SBT faz operação pente-fino em "Amor e Revolução"

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Lourival Ribeiro/Divulgação

A direção do SBT está acompanhando muito de perto todo o material da novela “Amor e Revolução”, o que já foi e o que ainda será gravado. Nada mais vai ao ar antes de receber o sinal verde da emissora. Além de cenas de sexo e violência, palavrões também estão sendo cortados, proibidos de serem apresentados.

Para quem, ao longo de toda sua existência, se rendeu ao padrão dos dramalhões mexicanos, o impacto de agora, com um produto que discute a Ditadura Militar e os seus desdobramentos, parece que foi bem além do esperado.

Na semana passada, depois de uma reunião com a cúpula da emissora, o diretor Reynaldo Boury passou o sábado praticamente inteiro na ilha de edição, retirando o que a casa considera inadequado para a televisão.

Embora não se admita e se use como desculpa a baixa audiência, há uma intervenção no trabalho. Uma medida que, curiosamente, vai contra a própria linha da história, que faz críticas a censura de outros tempos.

“Amor e Revolução”, após as modificações, vai procurar passar a imagem de novela tradicional. E bem comportada. Claro que não era este o seu objetivo.

Como explicar?

Luciano do Valle, a um amigo da Record, por telefone, disse que era para esperar só mais um pouquinho.

Porque eu tô chegando.

Ao vivo

Irreverente, e sem se preocupar com o tradicional jornalismo engessado, Ricardo Boechat "reclamou" do teleprompter - aparelho onde se lê as notícias - ao vivo, no "Jornal da Band" de terça-feira - "Pode voltar o TP um pouquinho agora, meu filho?".

Em seguida, aparentemente irritado, agradeceu.

  • Karyn Bravo é escalada para externas, além do tempo

Moda da casa

Parece que há uma insistência em chamar a Karyn Bravo de “editora do tempo” nos telejornais do SBT, mesmo quando não há necessidade ou em ocasiões pouco sugestivas para isso.

Pelo menos, é o que se vê quando, agora deslocada para externas, ela é acionada como “editora do tempo”, mas falando de outros assuntos que não têm nada a ver ou até mesmo direto de uma pizzaria.

Aqui, do lado de cá, a gente fica meio sem entender. Qual a relação da pizza de musssarela, por exemplo, com os raios e trovões? O primeiro que descobrir, conta.

Chamada de embarque

Produção da teledramaturgia da Record toma as últimas providências para a viagem do elenco e equipe da minissérie “Rei Davi” ao Chile. Lá, a partir da segunda quinzena deste mês, serão realizadas as primeiras gravações.

Direção do Edson Spinello

Programação


“Os Simpsons” vai tomar o lugar da série animada “The Cleveland”, a partir deste próximo final de semana na Globo.

Logo depois do “Altas Horas”.

Mudou de novo

Ontem foi dito que o “Projeto Fashion”, novo programa da Adriane Galisteu na Band, estava com a sua estreia confirmada para 6 de setembro. Por favor, esqueça.

Agora, juram de pés juntos, será no dia 13. Isto significa Galisteu em dose dupla. Na véspera, ela também vai apresentar o “Miss Universo”.

Mais dois

Para melhor atender o público mais jovem, a Record acaba de acertar também as participações do DJ Marlboro e do cantor Buchecha na final do “Ídolos”.

Claudia Leitte, Lulu Santos e a dupla Zezé di Camargo e Luciano já estavam confirmados.

Por enquanto

A SIC, mesmo que temporariamente, interrompeu a exibição de novela das 9 da Globo na sua grade de programação.

Depois de “Viver a Vida” e “Passione” entrou “Araguaia”, que aqui foi apresentada na faixa das 6 da tarde.

Ainda não se fala na estreia de “Insensato Coração”.

Um olhar

A Globo News estreia hoje a coluna "Um olhar de...", no “Jornal das Dez”. No espaço, a cada semana, um correspondente fará a sua crônica sobre alguma peculiaridade do país em que vive.

Começa com o repórter Marcos Uchoa, hoje em Paris. A coluna promoverá um rodízio entre os correspondentes da Globo News e da Rede Globo. Contará com a participação de jornalistas como Silio Boccanera, Jorge Pontual, Pedro Bassan, Roberto Kovalick, Delis Ortiz e Carlos de Lannoy, entre outros.

Foi bem

O episódio de “A Mulher Invisível” exibido terça-feira, final da primeira temporada, marcou a estreia de Selton Mello como diretor na televisão. O seu trabalho manteve a qualidade e o estilo dos episódios anteriores. Bom sinal.

O programa voltará ao ar em outubro, quando terminar “O Astro”.
 

  • Daniel Boaventura participa de "Tapas & Beijos"

De volta

A partir da próxima terça-feira, Daniel Boaventura volta a fazer participação especial como PC, em “Tapas & Beijos”.

Na trama, o dentista salva Sueli (Andrea Beltrão) de um atropelamento heroicamente.

Globo muda e Xuxa volta ao ar

A direção da Globo, na tarde de ontem, voltou atrás na decisão de não apresentar o “TV Xuxa” no próximo fim de semana, por causa do jogo do Brasil O programa será exibido, sim, no sábado e a partir das 14h25, logo depois do “Estrelas”.

Diante disso, como não deu para acomodar todo mundo, Luciano Huck é quem vai ficar de fora.

O “Caldeirão” só voltará ao ar na outra semana.

Gugu no SBT

Depois de dois anos fora, Gugu Liberato voltará a aparecer com grande destaque na tela do SBT.

O apresentador também será um dos focalizados no “Festival 30 Anos”, num desses próximos sábados, assim como Ratinho, Celso Portiolli, Hebe Camargo e Serginho Groisman

Social

Karina Bacchi, atriz, vencedora da “Fazenda” na Record, almoçou ontem no restaurante executivo do SBT.

Dividiram com ela a mesma mesa, Fernando Pelégio, do Artístico, e Paulo Franco, diretor dos programas do Roberto Justus. Tem coisa.
 
Bate – Rebate

  • TV Gazeta - SP já está com toda a sua produção, edição e estúdios em alta definição.
  • “Adnet ao Vivo”, hoje, 10 da noite na MTV, vai receber a ex-senadora Marina Silva.
  • Agora fora do jornalismo do SBT, a repórter Monica Puga vive a expectativa de voltar logo ao trabalho, em outra rede de TV.
  • “Tapas e Beijos” alcançou a sua melhor audiência na terça-feira. Deu 31 de média e 51%(share) de participação.  Números da Grande São Paulo.
  • Funcionários do “PSS” já comemoravam a folga no próximo domingo, quando receberam outra comunicação do SBT. Silvio Santos vai gravar normalmente.
  • Em evento da revista “Exame” realizado ontem, “Maiores e Melhores”, a TV Globo foi premiada pelo 6º lugar entre as empresas brasileiras com maiores lucros em 2010.
  • Julho é também o mês de férias para alguns apresentadores da Record.
  • Tom Cavalcante está na Europa desde a semana passada.
  • Ana Hickmann tirou duas semanas de folga e Rodrigo Faro também vai sair logo depis da final do “Ídolos”.
  • Está prevista para a próxima quarta-feira, no Rio, uma festa da equipe de “Morde & Assopra” para comemorar o centésimo capítulo da novela.

C´est fini

Julio César Casares, diretor de Estratégia e Projetos Especiais da Rede Record e vice-presidente de Comunicação e Marketing do São Paulo, acaba de assumir a presidência da Associação Brasileira de Marketing e Negócios.

 “Insensato Coração”, agora em cima de Glória Pires e Gabriel Braga Nunes, marcou recorde de audiência na terça-feira, em São Paulo: 45 pontos de média e 67% de share.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

 

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos