UOL Entretenimento Televisão
 
03/07/2002 - 15h28

"Esperança" destaca a Revolução de 32

Da Redação

Divulgação/TV Globo

A histórica luta dos revolucionários paulistas contra as tropas federais do presidente Getúlio Vargas na década de 30, a Revolução de 32, será um dos destaques da novela Esperança na próxima semana.

Os amigos Rafael (Mariz), Marcos (Chico Carvalho), José Manoel (Nuno Lopes) e Felipe (Daniel Lobo) se alistam e vão para o front, assim como Maurício (Ranieri Gonzalez). Com seus ideais de justiça e humanismo, Nina (Maria Fernanda Cândido) também decide ir para a guerra, trabalhando como enfermeira voluntária no hospital de campanha. Lá, ela conhecerá José Manoel, que chegará ferido, quase à morte. O português, depois de ser salvo pelos cuidados da bela enfermeira, ficará perdidamente apaixonado por ela.

História

Em 1930, Getúlio Vargas depôs o presidente Júlio Prestes, tomou o Palácio do Catete e instalou um Governo provisório, colocando fim à chamada política do "café com leite" - pela qual políticos de São Paulo e de Minas Gerais se revezavam no cargo de presidente da República.

Vargas fechou as câmaras municipais e o Congresso Nacional e nomeou interventores para os Estados. Este quadro foi determinante para a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, quando explodiu em São Paulo uma revolta contra Vargas. As milícias rebeldes se espalharam pela cidade e ocuparam as ruas, apoiadas pelas elites paulistas, insatisfeitas com a política centralizadora do Governo. A população aderiu à rebelião e várias pessoas se alistaram para a luta, que durou três meses e terminou com a rendição dos paulistas às tropas federais.

Mais notícias sobre "Esperança"
Hospedagem: UOL Host