UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
UOL Vê TV
 
28/11/2005
"Cidade dos Homens" mostra otimismo sem fantasia


A informação de que a série "Cidade dos Homens" aborda a vida de dois adolescentes que vivem em um morro do Rio de Janeiro é tão correta quanto traiçoeira, pois direciona a imaginação, de forma automática, para territórios sombrios como o tráfico de drogas e a violência. Afinal, são essas as pautas que a mídia extrai com mais freqüência desse peculiar universo social e topográfico.

Sem nunca ter visto a série, foi com essa expectativa que me pus diante da TV na última sexta-feira (25), para ver "Tá Sobrando Mês", segundo episódio da quarta e última temporada. Porém, o que vi esteve longe de ser a esperada luta entre mocinhos e bandidos de sotaque "arrashtado", diante de moradores apavorados e ao som de tiros: foi sobretudo uma história de relações humanas, com um tanto de drama e outro tanto de legítima e boa "sitcom".

Como sugerido pelo título, o episódio tratou da dificuldade de fechar o orçamento, mostrando cada protagonista com seus problemas típicos, e lidando com eles conforme sua personalidade. Laranjinha (Darlan Cunha), focado em conquistar uma curvilínea "material girl" de nome Sirley, é camelô de óculos e pulseiras falsificados, enquanto seu amigo Acerola (Douglas Silva), com deveres de precoce pai de família, está começando no primeiro emprego de carteira assinada, como faxineiro de um escritório.

No início, Laranjinha se gaba de possuir negócio próprio e ridiculariza Acerola pelo trabalho "de otário" com patrão e horário fixo. Mas o amigo retruca com a segurança e estabilidade do vínculo formal. Em seguida Laranjinha tem toda a mercadoria roubada, mas não se abala: direciona o espírito empreendedor para a indústria alimentícia, e convence Acerola a investir parte do suado dinheiro do trabalho na produção de sacolés (picolés de suco congelado, embalados em saquinhos plásticos).

Como não se trata de novela, em que todo pobre esforçado acha um padrinho rico e se consagra na profissão, os amigos se dão muito mal: Acerola é demitido, injustamente acusado de furto, e Laranjinha, descuidado na conservação dos sacolés, deixa-os derreter e tem toda a produção encalhada.

Se a história carece do típico final feliz, com punição dos maus e glória aos bons, o realismo exige que se ofereça ao menos o verossímil e, por mais dura que esteja a vida, existe a certeza estatística de que acontecerá algo de bom. É um otimismo sem fantasia, filho da simples convicção de que haverá um dia depois do outro. Assim, a velha amizade resiste às besteiras de Laranjinha, e a mulher de Acerola se reaproxima do pai turrão, que se derrete pelo neto e chama ela, o filho e o marido para morarem com ele.

Com bons atores, um roteiro tão despretensioso quanto denso em conteúdo (ou seja: inteligente) e uma direção inventiva, mas sem invencionices, esse episódio de "Cidade dos Homens" mostrou uma rara soma de competências. Mantido o nível, o antigo público terá uma derradeira temporada digna da reputação da série e, novatos como eu, um bom motivo para dar um pulo à locadora.

ÍNDICE UOL Vê TV  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL


Colunas Anteriores
26/11/2006

11h29- Bia Abramo: Nova novela da Band, "Paixões Proibidas", surpreende

17/09/2006

07h59- Bia Abramo: "Entre aprendizes e infelizes..."

08/01/2006

11h33- Bia Abramo: "Reality shows" promovem competição como doutrina moral

29/11/2005

15h12- O "beijo gay" do "Pânico na TV"

28/11/2005

18h30- "Cidade dos Homens" mostra otimismo sem fantasia

26/11/2005

12h06- Netinho, Repórter Vesgo e a imprensa guaxinim

24/11/2005

18h28- "Ar caseiro" acentua a irregularidade do programa de César Giobbi na TV Cultura

23/11/2005

16h38- TV da Gente e a suave dor do parto

18/11/2005

18h06- "Bang Bang" tem mais tiros nos bastidores do que em cena

16/11/2005

16h49- "CSI" ganha concorrente à altura, mas por pouco tempo

Mais UOL Vê TV

Hospedagem: UOL Host