"Fazenda" tem um grave erro de estratégia

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Reprodução/Record

    Apresentador Brito Jr. dança ao lado de Joelma, cantora da banda Calypso, na final de "A Fazenda 5"

    Apresentador Brito Jr. dança ao lado de Joelma, cantora da banda Calypso, na final de "A Fazenda 5"

Há quem entenda que o esquema atual da "Fazenda" ainda é o melhor e não deve ser alterado, mas a Record, apenas como experiência, bem que poderia agir de maneira diferente no lançamento da sua próxima edição. Em todas até aqui realizadas, e sempre às custas de um sacrifício inútil, se procurou fazer suspense em torno dos nomes dos participantes. Um mistério que não tem a menor razão de ser.

E o raciocínio é simples. O "Big Brother", que trabalha com ilustres desconhecidos, uma ou duas semanas antes, divulga os nomes escolhidos. A partir daí, toda a mídia sai atrás, para divulgar coisas que até então ninguém sabia da vida de cada um. Os espaços conquistados em revistas, jornais e na internet, apenas reforçam a promoção do programa. É uma coisa lógica. E inteligente.

A "Fazenda", que tem por regra reunir pessoas famosas, erradamente abre mão disso, desprezando o impacto e o marketing que o nome de cada um dos selecionados, de maneira prévia e isolada, poderia representar no período que precede a estreia. Joga-se simplesmente no lixo um importante trabalho de mídia, que só traria benefícios. Quem sai perdendo, com toda certeza, é o próprio programa.
 
Hoje tem marmelada???
 
Os circos no Brasil, em sua maioria, já baixaram a lona por absoluta falta de interesse do público. A TV, entre outros setores, tem uma parcela de culpa nisso. Uma pena, porque alguns dos nossos grandes comediantes surgiram nos seus picadeiros. Mas é a vida.
 
... Tem sim, senhor
 
Só que a palhaçada eletrônica, pelo jeito da coisa, está dando muito certo. Quer um exemplo? Rinaldi Faria, dono do Patati Patatá. Graças aos shows e dos mais de "trocentos" produtos licenciados, ele acaba de comprar um aviãozinho - Matriz, prefixo PR JCJ - por volta de R$ 3 milhões. Esse é um, daqueles poucos, que deveria acender uma vela ao Silvio Santos e ao SBT. Todos os dias.
 
Chapa quente
 
Teve gente que fechou a cara na Bandeirantes, porque deram "poder" ainda maior ao Fernando Mitre, diretor-geral do Jornalismo, no esquema da Copa das Confederações. Os mais contrariados entendem que, mesmo com os tantos anos de casa e enorme experiência especialmente nos assuntos internos, a sua contribuição será praticamente nenhuma.
 

  • Divulgação

    Ronaldo Ésper pode voltar ao "Superpop"

 

Vamos experimentar
 
A Rede TV! está querendo dar um ganho no "Superpop", da Luciana Gimenez, com a volta do Ronaldo Ésper e a entrada do Serginho, ex-BBB. Os dois no antigo esquema das "alfinetadas". Amanhã deve ser gravado um piloto.
 
Dois pontos
 
1º - na Record, todos os orçamentos, não só dos programas, estão sendo revistos. A ordem é diminuir o quanto possível.
2º - o "Programa da Tarde", até pelos contratos comerciais acertados, especialmente de merchandising, deve continuar até dezembro. No mínimo.
 
Difícil de entender
 
Os números apenas ratificam a ruindade do "Cante se Puder", do SBT, nas noites de quarta-feira. Na última semana deu 3. E, desta vez, não teve Corinthians ou qualquer outro futebol, em São Paulo – base da pesquisa, para atrapalhar. O programa está perdendo sozinho. É aquilo que já se disse: a filha do dono, Patrícia no caso, bem que merecia uma coisinha melhor.
 
Matemática – 1
 
Sobre a insistência do SBT em se manter em cima do antigo, é preciso que alguém de lá entenda que produto velho em televisão, pode até dar alguma audiência, mas não vende. O mercado comercial, comprovadamente, não oferece este imprescindível respaldo. E o que se vê na sua programação, salvo raras e honrosas exceções, é a mesma coisa de 30 anos.
 
Matemática – 2
 
Tempos atrás, à beira de um desespero, Silvio Santos chegou a assinar com o Boni, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, que pretendia jogar no lixo tudo o que o SBT tinha no ar. Começar do zero. Muito provavelmente por isso, SS rompeu o contrato 3 ou 4 horas depois.
 
Olha só
 
Na Band, naquilo que diz respeito ao Datena, se concluiu como impossível, pelo menos agora, a produção do "Quem quer ser um milionário?". São muitas as complicações com a Sony e com a Elisabetta Zenatti, que representa a empresa no Brasil. Passa a prevalecer a ideia de mais 13 programas do "Quem fica em pé?".
 
Virou Manchete

 
Naquele que seria o aniversário da Manchete, 5 de junho, teremos o lançamento de um documentário, "Aconteceu, virou Manchete", resgatando momentos históricos da sua história. O evento será realizado no Auditório 91, 8º andar da Uerj, Campus Maracanã, com abertura do jornalista Luiz Santoro.
 
Justiça se faça
 
O SBT foi muito bem na cobertura do caso Neymar e a sua saída para o Barcelona. Tudo o que aconteceu e se confirmou da noite de sábado para cá, foi inteiramente antecipado, dias antes, pelo repórter Rodrigo Viana.
 

  • Divulgação

    Raul Gil reclama de "cópias" do quadro "Para quem você tira o chapéu"

 

Bronca do Raul
 
Raul Gil, irritado, pede espaço para reclamar do que considera cópias legítimas do seu chapéu na Record – "Programa da Tarde" e Gazeta – "Mulheres" na sexta-feira. Usando de alguns disfarces, segundo ele, botaram no ar o que ele faz há tantos e tantos anos no seu programa. Ele está bravo e inconformado com isso.  
 
Bate – Rebate
 
•       Durante toda a semana passada, Carlos Lombardi bateu o ponto no RecNov, da Record.
•       Além das leituras de texto, o elenco recebeu diversas palestras, para tomar contato com as coisas dos anos 70.
•       As gravações estão para começar.
•        Com apresentação e reportagem do César Filho, o "SBT Repórter" de hoje acompanha a rotina de Ivete Sangalo...
•       ... O programa vai ao ar no mesmo dia em que a cantora completa 41 anos.
•       A TV Gazeta vai estrear hoje, segunda-feira, uma série de nove vinhetas, que irá resgatar a história de Cásper Líbero, patrono da Fundação...
•       ... E o seu papel na imprensa brasileira. A ação marca o início dos preparativos dos 70 anos da Fundação Cásper Líbero, em 2014.
•       Na última sexta-feira, quase o dia inteiro, a direção da Record se reuniu para tratar de assuntos da programação.
•       "Amor à vida" já tem alguns desempenhos muito bons. Elizabeth Savalla, por exemplo.
•       Mudando de canal, destaque-se também a direção de "Dona Xepa". Precisa até aqui. Ivan Zettel e o pessoal dele merecem este reconhecimento.
 
C´est fini
 
Antonia Fontenelle, viúva do Marcos Paulo, será uma das entrevistadas do programa do Justus, hoje, meia-noite, na Record. Falou sobre tudo e foi direto também ao assunto de todo o conflito com as ex-mulheres dele, logo após o seu falecimento.
 
Duas coisas: no sábado, saiu errado o nome do Chiquinho Leite Moreira, comentarista de tênis do Bandsports. A coluna foi buscar um Barros sabe-se lá em que lugar. E também não tinha nada de impossível no título do filme da Sandra Bullock no SBT. Ao contrário.
 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

*Colaboração de José Carlos Nery

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos