UOL Entretenimento Televisão

15/10/2009 - 16h32

Morre ex-jogador e "gigante dos Trapalhões" Emil Rached, aos 66 anos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Medalha de ouro com a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 1971 em Medellín, Colômbia, morreu nesta quinta-feira o ex-jogador de basquete Emil Rached, aos 66 anos de idade.
  • Divulgação (à esq.) e AP

    O ex-jogador Emil Rachid, que atuou ao lado dos trapalhões na TV e no cinema


Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva do Centro Médico de Barão Geraldo, que fica na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo. O ex-atleta não resistiu à complicações clínicas e morreu com uma infecção generalizada.

Com 2,20 m de altura, Emil Rached ficou conhecido como o mais alto jogador da história do basquete brasileiro. Nascido em 20 de junho de 1943, passou por Palmeiras, XV de Piracicaba, Corinthians, Botafogo-RJ, TC Campinas e Rio Claro, sendo vice-campeão mundial pelo clube do Parque São Jorge.

O pivô foi descoberto pelo árbitro Renato Righetto, que o apresentou ao time do Palmeiras em um jogo em Campinas. Na semana seguinte, o gigante já estava morando e treinando no Parque Antártica.

Pela seleção brasileira, além do título do Pan de 1971, ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial de 1967, disputado do Uruguai, além do vice-campeonato sul-americano em 1966, tendo disputado 18 jogos oficiais pelo time nacional.

Apesar da passagem marcando pelo basquete, Emil Rached ficou famoso como ator, trabalhando ao lado da trupe dos Trapalhões, tanto em filmes quanto no programa de TV. Ele participou de "O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão" e "Os Trapalhões na Guerra dos Planetas".

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host