Religiões também brigam por espaços na TV

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração José Carlos Nery
  • Divulgação

    O bispo R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, durante culto (2004)

    O bispo R.R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, durante culto (2004)

Importante bater na mesma tecla. Os programas religiosos acabaram com o rádio AM, invadiram a FM e há um bom tempo também chegaram à televisão.

Hoje, a briga é muito forte, por parte dos líderes de algumas crenças, para comprar espaços nas diversas emissoras que se dispõem a isso. Uma disputa que envolve muitos milhões de reais.

Mas concessão pública não foi feita para vender horários. Passa, porque aqui se faz vista grossa em muita coisa.

Como é possível aceitar, por exemplo, o caso do canal 21, do Grupo Bandeirantes, que já há alguns anos foi quase que inteiramente alugado por uma igreja? Triste é se constatar que quase todas as grandes TVs se deixaram levar por essa situação, inclusive o SBT, mesmo Silvio Santos sendo contrário. As suas afiliadas também aderiram a esta prática.

E aí caímos na velha discussão se existe mercado para tantas redes de TV? Aqui são 6. Nos Estados Unidos só 3, CBS, ABC e NBC.

Gisele não vem

  • Gisele Bündchen acena para fotógrafos no tapete vermelho do TV Land Presents

Gisele Bündchen esteve nos planos do Miss Universo, que terá no júri brasileiros conhecidos internacionalmente e com inglês fluente.

A modelo agradeceu o convite, mas não pode aceitar. Alegou problemas na agenda.

Opções importantes

  • A modelo Isabeli Fontana no backstage do SPFW na Bienal em São Paulo (16/6/11)

E como a Gisele não vem, a organização do concurso agora trabalha com outras possibilidades, que não deixam de ser interessantes.

Isabeli Fontana e Adriana Lima, por exemplo. O piloto Hélio Castro Neves, da Indy, está praticamente confirmado.

Por último
Ainda sobre o Miss Universo, Donald Trump já avisou que estará aqui no dia do concurso. Só não confirmou - ainda - o dia da chegada.

Como se sabe, ele foi pessoalmente convidado pelo presidente da Bandeirantes, Johnny Saad, recentemente em Nova York. Terá direito, inclusive, ao tapete vermelho.

Bronca no arquivo

  • Xuxa recebe as atrizes Vanessa Giácomo e Carol Castro em quadro do programa "TV Xuxa" (6/8/11)

A Globo informa que a participação da Xuxa está confirmada no “Criança Esperança”, que irá ao ar dia 20.

Bom saber que as diferenças da apresentadora com a equipe do programa foram superadas. Melhor assim. No ano passado, como se recorda, ela ficou de fora.

Que pena!
O “Leitura Dinâmica”, da Rede TV!, já foi justamente reconhecido como um achado, a melhor novidade como telejornal nos finais de noite.

Mas vem se transformando perigosamente, em suas últimas apresentações, num programa de videoclipes. Está descaracterizado.

Desperdício
Aliás, em matéria de telejornais, pior de todos é o caso do Carlos Nascimento. Está escondido pelo SBT.

Na terça-feira, depois de novela, filme e tudo que tem direito, o seu jornal entrou à 1h19 de quarta e saiu às 2h07. Situação bem desconfortável.

Última cena
A Globo vai fechar “Insensato Coração” promovendo uma confraternização de todos os envolvidos neste trabalho. Por aí entenda-se autores, atores que chegam até o fim ou saíram antes, figuração e equipe técnica, além do pessoal de bastidores.

E tudo termina com um show da Mart’nália.


Gravado
Autorizado pela Globo, Serginho Groisman gravou para o “Festival 30 Anos” do SBT.

Falou do “Programa Livre”. O seu depoimento vai ao ar no programa deste próximo sábado.

Humor
A versão para a TV do programa “Na Geral”, com Beto Hora, José Paulo da Glória e Lélio Teixeira, está prevista para estrear no domingo, 4 de setembro, na Bandeirantes.

Será apresentado logo depois do “Terceiro Tempo”, com Milton Neves.

Paternidade
Além dos esquetes com Bruno Mazzeo e Gabriela Duarte, o quadro “É pai, É pedra”, que estreia domingo no “Fantástico”, trará entrevistas sobre o tema abordado com pais anônimos e famosos, feitas por Hélio de La Peña. Marcello Antony e Gabriel Pensador já estão confirmados.

A série, inspirada em “Livro do Papai”, do próprio “casseta”, terá quatro episódios.

Questão de saúde
Hoje, o programa “Bem Estar”, da Globo, vai falar de  estresse. Sobre o assunto, a repórter Marina Araújo visitou o projeto "4 Varas", ONG que atua na favela do Pirambú, em Fortaleza - uma das maiores e mais violentas da América Latina.

Lá, são oferecidos vários tratamentos para os moradores. O trabalho é gratuito e ajuda centenas de pessoas.

Bate – Rebate

  • No dia da TV, o programa “Cultura Retrô”, com Marina Person, traz uma entrevista com o diretor e produtor Nilton Travesso. Hoje, 20h40.
  • Com o fechamento do Teatro Imprensa, Cíntia Abravanel recebeu convite do pai, Silvio Santos, para ocupar um cargo na direção do SBT. Não aceitou.
  • O ator Carlo Briani gravou participação especial no “Força Tarefa” da Globo, como major Félix.
  • No dia 26, depois do programa do Jô, o “Som Brasil” vai homenagear o cantor, compositor e violonista Carlos Lyra. Apresentação de Patrícia Pillar.
  • Patrícia Abravanel, Celso Portiolli, Beto Marden, Analice Nicolau, Alexandre Frota, Paulinho Gogó, Lola Melnick, Ligia Mendes e Alexandre Porpetone, além de Christina Rocha, gravaram ontem o especial do “Qual é o Seu Talento?”.
  • Tarcísio Meira deu ontem ao Oliveira Andrade e José Armando Vanucci uma boa entrevista no “Jornal de Serviços”, da Pan. Falou de tudo, cinema e TV principalmente.
  • Apesar do horário, 0h07 à 0h35 já de ontem, quarta, a série “Anjos do Sexo ”, exibida pela Band, atingiu três  pontos de média em São Paulo.  O seriado é bom.
  • O programa “Esquadrão do Amor” vai começar, dia 23, uma nova temporada no SBT, mas sob o comando apenas da consultora de imagem Alana Rodrigues.    
  • Jairo Bouer, que esteve no primeiro “Esquadrão do Amor”, devido a outros compromissos, deixou o SBT.
  • Rede TV! já abriu um escritório do seu jornalismo em Salvador.
  • Edmara e Edilene Barbosa, ao lado do pai, Benedito Ruy Barbosa, estão trabalhando em alguns textos, mas para exibição na Globo apenas em 2012.
  • Há projetos de minissérie, adaptações e novela inédita.


C´est fini
A TV Globo Internacional já tem escolhido o que vai levar para a Mipcom, importante feira de televisão, em Cannes, de 3 e 6 de outubro.

Entre outros produtos, foram selecionadas as novelas “Cama de Gato”, “Escrito nas Estrelas”, “Passione” e “Ti-Ti-Ti”.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos