24/01/2010 - 00h10
Por algum motivo, nem todos os exemplos do mundo servem para que alguns personagens da ficção aprendam que esconder as besteiras feitas no passado não é uma tarefa destinada ao sucesso. Um bom exemplo disso acontece essa semana em "Cama de Gato". Depois de muito intrigar a família por conta de sua birra em relação à aproximação de Débora (Guta Gonçalves) e Pedro (Rony Kriwat), finalmente Sofia (Paula Burlamaqui) terá de revelar um de seus segredos mais íntimos.
Sentindo-se angustiada por achar que o filho está namorando a meia-irmã, a professora vai desabafar com Irmã Andréia (Norma Blum) –sem saber que Duda (Beatriz Arantes), que está por perto, ouve a conversa. Irritada por ter sido trocada por Débora, a pestinha põe a informação na Internet.
Acuada pela denúncia virtual, Sofia acaba contando a verdade para a família. A notícia tem um óbvio efeito devastador sobre Pedro e Davi (Ângelo Antônio). E, enquanto o jovem ao menos encontra conforto ao descobrir que Débora não é filha biológica de Alcino (Carmo Dalla Vecchia), para Davi não sobra muito consolo. Irritado com a traição, ele acaba buscando apoio nos braços de Bruna (Tânia Costa).
Segunda (25/01) - O oficial de Justiça conduz Mari e Kátia para uma sala onde ficarão incomunicáveis até o início do julgamento. Gustavo vê Roberto ligar para Verônica no momento em que ela entrega seu celular a um oficial. Alcino fica contente ao saber que Júlio apareceu para o julgamento. Verônica pede para Rose se unir a ela e a ex-faxineira fica indignada. Alcino fica indignado com o depoimento de Gustavo. Rose é chamada para depor e Gustavo fica furioso ao ouvi-la dizer que acredita na inocência de Alcino.
Terça (26/01) - Alcino se emociona quando Rose explica porque acredita em sua inocência. Débora aceita namorar Pedro. Dr. Walter tenta desqualificar o depoimento de Carlos Eduardo. Jair e Antônio acusam Alcino de querer dar fim a Gustavo. Sofia fala mal de Alcino para tentar impedir Débora e Pedro de ficarem juntos. Sofia não conta a verdade para o filho e implora que ele se afaste de Débora. Júlio, Mari e Kátia iniciam seu testemunho em defesa de Alcino e Verônica fica furiosa. Alcino é chamado para depor e passa mal. Todos ficam assustados.
Quarta (27/01) - Alcino é levado para o hospital. Gustavo reclama com Rose por ter defendido Alcino e ela diz que ele deveria desconfiar de Verônica. Duda ameaça acabar com o romance de Pedro e Débora. Nuno ameaça denunciar Roberto pelo golpe que ele está dando para receber a aposentadoria de Waldemar. Verônica diz a Roberto que eles precisam ficar afastados. Gustavo desconfia de Verônica e questiona sua relação com Roberto. Duda descobre que Débora e Pedro são irmãos. Rose vai visitar Alcino e ele se emociona, desagradando Gustavo.
Quinta (28/01) - Gustavo discute com Rose e Cleusa fala da discussão para Verônica. Pedro fica inconsolável ao ler na internet que Alcino é seu pai. Davi deixa Gustavo cismado ao concordar com Rose que Alcino é inocente. Pedro conta ao pai sobre a notícia da internet. Consuelo vai procurar Rose para depor a favor de Alcino. Verônica descobre uma maneira de prejudicar o depoimento de Consuelo. Sofia fica nervosa ao ler a notícia e confessa a verdade para Pedro e Davi. Gustavo pergunta para Rose se ela está realmente ao seu lado.
Sexta (29/01) - Gustavo não aceita que Rose defenda Alcino. Davi não consegue perdoar Sofia e sai de casa. Dr. Fonseca dá alta a Alcino, que se surpreende com a notícia de que Pedro é seu filho. Mari conta para Alcino que Débora não é sua filha. Verônica e Dr. Fontenelle convencem Gustavo a não contar para Rose o plano para tirar o crédito do depoimento de Consuelo diante do júri. Consuelo começa seu depoimento, mas a promotoria afirma que ela recebeu dinheiro de Alcino em troca de seu silêncio. Gustavo e Verônica reagem vitoriosos e Rose e Alcino ficam desolados.
Sábado (30/01) - Consuelo se desculpa com Alcino por ter prejudicado sua defesa. Rose fica inconsolável ao descobrir que ele escondeu dela a estratégia que a promotoria usou para acusar Alcino. O promotor inicia seu discurso de acusação a Alcino. Pedro perdoa Sofia. Taís pede Bené em casamento. Dr. Walter faz seu discurso em defesa de Alcino. Os jurados se reúnem para definir a sentença. Pedro pede que Davi perdoe Sofia. Alcino se surpreende com a chegada de Pedro e Débora ao fórum. O juiz reinicia o julgamento para dar a sentença no caso de Alcino.
(Por Louise Araujo)