UOL TelevisãoUOL Televisão
UOL BUSCA

RECEBA O BOLETIM
UOL DIVERSÃO E ARTE
 
20/11/2007 - 14h09
Televisão britânica abocanha maior parte dos Emmy

Peter Foley/ EFE

Al Gore recebeu prêmio especial no Emmy por seu trabalho em prol do meio ambiente

Al Gore recebeu prêmio especial no Emmy por seu trabalho em prol do meio ambiente

NOVA YORK - O Reino Unido abocanhou a maioria dos prêmios Emmy Internacional na noite de segunda-feira, ficando com sete dos principais prêmios, em uma cerimônia de gala em Nova York durante na qual também foi homenageado o ex-candidato à presidência americana Al Gore.

"Foi uma noite muito feliz para nós", disse o ator e escritor Stephen Fry depois de ganhar um Emmy por seu documentário sobre o transtorno bipolar. "Temos a sorte de contar com essa instituição, a BBC (a rede de televisão pública britânica), que ajudou várias gerações de pessoas" na televisão, acrescentou.

O vencedor do Bafta, o Oscar britânico, Jim Broadbent dividiu o prêmio de melhor ator com o holandês Pierre Bokma, e o historiador britânico Simon Schama ficou com o de melhor programação de arte.

Os prêmios de melhor comédia e drama também foram levados por programas britânicos.

Entre os vencedores também estiveram os franceses Muriel Robin, melhor atriz por "Marie Besnard - The Poisoner", e Patrick Le Lay, diretor do canal francês de televisão TF1.

A Polônia ganhou seu primeiro Emmy internacional, na categoria Crianças e Jovens.

Al Gore, por sua vez, foi premiado por seu trabalho em prol do meio ambiente e pelo lançamento do canal de TV a cabo e por satélite Current TV.

"Penso que o futuro da democracia no mundo depende em grande parte da democratização da televisão", declarou Gore, que recebeu o prêmio das mãos do ator Robert De Niro.

A Academia internacional de artes e ciências da televisão tem membros em quase 70 países.





Hospedagem: UOL Host