UOL Entretenimento Televisão

10/06/2010 - 18h22

Atores de "Ti Ti Ti" gravam cenas em São Paulo e comentam remake da trama

DULCE ROSELL
Da Redação
  • Zé Paulo Cardeal/ Globo

    Atores Alexandre Borges (à esq.), Murilo Benício e Claudia Raia em gravação de "Ti Ti Ti", da Globo (10/06/2010)

Jaqueline (Cláudia Raia) e Jacques Leclair (Alexandre Borges) almoçam em um restaurante chique da capital paulista. Jacques tenta seduzir a perua com uma bela joia. A mulher se encanta com o presente dado pelo amante. Na sequência, Jaqueline vai ao banheiro e Ariclenes, ou Victor Valentim, (Murilo Benício) ocupa sua cadeira, dando um susto em Jacques. Os dois se odeiam, trocam farpas e fazem uma espécie de duelo de agulhas, mas com os dedos, como duas crianças mimadas.

Assim começa uma das primeiras cenas externas gravadas pelo diretor Jorge Fernando para o remake da novela "Ti Ti Ti", que estreia no início de julho na Globo. Reescrita por Maria Adelaide Amaral, a trama é uma união de "Plumas e Paetês" (1981) e a homônima "Ti Ti Ti" (1985), ambas de Cassiano Gabus Mendes. Protagonizada na versão original por Reginaldo Faria e Luís Gustavo --respectivamente os estilistas e inimigos de infância Jacques Leclair e Victor Valentim-- agora em 2010 ganha ares novos com a presença de dois atores fortes da Globo, Benício e Borges, além de Cláudia Raia, no papel que um dia foi de Sandra Bréa.

Durante quase cinco horas de gravação, nesta quinta-feira (10), os atores falaram a jornalistas sobre suas percepções das personagens e o que mudou na versão atual da telenovela. Criar um personagem do zero parece ser unanimidade entre os atores. Benício, Borges, Cláudia Raia, Caio Castro (que fará o empresário Edgar) e Maria Helena Chira (a noiva de Edgar, Camila), entendem que participar deste novo projeto não implica em fazer tudo igual ao que já foi feito por outras personalidades. "Meu papel, por exemplo, é muito mais andrógino e dúbio do que na versão original. É uma homenagem clara ao Cassiano e sua equipe de atores, mas não é igual". Para fazer Leclair, Borges, assim como Benício, precisou emagrecer uns quilos e deixou também as madeixas grisalhas, bem naturais.

  • Zé Paulo Cardeal/ Globo

    Maria Helena Chira e Caio Castro farão casal em "Ti Ti Ti", da Globo (10/06/2010)

Cláudia Raia, por exemplo, não interpreta exatamente o personagem de Sandra Bréa na década de 1980. A Jaqueline de agora não tem "c" antes do "q" e não é assistente de Leclair, mas uma de suas clientes casadas e infelizes na relação, em busca de um par mais fogoso. "Ela é fashionista, não trabalha, já foi roqueira e, mesmo sendo meio Kate Moss, é corintiana e louca por Jacques", conta a atriz. Sobre trabalhar novamente com Borges, já que é a 6ª vez que eles fazem par romântico na telinha, ela diz adorar. "Sou apaixonada por ele, é um prazer trabalharmos juntos novamente".

Caio de Castro fará Edgar, um dono de agência de modelos maduro e bonitão. Noivo de Camila, interpretada por Maria Helena Chira, os personagens de Caio e de Camila são orginalmente de "Plumas e Paetês". Os dois atores, jovens ainda na TV, são uma boa aposta de Jorge Fernando. "Eu fiquei supreso com o convite e acho que a Maria Helena também, pois não somos totalmente conhecidos pelo público. E será um desafio", diz Caio.

A grande estreia do remake ainda é cercada de um pouco de mistério pela direção da emissora. No entanto, os atores Alexandre Borges e Murilo Benício acreditam que, mesmo com poucas gravações, já puderam sentir a responsabilidade de interpretar papeis outrora vividos por estrelas da teledramaturgia. "O fundamental é o texto. O Jorge (Fernando) faz as marcações, remontamos trejeitos dos personagens originais, mas sempre como uma releitura. E essa vai ser a graça da novela, reinterpretar momentos do passado, mas com uma nova cara, com piadas atuais e rostos também".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host