UOL Entretenimento Televisão
 
16/08/2011 - 07h00

"Já fui pego em blitz da Lei Seca vestido de mulher", diz Otaviano Costa, a Elaine de "Morde & Assopra"

FÁBIA OLIVEIRA
Do UOL, no Rio

Otaviano Costa, que vive Élcio e Elaine em "Morde & Assopra" diz que sua personagem feminina na trama de Walcyr Carrasco é "um ser em evolução". "Demorava 1h20 para ficar pronto. Hoje, estamos mais acostumados e a Elaine fica pronta em 40 minutos. Isso facilita a nossa vida", conta o ator. Na hora de ir embora para casa é que Otaviano nem sempre se "desmonta" inteiro. "Já fui pego em blitz da Lei Seca vestido de mulher. Quando saí do carro estava com as unhas pintadas e maquiado. Fiz o teste do bafômetro e fui embora, mas os pessoal estranhou", lembra, aos risos, o ator.

Otaviano diz que é comum chegar em casa ainda com resquícios de Elaine. Cabe a Giulia, filha de Flávia Alessandra com o diretor Marcos Paulo, a tarefa de terminar o trabalho. "No começo, ela sempre pegava o removedor para tirar o meu esmalte. Mas depois, desistiu. Acabo ficando com o esmalte mesmo", diverte-se. A seguir, em uma entrevista exclusiva, o ator conta -entre muitas gargalhadas- que passou a dar mais valor às mulheres depois das agruras que passou por conta da personagem, que na realidade é um disfarce usado por Élcio para não ser preso por não pagar pensão para suas três ex-mulheres.

UOL - Como é a preparação da Elaine?
Otaviano Costa -
Elaine é um ser em evolução. Demorava 1h20 para ficar pronto. Hoje, estamos mais acostumados e a Elaine fica pronta em 40 minutos. Isso facilita a nossa vida. Me transformar em Elaine envolve cabelo, maquiagem, colocação de cílios postiços e enchimentos para os seios. Ela tinha mais bunda, mas a gente resolveu tirar o enchimento porque ia ficar parecendo um travesti de 1,90m. Começamos a preparar a personagem no final do ano passado. Para você ter uma ideia, no dia 28 de dezembro a equipe inteira estava lá testando o que ficaria bom para ela.  

UOL - Elaine é disputada por dois homens na novela: o sargento Xavier (Anderosn Di Rizzi) e Eliseu (Paulo Goulart). Nas ruas, as pessoas falam com você sobre isso?
Otaviano Costa -
Tem gente que realmente acha a Elaine bonita [risos]. O personagem do Paulo Goulart é um ginecologista que se apaixona por ela. E o sargento é um ogro. Acho engraçada essa brincadeira que o Walcyr [Carrasco, o autor] faz entre os papéis.

UOL - Em uma cena, no começo da novela, apareceu o Eliseu se depilando para se transformar em Elaine. O que você achou da experiência?
Otaviano Costa -
Encarei com dor e sofrimento [risos]. Depilei com cera para fazer um trecho da cena. Depois, usei um creme depilatório porque a dor da depilação com cera é absurda. Doeu, mas serviu para a cena. Eu sou praticamente um urso.

UOL - Mas agora a Elaine tem aparecido de meia-calça... Ficou mais fácil assim, não é?
Otaviano Costa -
Isso foi uma reivindicação da Flávia [Alessandra, mulher do ator]. Eu ia perder a minha mulher! A Flávia não aguentou. E se é possível solucionar o problema tecnicamente, melhor. Mas confesso que a meia-calça atrapalha bastante na hora de fazer xixi. É quase um game-show!

UOL - O que mais você sofreu para fazer a Elaine?
Otaviano Costa -
Fiz sobrancelha com linha. Sabe que dá uma coceira na ponta do nariz?

UOL - Isso é exagero seu...
Otaviano Costa -
Não é não! Conversei com a Fernanda Lima e ela me disse que também sente [risos].

UOL - E a peruca?
Otaviano Costa -
Tenho mantido o cabelo baixinho para facilitar. A gente usa uma cola para grudar a peruca no topo da cabeça e nas costeletas. Tirar essa cola é uma doideira. Dá o maior trabalho. Tem dias que vou embora montado de Elaine. Já fui pego em blitz da Lei Seca vestido de mulher. Quando saí do carro estava com as unhas pintadas e maquiado. Fiz o teste do bafômetro e fui embora, mas os pessoal estranhou um pouco [risos].

UOL - E como é quando você chega em casa ainda montado?
Otaviano Costa -
A Olívia [filha mais nova do ator] nem liga. A Giulia sempre pegava o removedor para tirar o meu esmalte. Mas depois, desistiu. Acabo ficando com o esmalte mesmo.

UOL - O que Elaine te fez aprender?
Otaviano Costa -
Passei a dar mais valor às mulheres. Quando eu e minha mulher saímos, Flávia chega em casa e ainda vai tirar a maquiagem, enquanto eu já estou dormindo há tempos. A maquiagem parece um Alien, que vai entrando no seu corpo sem você querer...

UOL - É a maquiagem que esconde a barba?
Otaviano Costa -
Faço a barba quinze minutos antes de me preparar. Mas o pessoal da maquiagem usa uma base especial porque a barba vai crescendo durante o dia. Parece óbvio, mas isso foi uma coisa que só percebi fazendo a Elaine.

UOL - De vez em quando a Elaine usa um saltinho. Andar de salto foi fácil?
Otaviano Costa -
Foi moleza. O salto é muito pequeno e ela usa raramente porque eu já sou muito alto. Normalmente, Elaine aparece de sapatilhas.

UOL - Você fez algum tipo de laboratório para fazer a Elaine?
Otaviano Costa -
Nenhum. Vi [o filme] "Tootsie" há muitos anos. Nem quis rever para não ficar parecido.

UOL - Como você gostaria que a Elaine terminasse em "Morde & Assopra"?
Otaviano Costa -
Gostaria que ela terminasse grávida do sargento Xavier. A novela do Walcyr não é uma obra aberta. É uma obra escancarada. Não duvide de nada!

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host