Peões usam política da boa vizinhança para buscar apoio nas redes sociais

Hildeberto Jr.

UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Record

    Peões de "A Fazenda 7" fazem pose com Sabrina Sato antes da primeira festa do reality show

    Peões de "A Fazenda 7" fazem pose com Sabrina Sato antes da primeira festa do reality show

Enquanto os participantes de "A Fazenda 7" se envolvem em brigas e enfrentam provas para ganhar o prêmio de R$ 2 milhões, familiares e assessores dos peões concentram seus esforços nas redes sociais para conquistar votos que possam garantir a permanência dos famosos no reality rural da Record. Para isso, eles utilizam os perfis dos fazendeiros nas redes sociais para fazer postagens e mobilizar os fãs.

O perfil de Débora Lyra é atualizado pela mãe, Nila Lyra, e pela irmã, Nathália Lyra. Em entrevista ao UOL, Nila contou que ela e filha procuram repercutir na redes sociais tudo que acontece com a modelo no reality. "Toda vez que acontece alguma coisa envolvendo a Débora,  nos fazemos um print e postamos no Twitter", diz. Nila, que trabalha no centro de estética da filha.No local, há uma televisão conectada à internet para acompanhar a transmissão online do programa. "Aqui em casa acompanhamos "A Fazenda"  praticamente 24 horas", explicou.

A mãe da Miss diz que pratica a "política da boa vizinhança" nas redes sociais, evitando entrar em confrontos com as torcidas dos outros participantes. "Quando tem alguma polêmica ficamos neutras para não criar intriga, porque depois os seguidores dos outros participantes podem se virar contra a Débora e prejudicá-la nas votações", disse Nila.

Reprodução/Twitter/deboramlyra
Imagem do Twitter de Débora Lyra convoca fãs para postarem hashtag em apoio a Miss em "A Fazenda 7"
Marcela Bottino, a assessora de Cristina Mortágua, também optou pela neutralidade nas redes sociais aos fazer postagens utilizando os perfis da ex-modelo. "O perfil da Cristina no Twitter procura seguir o jeito dela ser, não rebato críticas, não tomo partido de ninguém", diz ela. Segundo Marcela, antes de entrar no reality, Cristina deixou recomendações para que não se usasse o perfil dela para atacar adversários no programa. "Eu não vou postar algo que eu sei que a Cristina não gostaria. Além de assessora, sou amiga dela e por isso sei muito bem como ela pensa", disse=

Xingamentos e ameaças

José Arthur Gerdes, filho de Heloísa Faissol, foi quem criou a conta no microblog para a mãe. "Minha mãe me pediu para eu cuidar do Facebook, mas sugeri para ela criar um perfil no Twitter também", contou. O filho da socialite disse que interage bastante com os fãs da mãe pela internet. "Procuro ouvir bastante o que eles dizem, por exemplo, na última roça fiz campanha para o Diego Cristo sair, pois os fãs dela achavam que era ele que devia ser eliminado", falou José.

Tatá Cabral, assessora de Lorena Bueiri e responsável pelas redes sociais da Gata do Paulistão 2012, criou um grupo no Whatsapp para se comunicar com os seguidores da modelo. "As redes sociais são muito importantes, porque atingem uma enorme massa de pessoas", diz ela. Segundo Tatá, os 'lorenáticos', apelido dado aos fãs de Lorena, não param de aumentar. Até o fechamento desta reportagem, a conta oficila de Lorena no Twitter tinha 25 mil seguidores. O único fator negativo para Tatá é a agressividade dos internautas. "Ás vezes, eles pegam pesado, tenho vontade de rebater, mas procuro ser educada", disse.

O assessor de imprensa de Felipeh Campos, José Carlos Muoio, sentiu na pele a fúria dos internautas, Muoio é quem cuida do Twitter do jornalista. "Quando houve a polêmica com a história da Pepê e Neném, recebi  vários xingamentos e ameaças", disse. O assessor contou que não interage muito com os seguidores do Feilpeh, pois procura apenas compartilhar as notícias do reality". "Acho que soa falso ficar falando pelo Felipeh, afinal ele sempre foi muito atuante no Twitter. E mesmo eu deixando claro que sou eu que estou atualizando o perfil dele, tem seguidor que pensa que é o Felipeh que está postando comentários de dentro da Fazenda", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos