UOL Entretenimento Televisão
 
01/10/2010 - 07h02

Time de veteranos de "Passione" prova que velhice não é sinônimo de aposentadoria

CARLA NEVES
Do UOL, no Rio
  • Aracy Balabanian e Fernanda Montenegro durante gravação de Passione (set/2010)

    Aracy Balabanian e Fernanda Montenegro durante gravação de "Passione" (set/2010)

Quem acompanha “Passione” já deve ter notado a quantidade de atores veteranos que interpreta papéis de destaque na novela. Só no núcleo da família Gouveia, há quatro “monstros sagrados” da teledramaturgia: Fernanda Montenegro, Leonardo Villar, Cleyde Yáconis e Elias Gleiser. Na faixa dos 80 anos, os quatro mostram, a cada capítulo da trama de Silvio de Abreu, que a aposentadoria está bem longe de seus planos.

Aos 80 anos de idade e 60 de carreira, Fernanda Montenegro parece incansável. E encara com mais energia que muitos novatos a missão de protagonizar a novela das oito. “Costumo dizer que em uma novela, tudo o que um ator tem que fazer é pedir a Deus para que ele e o resto do elenco tenham saúde para suportar o ritmo das gravações”, ensina a intérprete da matriarca Bete Gouveia.

  • Divulgação/TV Globo

    Elias Gleiser e Cleyde Yáconis posam para foto em intervalo de gravação de "Passione" (set/2010)

Aos 76 anos de idade e 51 de carreira, Elias Gleiser, que interpreta o motorista Diógenes na trama, é outro que não se cansa facilmente. “Quero trabalhar até morrer. Minha vida é atuar. Se eu parar, eu morro”, dispara ele, ressaltando que a profissão de ator tem que ser levada com amor e responsabilidade. “Se o ator amar o que faz, nunca vai faltar trabalho para ele. Vai poder atuar dos seis meses até os cem anos de idade”, completa.

Intérprete da rabugenta Brígida na trama das oito, Cleyde Yáconis não deixou de trabalhar nem mesmo quando quebrou o fêmur, em julho, ao escorregar no apart-hotel onde fica hospedada quando está gravando a novela no Rio. “Não tenho a menor ideia de me aposentar. Já estou, inclusive, procurando textos de teatro para montar em 2011”, entrega a atriz, que tem 86 anos de idade e 60 de carreira.

A voz da experiência

Para Aracy Balabanian, que vive a italiana Gemma, é um privilégio ter tantos bons atores reunidos em uma só novela. “Leonardo Villar, dona Cleyde, Fernanda Montenegro e Irene Ravache são atores de teatro que dificilmente vemos na TV. E ‘Passione’ traz a possibilidade de o telespectador ver todos eles reunidos de uma só vez”, acredita a atriz, de 68 anos de idade e 47 de carreira. 

  • Divulgação/TV Globo

    Alexandre Borges e Malu Mader durante gravação de "Ti-Ti-Ti" (jul/2010)

Atores mais jovens se espelham nos mais experientes

Ao contrário de “Passione” –que tem vários veteranos em papéis de destaque–, em “Ti-Ti-Ti”, o elenco de protagonistas é bem mais jovem. É o caso de Alexandre Borges, que tem 44 anos de idade e 25 de carreira. Apesar de novo, o ator –que vive seu primeiro protagonista na TV– admite que é puxado o dia a dia de um protagonista. “Tenho que ficar bastante atento para manter o pique, para não cair numa coisa cristalizada”, explica o intérprete do espalhafatoso Jacques Leclair, acrescentando que não pretende parar tão cedo. “É um prazer fazer novela, uma diversão”.

Na pele da sofisticada editora de moda Suzana, Malu Mader –de 44 anos de idade e 28 de carreira– também admira os atores que não param de trabalhar. E pretende seguir o mesmo caminho. “A arte foi o que escolhi para fazer. Não trabalhar é meio esquisito para mim. Afinal, faço isso desde os 16 anos”, justifica.

Hospedagem: UOL Host