| 04/10/2004 - 14h16 Premiação da MTV brasileira completa 10 anos; relembre os melhores momentos Da Redação Foram cinco anos servindo o "filé" na própria "prata da casa" (veja álbum ao lado). Mas, no ano em que completa 10 edições de Vídeo Music Brasil, a MTV chamou mão-de-obra de fora: desta vez, caberá a Selton Mello apresentar o VMB. O prêmio maior da emissora musical acontece em São Paulo nesta terça-feira (5), às 21h30, com transmissão ao vivo.
Como mestre-de-cerimônias, o ator que em breve estréia uma série de humor na TV Globo, terá o papel de comandar um evento de proporções ambiciosas. Logo na divulgação a MTV alardeia os sete pontos alcançados pela edição 2003 (dentro do universo de seu público-alvo, jovens de 15 a 29 anos de classes AB) e as "revolucionárias" propriedades comerciais e culturais da marca. Entretanto, ano após ano, o que continua interessando ao público é a seleção de artistas escalados para apresentar categorias ou números exclusivos ao vivo.
Este último quesito é um dos que mostra a ambição da edição atual. Caetano Velloso leva ao palco, para um dueto, o músico David Byrne, ex-Talking Heads. E Alex Band, agora membro solitário da banda The Calling, aproveita passagem ao Brasil para apresentar prêmio. Diversos VJs também já estão escalados para a função, inclusive as modelos Fernanda Tavares e Daniela Cicarelli --que, alçada ao plano das celebridades internacionais, apresenta o Melhor Videoclipe do Ano.
Outro objetivo desta 10ª edição, que também já foi o mote de edições passadas, é produzir "jam sessions" inesperadas. Assim, sobem juntos ao palco: Sepultura, João Barone (Os Paralamas do Sucesso), Nação Zumbi e Lan Lan; em outro turno, Zeca Pagodinho, Daniela Mercury, Wanessa Camargo, Vanessa da Matta, Paula Lima, D2, B.Negão; depois, Capital Inicial, Pitty, Rogério Flausino, Tico Santa Cruz (Detonautas), Marco Túlio (Jota Quest), Digão e Badauí (CPM22), Jimmy (Matanza) e Rodrigo (Dead Fish); Sepultura e a banda gaúcha de rock Replicantes; e Ira! com Os Paralamas do Sucesso, dentre outros.
O evento será aberto pela Massacration, banda de heavy metal do grupo de humoristas "Hermes & Renato", que começou como brincadeira e já até abriu show do Sepultura.
Outra atração curiosa devem ser as vinhetas de um minuto, com artistas fazendo "covers" de sucessos de VMBs anteriores. Sandy & Jr., por exemplo, ficaram com "Segue o Seco", que deu muitos prêmios a Marisa Monte em 1995. Lulu Santos dá sua versão de "Epitáfio", dos Titãs, enquanto Skank faz "Minha Alma", d'O Rappa. Por fim, o CPM22 defende a camisa de "Uma Partida de Futebol", do Skank, enquanto O Rappa faz o "Diário de Um Detento", sucesso dos Racionais MCs.
Veja abaixo uma retrospectiva dos melhores momentos, desde a primeira edição do VMB:
1995 » O primeiro Vídeo Music Brasil da história da MTV foi marcado pela incerteza. A atriz Marisa Orth, a anfitriã, chegou a sugerir que o programa fosse gravado, e não ao vivo. Os Paralamas do Sucesso levaram troféu por "Uma Brasileira".
1996 » A 2ª edição teve o comando de Pedro Cardoso e foi no Anhembi, e não no Memorial da América Latina. Insatisfeito com o texto dos roteiristas, Pedro quis escrever suas falas. Pouco antes do início do show, contudo, partiu para o improviso total. Foi o ano de Skank e a "Garota Nacional"
1997 » O bom-humor de Pedro Cardoso rendeu um novo convite para ser mestre-de-cerimônias. Neste ano, o Skank ganhou novamente o prêmio de Melhor Videoclipe do Ano, desta vez por "É Uma Partida de Futebol".
1998 » Carlinhos Brown rendeu momentos hilários como apresentador. Hiperativo, corria de um lado para o outro, até por cima da platéia, e falava sem parar, muito além do script. A festa foi dos Racionais MCs e "Diário de Um Detento".
1999 » Cazé foi o primeiro VJ a assumir o VMB; pouco depois, ele iria para a Globo. Mas houve tempo suficiente para sua buzina tirar sarro de todo mundo e entregar o prêmio do ano aos Raimundos, por "Mulher de Fases".
2000 » Luana Piovani era recém-contratada da MTV (ela fez o programa "Tudo de Bom", de Nova York) e foi chamada para tocar o VMB 2000. Moleca, entrou até descalça no palco. O vencedor da noite foi O Rappa, com "A Minha Alma".
2001 » Marcos Mion fez dieta especial e exercícios, para ficar sarado rapidinho, e se depilou, para protagonizar uma "cena de nu" neste VMB. Ele "trancou" Fernanda Lima no elevador e "roubou" dela o cargo de apresentador. Charlie Brown Jr. foi a Escolha da Audiência por "Rubão, o Dono do Mundo".
2002 » A bela Fernanda Lima assumiu o posto onde ficaria por dois anos. Em trajes provocantes, de diversos estilistas, viu a glória dos Titãs por "Epitáfio", homenagem ao colega Marcelo Frommer, morto por atropelamento naquele ano.
2003 » Não rolou "selinho" entre Paula Picarelli e Alinne Moraes, que faziam um casal na novela... Mas Júnior (sim, da dupla com Sandy!) e a atriz Sônia Braga não se fizeram de rogados e, sim!, deram um beijinho na boca! Charlie Brown Jr. detém, desde então, o troféu de Melhor do Ano por "Papo Reto".
| | |