UOL Entretenimento Televisão
 
07/05/2011 - 07h00

"Game of Thrones" mistura capa, espada, fantasia, intriga e muito sexo

ALESSANDRO GIANNINI
Editor de UOL Cinema

A trilogia "O Senhor dos Anéis" ajudou a reestabelecer a popularidade do gênero fantástico no universo pop. Não por acaso "Game of Thrones", minissérie em dez partes da HBO, que estreia neste domingo (8), às 21h, está indo tão bem nos Estados Unidos, onde foi lançado há um mês.

JASON MOMOA
É DROGO E... CONAN

O ator havaiano Jason Momoa, famoso por assumir o papel de Conan na refilmagem que tornou Arnold Shwarzenegger célebre, faz o papel do guerreiro bárbaro Drogo. Viserys Targaryen (Harry Lloyd), que vive no exílio com a sua irmã mais nova, Daenerys (Emilia Clarke), desde que seu pai foi assassinado pelo Rei Robert há 15 anos, oferece-a a Drogo (veja no álbum) em troca de seu Exército bem treinado. Mas o plano de Viserys provavelmente será frustrado pela irmã.

É verdade que a emissora de televisão à cabo norte-americana sempre adiciona alguns ingredientes heterodoxos às tramas de seus programas. Investe descaradamente em muita nudez, quantidades generosas de sexo e temas espinhosos o suficiente para fazer "Insensato Coração" parecer trabalho de amadores no que diz respeito a ousadia e testar os limites do público.

Mas não é só de bandalheira que vai se alimentar o público de "Game of Thrones". Inspirado na saga de George R.R. Martin, cujo primeiro volume foi publicado no Brasil pela editora Leya com o título "Guerra dos Tronos - Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 1", a minissérie tem roteiro escritos por David Benioff, que também co-produz ao lado de seu amigo D.B. Weiss. Foi Benioff quem primeiro se entusiasmou com o universo criado por Martin e aconselhou Weiss a passar pela experiência. Ambos devoraram o livro de cerca de 700 páginas.

Por Martin ser considerado pelos fãs uma espécie de Tolkien americano, Benioff não viu mal nenhum em vender aos executivos da HBO a ideia de que a minissérie seria uma espécie de cruzamento entre "Sopranos" e a Terra Média (o cenário da saga do "Senhor dos Anéis"). Mas disse em entrevista à revista britânica Empire do mês de maio ter se arrependido profundamente da comparação.

O roteirista de "Wolverine" não foi o único a fazer paralelos estranhos. Sean Bean, que interpreta Eddard Stark, o chefe do clã Stark e "Mão Direita" (uma espécie de braço direito do Rei) do reino, ousou dizer à mesma publicação que "Game of Thrones" é  "'O Senhor dos Anéis'... Mas com sexo". Se os fãs ficarão ofendidos ou não é outra história, mas o fato é que tanto o roteirista quanto o ator - que é lembrado como o Boromir, da saga "Senhor dos Anéis" - têm toda a razão.

Com dez episódios de uma hora cada, "Game of Thrones" começa quando Ned Stark (Sean Bean), patriarca de uma das principais famílias de Westeros, recebe uma visita do Rei Robert Baratheon (Mark Addy), na qual ele lhe propõe ser seu braço direito, conselheiro e comandante militar, com o objetivo de reconquistar o trono de ferro.

 

ASSISTA AO TRAILER DE "GAME OF THRONES"


O antigo ocupante do trono morreu assassinado em circunstâncias misteriosas. Depois de aceitar a proposta de Robert, Ned viaja com as duas filhas para a capital dos sete reinos, King's Landing, com a missão de investigar o assassinato e começar o seu trabalho. Uma guerra civil eclodirá a partir da descoberta de um segredo escondido pela família da Rainha Cersei Lannister (Lena Headey), mulher do Rei Robert.

Ao mesmo tempo, Jon Snow (Kit Harington), filho bastardo de Ned, se une ao exército dos Patrulheiros da Noite que vigiam a muralha de gelo ao norte de Westeros. Do outro lado do mar, Viserys Targaryen (Harry Lloyd) vive no exílio com a sua irmã mais nova, Daenerys (Emilia Clarke), desde que seu pai foi assassinado pelo Rei Robert há 15 anos.

 

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host