Nova novela do SBT terá orçamento e capítulos bem enxutos

Flávio Ricco

Flávio Ricco

Colaboração de José Carlos Nery
  • Leonardo Wen/Folha Imagem

    Mulher de Silvio Santos, Iris Abravanel, que está adaptando "Corações Feridos"

    Mulher de Silvio Santos, Iris Abravanel, que está adaptando "Corações Feridos"

O SBT se prepara para dar o pontapé inicial nas gravações de “Corações Feridos”, adaptação de Iris Abravanel para o original mexicano “La Mentira”. As primeiras externas na cidade de Quadra, em São Paulo, estão previstas para o dia 2.

E a marca desta produção, ao contrário de outras recentemente realizadas, será a economia nos gastos. Tudo dentro de um planejamento já definido pela casa. Não haverá “estouros”. Pra começar, o limite de capítulos, 100, está estabelecido. Será uma obra fechada, com número enxuto de personagens, priorizando o indispensável. No elenco, uma mescla de artistas conhecidos com atores estreantes -nomes do teatro, por exemplo, como a jovem Patrícia Barros, a protagonista Amanda.

Na Teledramaturgia da Anhanguera, “Corações Feridos” é vista pela equipe como uma produção “BO” -baixo orçamento. Simplezinha. Inclusive não terá cidade cenográfica. Limitações à parte, espera-se que, apesar de uma novela “BO”, “Corações Feridos” também possa ser uma novela “BQ”. De Boa Qualidade.

DANÇA DOS FAMOSOS

Primeiro mundo
Muito bem feita a iluminação da “Dança dos Famosos”, em sua final no último domingo. Poucas vezes em um programa de auditório, ao vivo, se viu algo tão no capricho. Luz calculada nos mínimos detalhes.

Não sei quem foi o responsável, ou responsáveis, mas este reconhecimento se faz necessário. No mais, foi um grande sucesso.

Lançamento
“Passione” tem vários artistas, com berço e história no teatro, em alguns dos seus personagens importantes.

Entre os que estão aparecendo agora, algumas estreias, como é o caso da Julia Faria, no papel de Mônica. Foi aprovada nos testes, depois de se preparar convenientemente para isso e inclusive cursar a New York Film Academy.

Uma bagunça
A Bandeirantes precisa organizar melhor a sua rede. Domingo à noite foi mais um Deus nos acuda. Algumas praças interromperam a transmissão da Liga Mundial de Vôlei logo no início da partida, porque tinham compromissos locais. Muito tempo depois, voltaram ao começo do jogo, botando o selo “ao vivo” na tela.

Acontece que naquele mesmo momento, no “Fantástico”, Tadeu Schmidt já apresentava o resultado final, vitória do Brasil. Coisa mais feia. Sabe aquela, da mentira que tem perna curta?

Outro assunto

  • AFP

    Fernando Alonso comemora a vitória polêmica ao lado do companheiro Massa

Além de todas as punições que se anunciam, a própria Globo --como detentora dos direitos de transmissão e em respeito ao seu telespectador-- deveria se manifestar sobre a palhaçada promovida pela Ferrari na manhã de domingo.

Aquele que acorda cedo, querendo a vitória de um brasileiro, não pode ser obrigado a acompanhar uma marmelada daquele tamanho. Ninguém merece. Qual o incentivo que fica para assistir à próxima prova?

Quanto ao Felipe, perdeu a excelente oportunidade de virar herói nacional.

Tudo é possível
Televisão é um negócio engraçado. Bom não cercar ou jogar lona em cima. Há bem pouco tempo, Vildomar Batista e Ana Hickmann, depois do episódio do “Hoje em Dia”, tornaram pública a briga entre eles. Inclusive com direito a xingamentos via Twitter.

Hoje, meses depois, um vai dirigir a outra. Mas não é engraçado? Nunca um título de programa se ajustou tanto a uma situação.

Não é por aí
Regra de todo cozinheiro: comida boa se faz com ingredientes bons. Programa de TV, como o “Fantástico”, a mesma coisa. Só voltará a ser completamente bom, se houver a preocupação de sempre se buscar assuntos bons.

Domingo até que ia muito bem, até chegar a paraguaia Larissa Riquelme. Não fosse por outros motivos, aquilo por aquilo temos muitas outras mais interessantes por aqui. Com toda força que o jornalismo da Globo possui, e tanta coisa importante acontecendo, complicado entender o critério utilizado.

Show
A Record grava nesta terça-feira o show de Chitãozinho & Xororó, no Via Funchal, em São Paulo. A emissora informa que o espetáculo faz parte de um DVD que será distribuído pela Record Entretenimento. Só não diz se o material será aproveitado também num Especial de Fim de Ano.

A dupla está comemorando 40 anos de carreira.

Vez do cinema

  • Danilo verpa/Folhapress

    Atriz Tainá Muller, que participa de "A Liga"

Já com todos os seus episódios em “A Liga”, na Bandeirantes, exibidos, Tainá Muller, agora, vai aguardar o lançamento de dois filmes com a sua participação.

O primeiro deles, “Tropa de Elite 2”, agora em outubro, e “As mães de Chico Xavier”, em dezembro, mais uma vez com Nelson Xavier no papel do médium mineiro.

HD
A TV Gazeta está recebendo novos equipamentos em alta definição. São 20 câmeras de reportagem Panasonic P2, que não usam fitas, só cartão de memória; 12 câmeras de estúdio Sony, mesas de controle de imagem Sony, 20 estações de edição de alta definição Avid, várias mesas de áudio e microfones digitais, um sistema de cenário virtual eletrônico de uma empresa de Israel, Orad. Tudo pago, direitinho. À vista.

Resta, agora, esperar pelos investimentos na programação.

Perigo na área
Não há, por enquanto, uma confirmação oficial, mas internamente, na Bandeirantes, já se trabalha com a possibilidade de tirar 15 minutos de arte do “Jornal da Band” , para arredondar a programação em função do horário político.

Um desastre. O “Jornal da Band” é, se alguém não sabe, o produto de maior prestígio e maior faturamento da casa.

C'est fini
Não estou entendendo essa. No programa do Tom Cavalcante existe a preocupação de não veicular imagens dos humoristas Tiririca e Pedro Manso, candidatos nas próximas eleições. Um cuidado que o “Fala que Eu te Escuto”, da mesma Record, não teve na semana passada. Estranho. Os dois estavam lá, escancaradamente no ar.

A Bandeirantes, no último final de semana, realizou em São Paulo mais uma convenção do seu Jornalismo, com a presença de representantes de toda a rede. Emissoras próprias e afiliadas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Flávio Ricco

Jornalista, passou por algumas das mais importantes empresas de comunicação do país, como Tupi, Globo, Record e SBT. Dirigiu o "Programa Ferreira Netto" e integrou a equipe do "SBT Repórter". Escreve sobre televisão desde 2003. Email: colunaflavioricco@uol.com.br.

UOL Cursos Online

Todos os cursos