UOL Entretenimento Televisão
 
29/11/2010 - 17h04

Fábio Assunção teve papel nos últimos cinco trabalhos de Gilberto Braga

Mauricio Stycer
Crítico do UOL
  • Fábio Assunção grava cenas como o Leo de Insensato Coração nas ruas do Rio (10/11/10)

    Fábio Assunção grava cenas como o Leo de "Insensato Coração" nas ruas do Rio (10/11/10)

A saída de Fabio Assunção do elenco de “Insensato Coração”, anunciada nesta segunda-feira,  deve ter sido um baque para Gilberto Braga. O ator integra já há 16 anos a lista dos preferidos do autor. Desde “Pátria Minha”, em 1994, Assunção trabalhou em todos os projetos de Braga na Globo. O ator ganhou papel até na única minissérie que o autor escreveu neste período, “Labirinto”, de 1998. Também mereceu personagens de destaque nas últimas três novelas de Braga: “Força de um Desejo” (1999), “Celebridade” (2003) e “Paraíso Tropical” (2007).

  • Divulgação/TV Globo

    Fábio Assunção na delegacia durante cena da novela "Paraíso Tropical", da TV Globo, de 2007

Assim como mantém há muito tempo uma parceria com o diretor Dennis Carvalho, Braga cultiva com zelo a relação com atores e atrizes de sua preferência. “O ator é a minha matéria-prima. É mais importante para mim do que o teclado do computador”, diz no longo depoimento incluído no livro “Autores – História da Teledramaturgia”. “Se eu não souber quem é o ator com quem vou trabalhar e se vou me entender bem com ele, não rola”, acrescenta.

“Insensato Coração” vai substituir “Passione”. A estreia está prevista para 17 de janeiro. Quando as gravações da novela estavam começando, em outubro, a protagonista feminina, Ana Paula Arósio, foi substituída por Paola Oliveira. No depoimento citado acima, Gilberto Braga também diz: “E tem uma coisa: acho mais fácil trabalhar com atores do que com atrizes. Converso muito sobre isso com o Dennis, e ele pensa como eu. Mulher é mais difícil do que homem. Homem é mais simples, direto, objetivo.”

Hospedagem: UOL Host