! A arte de fabricar um triângulo amoroso - Crítica do BBB, por Mauricio Stycer - UOL BBB11
09/02/2011 - 08h02

A arte de fabricar um triângulo amoroso

MAURICIO STYCER
Crítico do UOL

E o BBB11, finalmente, encontrou a sua primeira grande história --a do triângulo amoroso entre Mauricio, Maria e Wesley. Graças a notáveis intervenções do comando do programa, regras novas, omissões e manipulações, o tema dominou as atenções nos últimos dias.

A volta de Maurício no domingo (6), escolhido entre os primeiros cinco eliminados, destampou um verdadeiro bueiro, temperado por muito machismo. Enquanto o músico dava sinais de desinteresse pela menina que namorou nos primeiros dias do programa, ela se humilhou, demonstrando culpa por ter sido assediada e agarrada por Wesley.

Para piorar, em aulas de machismo explícito, Diogo, Rodrigão e Cris procuraram convencer Mau Mau a se distanciar da moça em função do que testemunharam. Já as “amigas” dela, em especial Talula e Jaqueline, reforçaram o preconceito ao tentar convencer Mauricio que Maria não fez nada demais na sua ausência.

Pedro Bial colocou mais lenha na fogueira na noite de segunda-feira (7) ao reproduzir para todos os participantes o que Mauricio disse ao ser eliminado, no segundo paredão. O apresentador quis deixar claro que o músico não tinha intenção alguma de retomar o namoro com Maria fora da casa.

Foi a forma que Bial encontrou para se desculpar publicamente pela intervenção que fizera sete dias antes, instigando a moça a aceitar o assédio de Wesley. O apresentador só não informou que quando disse para Maria “viver a vida”, ou seja, ficar com o médico, já sabia da possibilidade de Mauricio voltar ao programa via a tal “casa de vidro”.

Toda esta situação, no fundo, está baseada num grande mal-entendido. A grande maioria do público e os confinados acreditam que Mauricio está desprezando Maria por ciúmes. O que parece não ser o caso.

Os participantes não tinham como saber, mas o público sim, que Mau Mau possivelmente está fugindo da moça por conta do que Ariadna lhe contou na reclusão da casa de vidro.

“Como assim? A Maria foi garota de programa?”, perguntou o rapaz, chocado. “Só você não sabe. Todo mundo sabe disso”, respondeu a transexual. A cena, assistida por quem acompanhava a transmissão online, não foi até agora exibida no BBB11.

Dá o que pensar, por isso, a novidade ocorrida na noite de segunda-feira. No lugar do tradicional prêmio oferecido ao líder, e a seus poucos convidados, de assistirem a um filme no quarto, todos os confinados foram obrigados a ver “Uma Linda Mulher”, na sala.

Nesta atualização da história de Cinderela, exibida em 1990, Julia Roberts vive uma garota de programa, contratada para prestar seus serviços por alguns dias a um milionário entediado, interpretado por Richard Gere. Para acompanhá-lo em eventos, a personagem toma um banho de loja e, obviamente, acaba se encantando pelo cliente, que igualmente retribui, dando início a uma história de amor.

No programa desta terça-feira (8), Mr. Edição registrou basicamente as caras de Maria e Mauricio assistindo ao filme. O músico deixou a sessão antes do fim.

Como todo mundo sabe, “Uma Linda Mulher” termina com Julia Roberts e Richard Gere juntos. É um final muito criticado, pela idealização excessiva, mas que lembra, um pouco, a história de “Bruna Surfistinha”.

A garota de programa, célebre pelo blog em que relatava episódios de sua vida, escreveu um best seller sobre as suas aventuras, casou-se e vai ser tema de um filme, cuja estreia está prevista para o próximo dia 25. Será que vai passar no BBB11?

$import.read("http://tcinclude.sys.intranet/_template/web/barra-uol/barra-uol.htm")