Band perdeu outro bom momento para crescer

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • Divulgação/Band

    Marcelo Tas no cenário do "Conversa com Gente Grande" (13/07/2012)

    Marcelo Tas no cenário do "Conversa com Gente Grande" (13/07/2012)

A Bandeirantes está se mostrando impiedosa, por vezes até irresponsável, no trato de alguns dos seus programas, para favorecer outros. Bola cantada. Todo mundo sabia que seria assim, no momento em que Diego Guebel, fundador, sócio e número um da Cuatro Cabezas foi chamado para assumir o Artístico e a Programação da Band. Por mais que existam esforços de se provar o contrário, é absolutamente lógico e natural que os produtos da sua empresa viessem a receber um tratamento diferenciado em relação aos demais.

Não é justo, muito menos honesto, responsabilizar o “Quem fica em pé?” pela ligeira queda de audiência observada pelo “CQC”. Ao contrário, essa questão da passagem, antes um caos, quando estava a cargo da igreja ou do “Vídeo News”, acabou fortalecida com a presença do Datena. O que pode ter pesado, em tempos mais recentes, foi o desajuste no horário e a entrada de mais um break de seis minutos que derruba qualquer leão.

Botar e tirar quase que imediatamente do ar o “Conversa de Gente Grande”, do Marcelo Tas, também veio revelar essa total falta de planejamento. A consequência de tudo levou a Band, uma vez mais, a perder o momento de encostar no SBT e Record.

Não bastasse isso, hoje com a obrigatoriedade de horários e da propaganda política, toda a sua grade foi drasticamente loteada de comerciais, com alguns programas no meio.
 
Lugar comum
 
Quanto ao “CQC” é preciso parar e repensar. O programa tem agora objetivos diferentes daqueles de quando foi lançado. O título “Custe o que custar” deixou de ser justificado. Há, hoje, uma certa acomodação na abordagem de determinados assuntos. O atrevimento e a ousadia iniciais, que não devem ser confundidos com falta de educação, simplesmente desapareceram.

  • Photo Rio News

    O autor Walcyr Carrasco recebe um beijo de Juliana Paes (esq.) e Ivete Sangalo (dir.)

Legal isso

Walcyr Carrasco já entregou, como se previa, os últimos capítulos de “Gabriela”. No bloco de encerramento, o autor escreveu uma mensagem, destacando o trabalho e a colaboração de toda a equipe.  À protagonista Juliana Paes, alvo de tantas críticas e algumas até de que estaria velha para o papel, preferiu um recado direto, dizendo que ela foi uma “Gabriela maravilhosa”.
 
Novo diretor
 
Evandro Guimarães, que deixou a vice-presidência institucional da Rede Globo em 30 de novembro passado - depois de 13 anos no cargo, é o novo diretor-geral do canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes. Foi tudo oficialmente acertado na sexta-feira.
 
Si pero no mucho
 
A Igreja Universal continua, sem o necessário capricho, espalhando os seus programas religiosos pelo mundo. O que é levado ao ar em várias emissoras da América Latina está com um portunhol da mais baixa categoria. Complicado se fazer entender.
 
Próxima das seis - 1
 
Os testes para definição do elenco de “O Caribe é aqui”, novela de Walther Negrão que irá substituir “Lado a Lado”, na Globo, devem acontecer a partir de 3 de outubro. Por sua vez, o diretor Jayme Monjardim e uma equipe da Globo desembarcam na Guatemala, nesta semana, em busca de locações.
 
Próxima das seis - 2
 
É importante considerar, no entanto, que a grande maioria dos artistas já anunciados, está com os seus personagens garantidos. São os casos de Grazi Massafera, Débora Nascimento, Thiago Martins, Laura Cardoso, Henri Castelli e José Loreto, entre outros.
 
Alerta
 
O “Saturday Night Live”, do Rafinha Bastos, corre o risco de não ter uma nova temporada na Rede TV!, de acordo com informações que circulam na produção do programa e na própria emissora. Consultada, a assessoria de imprensa da Endemol, dona do formato, informa que o “contrato vai até dezembro e ainda não há conversas sobre parar ou continuar”.
 

  • Divulgação

    Palmirinha Onofre, que tem programa no Bem Simples

Negociações
 
O Bem Simples e a produtora Zeppelin não devem renovar contrato para a produção de conteúdos do canal. A ideia da direção é otimizar tempo e custos. Já de algum tempo, as 200 horas de programação são feitas em Porto Alegre. O anúncio da nova produtora sai em novembro, mas nos bastidores sabe-se que a Casablanca, em São Paulo, já aparece como grande favorita.
 
Diante disso
 
Só depois do anúncio dessa nova produtora é que o Bem Simples pretende acertar novos contratos com a Palmirinha e Ticiane Pinheiro. Marcello Braga, diretor de conteúdo dos canais Fox, no Brasil, sinaliza que não deve haver problemas nas renovações, tanto de uma, como da outra.
 
 
Bronca – 1
 
Luiz Felipe Scolari ameaça processar Edmundo, comentarista da Band. Edmundo, segundo Felipão, teria desconfiado das contratações que ele sugeriu ao Palmeiras junto ao São Caetano.
 
Bronca – 2

  • Michel Ângelo/Rede Record

    Carlos Lombardi visita os estúdios da Record

A saída do Carlos Lombardi da Globo não aconteceu de maneira tão amistosa assim.  Houve uma quebra de compromisso, válido por extensão até abril do ano que vem, que a contratante não pretende deixar barato. São enormes as possibilidades de as partes se pegarem no campo jurídico. O próprio Lombardi está bem desconfiado disso.
 
Bate – Rebate
 
•       Guia de programação da DirecTV distribuído em hotéis revela exibição do canal brasileiro "O Globo Internacional" no line-up 46.
•       Erro, aliás, muito comum em países da América Latina.
•       Na Rede TV! já se descarta a volta do médico Robert Rey ao ar, pelo menos neste ano.
•       Talvez no ano que vem, novamente no “Dr. Hollywood”.
•       Por causa do “The Voice”, que vai ocupar o estúdio do Projac, o “Domingão do Faustão” será transmitido de São Paulo, pelo menos em novembro e dezembro.
•       Até lá, no entanto, seguirá no esquema de sempre, um no Rio, outro em São Paulo.
•       O crescimento da TV paga está levando artistas a assinar com a TV convencional, mas deixando aberta a possibilidade de trabalhar também nos canais fechados.
•       Por exemplo, atores e atrizes pegando “bicos” como apresentadores, ou vice-versa. Se vão bem ou não, aí já é outra história.
•       Carlinhos de Jesus é o entrevistado do “De Frente com Gabi”, amanhã, no SBT.
•       Aliás, Marília Gabriela retoma sua agenda de trabalhos nesta semana, com direito a seis gravações.
•       Começou domingo e vai até amanhã, no Club Med de Angra dos Reis, a convenção do departamento comercial e de marketing da Record-Rio.
 
C´est fini
 
Apesar da insistência de alguns, está totalmente descartada a volta de Daniela Albuquerque ao programa das manhãs na Rede TV!, mesmo depois de ele mudar de nome.
Regina Volpato continuará à frente dos trabalhos ao lado de alguém do jornalismo. É o que há. E ponto.
 
Ontem teve uma ligeira comemoração na Band. Às 15h31, o Ibope marcava 2,1 a seu favor – terceiro lugar no horário, contra 1,0 da Record, em quinto, com o “Programa da Tarde”.
 
Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!


*Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos