Estreia da Fátima Bernardes aumenta expectativa de audiência

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colunista do UOL
  • AgNews

    Fátima Bernardes circula pelo palco de seu novo programa (12/6/12)

    Fátima Bernardes circula pelo palco de seu novo programa (12/6/12)

É absolutamente natural e compreensível essa expectativa de todos, simples simpatizantes ou daqueles mais diretamente ligados ao negócio televisão, em torno do que a estreia do novo programa da Fátima Bernardes na Globo irá significar na faixa da manhã.

Já há 8 anos, a média dos ligados entre 7 e 12 horas, gravita em torno dos 25 pontos. Considerando-se apenas os últimos números conhecidos, relativos à audiência de maio, a Globo teve 6,3 pontos; Record – 5,6; SBT - 4,0; Bandeirantes e Cultura - 1,0; Gazeta e Rede TV! – 0,5, além de outras abaixo disso. Índices do Ibope referentes à Grande São Paulo.

No horário em que o “Encontro com Fátima Bernardes” será apresentado, segundo dados atuais, o número de televisores salta para 30. E que poderá acontecer a partir desta estreia? Será que a quantidade de ligados vai aumentar? Ou tudo continuará como está e teremos apenas a transferência de público entre emissoras? A grosso modo, só o SBT, com programação infantil e diferente de todas as outras, é o que corre menos riscos ou o que, no caso, não tem maiores preocupações.

Outra situação
Fazendo uma verificação mais cuidadosa na audiência nesta faixa de horário, constata-se que mesmo alcançando bons números com o “Bom Dia & Cia.”, a partir das 9h30, o SBT tem um “buraco negro” no início de todas as manhãs, diante dos fracos desempenhos do “SBT Manhã” – 7h00 às 7h30, e “Carrossel Animado”. Exatamente ali acontece uma derrubada bem perigosa.

E mais uma...
No fim deste mês termina a temporada do “Nestlé com Você” - com rima e tudo - na Rede TV!. No dia 1º de julho, a partir das 10h30, em todas as manhãs, até por coincidir com as férias escolares, vai estrear uma sessão de desenhos animados.

Guloso
Há uma revolta por parte de alguns médicos, em verificar que o plantonista de “Avenida Brasil”, em troca de uma rapidinha, mentiu e deixou barato uma consulta à personagem Suelen, da Isis Valverde, em “Avenida Brasil”. Entendem que a classe foi desrespeitada. No capítulo de segunda-feira, o médico comilão voltou a aparecer e admitiu o que fez.

Música na campanha

  • Divulgação/SBT

    Os cantores Péricles e Lucas gravam música da campanha da TeleSena

Péricles, ex-Exaltasamba e um dos participantes da “Dança” atualmente em cartaz, vai aparecer ao lado do seu filho, Lucas, na campanha da Tele Sena dos pais. Os filmes têm a direção do Beto Nóbrega, filho do Carlos Alberto.

Acidente – 1
Ontem, por volta das 4h50 da manhã, o operador técnico da Rede TV!, Paulo Roberto Rodrigues de Azevedo, chegou para trabalhar no turno das 5, quando sofreu o que parecia ser um início de infarto. Ele desmaiou num dos corredores da empresa e foi socorrido por dois editores de imagens que passavam por ali. Um dos meninos correu atrás de transporte e de um bombeiro para pedir socorro. Coisa de segundos.

Acidente – 2
Não há, neste horário na Rede TV!, ao contrário de outras empresas, uma ambulância, um médico plantonista, socorrista, e o ambulatório fica fechado. O responsável pelo transporte conseguiu uma viatura, que levou Paulo Roberto ao Hospital Portinari, mas ele lamentavelmente já chegou sem vida.

Segundo capítulo – 1
Fabiano Falsi procurou a coluna e se colocou sobre a sua demissão no SBT. Conta que, na sexta-feira, ainda no restaurante da emissora, porque não tinha repórter ou produtor disponível, ele se ofereceu ao diretor de redação, Ricardo Melo, para ouvir a fonte, Daniela Gonzalez, sobre o processo de cassação do Shopping Higienópolis. Viajou 200 quilômetros, fez o que deveria e voltou a São Paulo, na noite do mesmo dia, por volta das 21h30.

Segundo capítulo – 2
Ao retornar, relata o Fabiano, ainda na redação recebeu do Ricardo um pedido para editar e finalizar a matéria no dia seguinte, inserindo imagens de cobertura e acrescentando novos fatos ao caso.

A edição, segundo ele, foi iniciada por volta das 9h30 da manhã do sábado, num trabalho bastante prejudicado pelas péssimas condições do equipamento. Ilha sucateada. Ao informar que não haveria tempo para entrar no segundo bloco do “SBT Brasil”, conforme programado no espelho do jornal, conta que o Ricardo teve um “surto psicótico”, repetindo dezenas de vezes, em alto e bom som, coisas como “vai se f...” e “palhaço”, além de pedir a sua cabeça aos gritos.

Epílogo
Revela ainda o Fabiano para terminar que, na manhã de ontem, após tomar conhecimento dos fatos através desta coluna, Daniela Gonzalez procurou por ele, lamentando a sua demissão e esclarecendo que em nenhum momento solicitou que na reportagem apresentada a sua voz fosse distorcida.

Repeteco

Já a partir desta semana, o “Saturday Night Live” passa a ser repetido na Rede TV!, aos sábados, faixa da meia-noite.
Donde se conclui que o programa, verdadeiramente, terá duas exibições aos domingos, a reprise no começo do dia e o inédito, à noite.

Sustentabilidade
A etapa brasileira da Fórmula Indy, realizada em abril, em São Paulo, produziu nada menos que 19 toneladas de lixo. Todo o material recolhido durante o evento, inclusive óleo dos carros, foi doado pelo Grupo Bandeirantes para 4 cooperativas de materiais recicláveis.

Encerramento

  • Divulgação/TV Globo

    Renata Ceribelli grava quadro "Medidinha Certa" com a garota Isabella

“Medidinha Certa”, série do “Fantástico”, chega ao fim neste domingo. As três crianças focalizadas passarão por um desafio e saberão, ao vivo no programa, os resultados conquistados. A partir da semana que vem, o projeto viaja pelo Brasil em eventos para estimular a garotada a entrar também na "medidinha certa".

Muda de novo
A programação noturna da Record sofre uma nova mudança a partir desta quinta-feira. Decisão tomada ontem, que também não afasta a possibilidade de surgir uma outra, a qualquer tempo e a qualquer hora. O “Jornal da Record”, até então na faixa das 20h55, será levado ao ar às 19h45 e, depois dele, a novela “Rebelde”.

Bate – Rebate

•       Se nada de errado acontecer, o primeiro “Conversa de Gente Grande”, do Marcelo Tas, na Band, deve ser gravado nesta sexta-feira.
•       Devido ao encerramento do “Perdidos na Tribo”, a partir desta sexta-feira a Bandeirantes tapa o espaço estendendo a reprise do “Pânico” até meia-noite.
•       Na sequência, o “Agora e Tarde”, do Danilo Gentili, e o “Jornal da Noite”, com Boris Casoy.
•       A Cultura HD passa a ocupar o canal 516 da Net, a partir desta sexta-feira.
•       A Mix TV está montando uma arena na praia de Pernambuco, no Guarujá, para gravar o “Maré do Som”, com apresentação do Gabriel Pensador.
•       “Profissão Repórter”, em mais um bom programa na noite de terça - crimes cometidos por mulheres, marcou 17 pontos de média.
•       “Tapas & Beijos”, 27 pontos, e “Avenida Brasil”, 43, registraram recorde de audiência na terça.
•       Rosanne Mulholland e as crianças do “Carrossel” são convidadas de “A Praça é Nossa”, hoje, no SBT.
•       Sonia Abrão foi obrigada a interromper o seu programa de terça-feira no meio, quando recebeu a notícia do falecimento de seu pai.
•       Também tem dessas. Milton Leite foi o cabo man do Maurício Noriega numa matéria da Eurocopa, terça-feira, no “Arena”, do SporTV.
•       Mas quem, um dia, que já passou por este meio não arrastou fios ou cabos nas transmissões externas?
•       Geneton Moraes Neto, jornalista da Globo News e que publicou mais de uma dezena de livros em sua carreira, participa hoje do "Camarote FC".
•       Ao lado de Antero Neto, Geneton fala de sua paixão pelo Sport, do Recife. Vai ao ar às 23 horas no Premiere.

C´est fini

Em seus últimos momentos no “Jornal Nacional”, Fátima Bernardes recebeu um carinhoso convite de Patrícia Poeta para falar do seu novo programa, que estreia segunda, no principal telejornal da emissora. Consultada ontem, porém, a Globo informou que a Fátima “não dará entrevistas no Fantástico nem no JN sobre o programa novo”.

A exemplo do Popó, na última semana, Marcelo Médici também cancelou sua participação no “Saturday Night Live”, da Rede TV!, neste próximo domingo. O ator alega que está em negociação com outra emissora, mas irá continuar na torcida do programa. O cantor Lobão foi convidado em seu lugar.

Então, é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

* Colaboração de José Carlos Nery

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos