UOL Entretenimento Televisão
 
04/07/2011 - 07h00

Para autor de "Amor e Revolução", cena de sexo entre padre e mulher não será vulgar

THAYS ALMENDRA
Da Redação
Veja sequência do beijo entre padre Inácio e Nina
Veja Álbum de fotos

A novela “Amor e Revolução”,do SBT, exibe nesta segunda-feira (4) a cena de beijo e sexo na sacristia da igreja entre padre Inácio (Pedro Lemos) e Nina (Patrícia Dejesus). O padre se apaixonou pela atriz de teatro que se envolveu com o movimento guerrilheiro e refugiou-se em sua paróquia após ser perseguida.

Em clima de romance, padre Inácio e Nina trocam beijos. Após o casal estar envolvido, o ápice da paixão é demonstrado pelo sexo. Em entrevista ao UOL Televisão por telefone, o autor da novela, Tiago Santiago disse que a interpretação sugere uma cena de amor. “O que acontece entre os personagens é uma cena amor e não uma cena sexo, não será algo vulgar. Serão insinuações e terá muito romance e paixão.

  • Reprodução

    Padre Pedro e Estela se beijam na novela "Mulheres Apaixonadas"

A trama dá destaque a uma temática antiga que foi abordada pela primeira vez em 1875 no livro “O crime do padre Amaro”, de Eça de Queirós. A obra retrata o romance entre Amaro e Amélia, contesta o papel da religião e virou motivo de protestos da Igreja Católica na época. Em 2002, o livro virou filme. De acordo com Santiago, a polêmica é recorrente na ficção. “A questão do celibato é muito recorrente, é um tema antigo e que já foi abordado em ‘O crime do padre Amaro’, ‘Hilda Furacão’, em novelas de Janete Clair, ‘Mulheres Apaixonadas’, entre outras”.
 
A novela “Morde e Assopra” da TV Globo também tem um romance entre um padre e uma fiel. O casal é formado pelo padre Francisco (Erom Cordeiro) e por Melissa (Marisol Ribeiro). Segundo o autor da novela, Walcyr Carrasco, a trama não terá cenas de sexo devido ao horário das 19h, e o futuro dos dois no folhetim é incerto: “Não sei dizer sobre o futuro dos dois. Eu nunca adianto tramas, isso porque as mudo no instante em que escrevo”.

Já o autor de “Amor e Revolução” adianta o que acontecerá com os personagens da novela e que terá um tom de comédia. “Inácio contará para o padre Bento que transou com Nina e que não para de pensar em sexo. Além disso, Nina não fica com o padre. Ele vai engravidar uma garota local e não saberá se o filho é dele. Inácio não estará apaixonado por ela porque não é uma garota tão instruída como Nina. Depois virá a incógnita se ele largará a batina”.  

SOBRE A AUDIÊNCIA

Segundo o SBT, a audiência de “Amor e Revolução” tem média de cinco pontos no Ibope desde o início da novela. Com a temática sobre a ditadura, a novela não decolou como o autor esperava. “Percebemos que a ditadura não era uma temática tão fácil de ser aceita pelos telespectadores. Por isso, resolvi operar com outros temas como: beijo gay, romance entre padre e mulher, etc”, disse Tiago Santiago.

Percebemos que a ditadura não era uma temática tão fácil de ser aceita pelos telespectadores. Por isso, resolvi operar com outros temas como: beijo gay, romance entre padre e mulher, etc

autor de "Amor e Revolução", Tiago Santiago

Após realizar pesquisa de satisfação com o público, o SBT desistiu de transmitir cena de beijo gay entre homens na novela. O episódio estava previsto para ir ao ar no dia 7 de julho, mas o canal recuou. Em 12 de maio, a novela transmitiu um beijo entre duas mulheres protagonizadas por Gisele Tigre (Marina) e Luciana Vendramini (Marcela). O beijo entre elas foi comentado por muitos e considerado um marco na história da teledramaturgia brasileira.

Walcyr Carrasco conta que não usa a trama de padre Francisco de “Morde e Assopra” para alavancar a audiência. Para ele, a novela é uma obra artística, que exige a sua criatividade e que escreve com intuição e sensibilidade. Já sobre a questão de aceitação das temáticas, acha que para alguns setores da sociedade o beijo gay é mais tranqüilo de ser entendido.

O autor Tiago Santiago discorda e acredita que uma cena entre um padre e uma fiel é mais fácil de ser aceita por ser um tema antigo. Mesmo assim, ele diz que um dia quer escrever uma cena de beijo gay entre homens.

A reportagem do UOL Televisão entrou em contato com a Arquidiocese de São Paulo e até o momento da publicação desta matéria não obteve resposta.

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host