UOL Entretenimento Televisão
 

27/09/2009 - 00h30

Efigênia avisa Geraldo que seu filho nasceu e ele se emociona: a semana em "Paraíso"

A cada anúncio de "remake" feito pela Globo, fica a sensação de que o telespectador pode ser "agraciado" com uma produção que se apoia no sucesso do passado para garantir a audiência no presente. Foi o resultado das tentativas feitas, por exemplo, com a icônica "Pecado Capital" e com a menos badalada "Ciranda de Pedra" - em ambos os casos, as reedições foram retumbantes fracassos que afundaram o horário das seis.

Por isso mesmo, é mais que merecido o aplauso para "Paraíso", que se despede nesta semana com ao menos um bom motivo para se orgulhar: ter conseguido recuperar uma faixa que muitos julgavam "morta", dados os baixos índices conseguidos por uma réstia de antecessoras. Em julho, a trama chegou aos 35 pontos no PND, e manteve média de 30 pontos de março a setembro. Apesar de nem sempre bom Ibope ser sinônimo de qualidade, "Paraíso" teve ambos.

O texto teve o apoio de um elenco muito bem azeitado - e cujos protagonistas tiveram química e desempenho excelentes. Em seu segundo trabalho na TV, Nathália Dill demonstrou talento de sobra no papel de Maria Rita, a mocinha virginal dividida entre a obediência à mãe carola e o amor por um homem conhecido como "filho do Diabo". Já Eriberto Leão emprestou a Zeca não só sua inegável beleza mas também algo extremamente raro nos galãs de hoje: emoção.

Outros atores também apresentaram desempenho semelhante. A veterana Cássia Kiss fez de Mariana uma antagonista humana, do tipo que consegue despertar ódio e pena. Vanessa Giácomo também roubou a cena em vários momentos, com sua impetuosa Rosinha - uma personagem que teria tudo para cair na chatice.

Nessa última semana, o casal protagonista da trama terá de penar mais um pouquinho antes de ficar junto. Determinado a não permitir que sua amada suba ao altar com Otávio (Guilherme Winter), Zeca chega ao extremo de pedir a Tobi (Alexandre Rodrigues) que deixe a garrafa com o Diabinho no quarto de Maria Rita.

Aparentemente, a estratégia dá certo: apesar de a miniatura ser descoberta por Mariana, a beata fica tão aturdida com a presença do "cramulhão" em sua casa que desmaia - dando tempo à filha de pegar e guardar o bilhete que Zeca escondeu junto à imagem. Resta saber como "Santinha" arranjará coragem para largar o altar com noivo e tudo para correr atrás de seu peão...

Segunda (28/09) - Antero se preocupa com o desânimo de Maria Rita. Maria Rosa afirma para Zeca que Maria Rita o ama. Zeca afirma para Zé Camilo que estragou sua relação com Maria Rita ao sentir ciúme dela. Rosinha confessa para Terêncio que sente pena de ver Zeca sofrer. Zeca pede para Zé Camilo ajudá-lo a reconquistar Maria Rita. Antero diz a Maria Rita que seu casamento com Otávio será como o dele com Mariana. Candinha recrimina Mariana por deixar Maria Rita se casar sem estar apaixonada. Zeca pede ajuda a Tobi para dar um recado a Maria Rita. Eleutério conversa com Terêncio sobre uma fazenda que pretende dar para ele começar a vida com a afilhada. Rosinha não gosta da ideia de deixar a fazenda do padrinho e morar longe da mãe, mas Terêncio a acaba convencendo a aceitar a proposta de Eleutério. Maria Rosa incentiva Edith a contar a verdade aos pais de Marcos. Norberto reassume a prefeitura e pede que Marcos e Falconi deem o nome de Maria Rosa para o hangar do aeroclube. Modesto faz elogios a Maria Rosa, comparando-a a Aurora. Zuleika comenta com Bertoni que Dona Ida exige pagamento à vista do valor acordado pela pensão. Aninha sente saudades de Ricardo. Marcos acredita que Edith não vai ter coragem de enviar a carta para seus pais. Edith pensa em escrever uma carta para os pais de Marcos. Dona Ida teme não se adaptar ao Rio de Janeiro. Tobi entrega o diabinho da garrafa a Zeca.

Terça (29/09) - Tobi tenta convencer Zeca a desistir de colocar o diabinho da garrafa no quarto de Maria Rita. Zeca ouve a conversa de Eleutério e Antero sobre ele e Maria Rita. Terêncio conta para Zé Camilo e Tobi sobre as terras que ganhou de Eleutério para abrir sua fazenda. Rosinha chama Das Dores para ir com ela para sua fazenda. Tobi vai pensando em sua missão a caminho da fazenda de Antero. Eleutério e Zefa pensam em não ir ao casamento de Maria Rita e Otávio. Maria Rita pergunta se Antero viu Zeca quando foi entregar o convite para Eleutério. Mariana proíbe Candinha de falar em Zeca. Tobi se esconde para descobrir qual o quarto de Maria Rita. Candinha fica sem entender os comentários que Mariana faz sobre um futuro que ela espera para Maria Rita. Das Dores estranha o sumiço de Tobi e Zeca tenta distraí-la. Vadinho e Norberto conversam sobre o discurso de inauguração da ponte do Barro Preto. Tobi consegue colocar o diabinho da garrafa no quarto de Maria Rita. Otávio pede para Antero deixá-lo morar na fazenda com Maria Rita depois do casamento. Zeca pede para Tobi não contar para Das Dores que foi até a casa de Maria Rita. Bertoni percebe a tristeza de Dona Ida ao chegarem do cartório. Antero quer saber se Padre Bento não tem como apressar a anulação religiosa do casamento de Zeca. Tobi pergunta se Eleutério não quer comprar seu sítio.

Quarta (30/09) - Tobi negocia seu sítio com Eleutério. Falconi avisa Marcos para não fazer acrobacias com o avião. Edith conta para Aninha que escreveu para os pais de Marcos. Zeca, Zé Camilo e Terêncio se perguntam se Maria Rita já encontrou o diabinho da garrafa. Mariana vê o diabinho e desmaia. Maria Rita encontra o bilhete de Zeca e o esconde. Antero, furioso, resolve devolver o diabinho a Zeca. Nina, Cleusinha, Jacira, Edith, Aninha e Zuleika se emocionam com a despedida de Dona Ida e Padre Bento. Eleutério relembra do tempo que morava na Bahia e que abriu sua primeira fazenda. Antero chega à fazenda de Eleutério para obter uma explicação sobre o ocorrido em sua casa. Maria Rita lê o bilhete de Zeca e fica sem saber o que fazer. Zeca garante a Tobi que vai ficar com Maria Rita. Edith conta para Marcos que escreveu uma carta para os pais dele contando toda a verdade. Tobi fala para Terêncio que vai ser dono de uma parte da fazenda que ele ganhou de Eleutério. Dona Ida reage saudosa ao ver sua casa sem móveis. Rosinha, Zefa e Das Dores se emocionam ao se despedirem. Padre Bento, Nina, Edith, Cleusinha, Otávio, Zuleika, Bertoni e Nono vão levar Aninha e Dona Ida até a rodoviária. Tonha fica preocupada com os comentários de Zeca a respeito da viagem dele e de Zé Camilo. Mariana diz a Maria Rita que Antero foi severo com Zeca e deixa a filha inquieta. Geraldo fica nervoso quando Maria Rosa lhe avisa que está sentindo dores e contrações. Norberto resolve adiar sua ida à inauguração do aeroclube para ficar com Maria Rosa.

Quinta (1º/10) - Maria Rosa avisa a Geraldo que ele vai fazer o parto de seu filho em casa. Norberto esbarra com a família de Antero na cidade e o fazendeiro sugere que Mariana vá ajudar no parto de Maria Rosa. Otávio manda suas repórteres ficarem atentas na inauguração do aeroclube. Capita ensaia seu discurso no bar do Bertoni. Marcos vai buscar Norberto para levá-lo à inauguração. Edith avisa Marcos que está grávida e pede para ele ter cuidado ao pilotar. Efigênia tenta tranqüilizar Geraldo falando que Maria Rita está rezando por Maria Rosa. Otávio e Falconi se preocupam com as manobras de Marcos. Mariana não deixa Geraldo ficar no quarto com Maria Rosa. Edith fica apavorada com as acrobacias de Marcos. Os pais de Marcos seguem para Paraíso discutindo sobre o casamento do filho com Edith. Nasce o filho de Maria Rosa. Depois de uma manobra, Marcos não consegue subir o avião, que cai na pista, causando grande explosão. Efigênia avisa Geraldo que seu filho nasceu e ele se emociona ao pegá-lo no colo. Mariana comenta com Maria Rita que o filho de Maria Rosa é grande demais para ser um prematuro. Geraldo estranha a reação de todos ao dar a notícia do nascimento de seu filho. Padre Bento, Nina, Cleusinha e Jacira tentam confortar Edith. Zeca garante a Zé Camilo que Maria Rita não subirá no altar quando ele tocar o berrante. Os pais de Marcos chegam à pensão de Dona Ida e ao saberem da morte do filho amparam Edith ao conhecê-la. Otávio percebe que Maria Rita olha para Zeca na final do concurso de viola promovido pela rádio. Zé Camilo fala para Geraldo que vai ganhar o concurso com uma música especial. Geraldo começa o programa e anuncia as primeiras duplas. Tobi e Terêncio ouvem um ruído estranho na fazenda deles e seguem na direção do barulho. Zé Camilo entra no palco com Juvenal e arranca aplausos de toda a plateia.

Sexta (02/10) - A emissora não divulgou o resumo do último capítulo.

Sábado (03/10) - Reprise do último capítulo

(Por Louise Araujo)
Hospedagem: UOL Host