Nova novela do SBT tem estreia interessante

Flávio Ricco

Flávio Ricco

“Amor e Revolução” estreou terça-feira (5) no SBT e, de início, passou a melhor das impressões. Novela, obra aberta e com cento e tantos capítulos pela frente, não pode e nem deve ser analisada pelos seus primeiros capítulos. O bom juízo recomenda o contrário, mas saltou aos olhos de quem viu a qualidade observada em sua realização, comparada a de outras produções da mesma emissora.

Há um trabalho diferente na maioria das cenas, com direção e marcações corretas de atores e câmeras. Luz interessante e capricho na escolha dos atores, embora alguns ainda sem domínio de seus personagens. Mas houve nesta seleção do elenco a sabedoria de se resgatar muita gente boa que, inexplicavelmente, estava fora do ar.

O problema é que o “alto-falante” do SBT não é mais o mesmo. Fosse em outros tempos, ou em outra emissora hoje melhor situada, chegaria e permaneceria na casa dos dois dígitos até com alguma facilidade.

Quanto a este aspecto, e para sentir melhor a reação do público, é preciso esperar um pouco e aguardar o que ainda virá nas próximas duas ou três semanas.

De qualquer maneira, a primeira impressão, repito, foi das mais interessantes.

Caixa de entrada

Júnia Bauer, da assessoria de imprensa da TV Brasília, contestou nota aqui publicada, informando que a sua emissora não desrespeita o contrato de filiação com a Rede TV!.

Na verdade, a nota falou em venda de espaços e a fonte é a própria programação da TV Brasília. Isto, de fato, acontece. Basta verificar a grade, principalmente nos finais de semana.

É alguma coisa

“Insensato Coração” tem uma produção cara e reduzir custos, como toda novela das 9 na Globo, nunca esteve entre as prioridades dos seus responsáveis. Até um avião foi construído e utilizado apenas no primeiro capítulo.

Mas percebe-se uma economia. Pelo menos nos figurinos, ou na falta deles, na maioria das cenas da Deborah Secco e Jonatas Faro.

Com a palavra

Roberto Rivellino, um dos grandes craques de todos os tempos e comentarista de futebol até bem pouco tempo, entre amigos, revelou o seu inconformismo com o comportamento das emissoras que agora transmitem a maioria dos jogos dos estúdios.

Nada, segundo ele, é acrescentado como informação ou opinião ao telespectador além daquilo que ele está vendo. Melhor baixar o som.

No mesmo jantar

Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, declarou que pretende acompanhar de perto toda a negociação da TV Globo com o São Paulo.

Nada, segundo ele, poderá ser pago ao clube paulista acima da cota que o Botafogo do Rio, por exemplo, vai receber. O valor terá que ser inferior ao do Flamengo, ao do próprio Corinthians, Palmeiras e Vasco, entre outros.

Festas populares

Entre maio e junho deste ano, os diretores do SBT irão se reunir novamente com os executivos das suas afiliadas para avaliar sugestões de eventos regionais que poderão ter espaço na programação. A proposta foi colocada na recente convenção e agradou aos parceiros.

O SBT, satisfeito com a transmissão do Carnaval, promete investir nesse segmento nos próximos tempos, em um trabalho que visa integrar e fortalecer o relacionamento com as emissoras de toda a rede.

Trabalho forte

Américo Martins, superintendente de jornalismo e esporte da Rede TV!, acelera o passo nos preparativos para o lançamento do “Jornal do Nordeste”.

Se nada alterar os seus planos, essa estreia, que vai atender importante região do país, deve acontecer ainda no decorrer do mês de maio.

Saúde

O telejornal “Hoje”, da Globo, estreia nesta quinta-feira (7) o quadro “JH em Forma”, que vai tratar de maneira mais detalhada os assuntos de saúde, com foco nas reportagens sobre exercícios físicos.

Trabalho da repórter Liliana Junger.

Chamada de embarque

Amilcare Dallevo e Daniela Albuquerque, liderando uma delegação de 15 pessoas, de toda parte operacional e tecnologia da Rede TV!, viajam na noite de hoje (7) para Las Vegas.

A NAB, importante feira de multimídia eletrônica e telecomunicações, terá início na próxima segunda-feira (11).

Reformulação

  • Roberto Nemanis/SBT

    Maisa deve ganhar mais destaque no SBT

A programação infantil do SBT vai passar por mudanças que não estarão limitadas ao anúncio da chegada dos palhaços Patati e Patatá.

Segundo a sua direção, as novidades, que serão informadas “em breve”, envolvem também os apresentadores Yudi, Priscila e Maisa. Esta última poderá ganhar mais espaço na grade.

Na festa do concorrente

Longe das novelas desde “Bela, a Feia”, Bruno Ferrari voltará às produções da Record no segundo semestre. Já recebeu comunicação da casa, mas não sabe ainda se, na substituta de “Rebelde”, com adaptação de Gustavo Reiz, ou em “Navegantes”, de Lauro César Muniz.

O ator, aliás, escoltou a namorada Graziella Schmitt, protagonista de “Amor e Revolução”, na festa promovida pelo SBT, terça-feira (5), em São Paulo.

É ou não é

  • Blenda Gomes/TV Globo

    Marisa Orth está na série "Macho Man", da Rede Globo, que estreia nesta sexta-feira (8/4/11)

Em “Macho Man”, que estreia amanhã (8) na Globo, Valéria (Marisa Orth) percebe que o amigo Nelson (Jorge Fernando) está preocupado com a possibilidade de ter tornado-se ex-gay.

E resolve ajudá-lo, propondo vários testes.  Um deles consiste em escolher entre um cachorro vira-lata simpático ou um pequinês fresco.

Lado do Frota

Alexandre Frota, por e-mail, informa que de fato deixou de se apresentar no último “Domingo Legal”, porque acatou decisão da direção do programa de que não poderia aparecer vestindo uma camiseta com ação comercial. Acatou, mas não concordou.

Segundo Frota, a camiseta leva a sua própria marca e com ela, só nos últimos tempos, já participou de outras gravações no SBT. "Ratinho", "Eliana" e "Silvio Santos", entre outros. Só por isso foi embora.

Bate – Rebate

  • Alto comando da Record planeja e já admite a realização de obras de ampliação no Recnov.
  • O estilista Pedro Lourenço será o entrevistado do João Doria Jr., no “Show Business”, sábado (9), 23h40, na Band.
  • Na Record todas as atenções estão voltadas para o lançamento do “E aí, doutor?”, que até poderá ter um nome diferente.
  • Mas as pretensões de estrear em maio ainda não se confirmam. Ao que parece, há um atraso na construção dos cenários.
  • Silvio Luiz e Careca, depois da transmissão de Milan e Inter, sábado (2), na Rede TV!, retornaram da Itália na terça-feira (5). Que a boa experiência se repita.
  • A propósito, nesta quinta (7), a Rede TV! transmite Benfica e PSV, pela UEFA Europa League, às 15h30. Narração de Luiz Alfredo e comentários de Bruno Prado.
  • Tarcísio Meira também ganhou folga de duas semanas nas gravações de “Insensato Coração”. O seu personagem viajou.
  • Na mesma novela, sabe-se, o reaparecimento de uma antiga namorada dele, irá ampliar as participações de Helena Fernandes e Luigi Baricelli.
  • Aliás, Baricelli desembarcou na tarde de ontem (6) em São Paulo. Saiu do Rio apenas para prestigiar o desfile de Ricardo Almeida, comemorando 25 anos de moda.

C'est fini

Ainda sobre a estreia de “Amor e Revolução”, verifica-se que é um jeito novo de fazer novela no SBT. Há uma maior seriedade e profissionalismo. Isso é importante.

Por causa da repercussão positiva do filme “As Mães de Chico Xavier”, e também pelo seu trabalho em “Insensato Coração”, Herson Capri será o convidado de hoje no “Café da Manhã”, da Ana Maria Braga, no “Mais Você”.

Porque o programa não tem apresentado melhores resultados, Celso Cardoso e Osmar Garrafa foram afastados do “Mesa Redonda”, da TV Gazeta, aos domingos.

Outras modificações ainda podem vir por aí.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos