próxima semana, o ex-padre disse coisas como:
"A sexualidade é um poder que temos dentro de nós."
"O pedófilo deve ser punido e tratado. A Igreja tinha que tratar isso com a maior naturalidade possível."
"A homossexualidade não gera consequência mental ou física para o ser humano. Logo, não é doença".
 
Festa
 
O "Alta Horas", neste sábado, tem o aniversário do Serginho Groisman, numa atmosfera kitsch – sofazão azul no meio, luminárias e flores de plástico.
Tudo para receber seus convidados, como Ingrid Guimarães, Alexandre Borges e até a recém-casada Gretchen, pela Internet, direto de Paris.
 
Segurando ela
 
Aos poucos, liberada para isso, Dani Calabresa passou a aparecer nas vinhetas comerciais do "CQC".
E assim será daqui em diante, sempre com certa parcimônia, e em uma justa divisão de trabalhos com os demais companheiros. Para não dar encrenca.
 
Bate – Rebate
 
•       Filho do Ulisses Rocha, com passagens em todas as emissoras, Caio Felipe acaba de entrar para o jornalismo da Globo.
•       Neste domingo, 20h30, no "Metrópolis", da Cultura, a presença do ator Francisco Cuoco que está em São Paulo com a peça "Uma Vida no Teayro".
•       Helen Ganzarolli, na quinta-feira, um dia após sofrer queimadura no SBT - ao derramar leite no joelho, se entregou aos cuidados de um dermatologista...
•       ... Mas nada mais sério. O susto foi maior que tudo.
•       Neste sábado, em seu programa, Xuxa homenageia Chacrinha, falecido em 1988.
•       Nascisa Tamborindeguy gravou como convidada o programa do Sergio Mallandro, no Multishow.
•       O "Globo Mar" fechou por cima a sua temporada deste ano...
•       ... O programa de quinta-feira, com 12 pontos e 32% de participação, foi o recorde deste ano.
•       Já o futebol de Espanha e Itália, na Globo, marcou 19 pontos, 5 a mais do que a média do horário.
•       Neste sábado, 21 horas, o "Cinejornal", do Canal Brasil, vai apresentar uma entrevista inédita com Marieta Severo.
 
C´est fini
 
O SBT pretende continuar com os seus programas de temporadas, num esquema mais modesto, mas semelhante ao da Globo com a sua "linha de shows".
 
Amanhã, no "Melhor do Brasil", Ana Hickmann e Gianne Albertoni irão enfrentar Bruno & Marrone. No quadro "Famosos".
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

 

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos