11/01/2009 - 06h20
Vilã Flora terá destino revelado. Saiba o que acontece nos últimos capítulos de "A Favorita"
Voltar para a cadeia, ir direto para o hospício ou, quem sabe, para o inferno. São muitas as possibilidades de um fim para Flora (Patrícia Pillar) em "A Favorita". Mas, depois da loura ter se tornado uma das maiores vilãs da teledramaturgia nacional, será difícil João Emanuel Carneiro conseguir um desfecho à altura das maldades da megera.
A maluca, que entrou na história jurando ser vítima de uma injustiça, merece "odes" tanto pelo primor de sua intérprete quanto por seu talento artístico - sim, a referência é à personagem. Depois de enganar meio mundo, Flora revelou-se fria, calculista e incrivelmente dissimulada. Merecedora de Oscar, é possível afirmar.
Nesta última semana, as coisas entram nos eixos. Pelo menos para os mocinhos do folhetim. O amor tranqüilo, duradouro e, diga-se de passagem, sem qualquer pitada de sal de Lara (Mariana
Ximenes) e Cassiano (Thiago Rodrigues) deve dar lugar à explosão de hormônios que se instaurou entre a lourinha sofrida e Halley (Cauã Reymond). Os dois cedem à paixão arrebatadora e vivem felizes para sempre. Mas Cassiano não fica "chupando o dedo". O bom rapaz derrete-se de vez pelas investidas de Alícia (Taís Araújo), que nunca escondeu sua admiração pelo "príncipe".
Já Donatela (Cláudia Raia), em uma tacada de mestre, vira o jogo e, valendo-se da inveja que Flora sente por ela, justamente "a favorita" da história, consegue levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.
A frase clássica "isso só acontece em novela" pôde ser usada em vários momentos da trama que, a despeito de qualquer incoerência, merece aplausos. Destaque para Iran Malfitano, que simplesmente arrebentou com seu "indeciso" Orlandinho. Glória Menezes, Lília Cabral e Jackson Antunes, nem se fala. Um deleite para os apreciadores de uma boa atuação.
"A Favorita" não atingiu índices homéricos de audiência. Aliás, passou poucas vezes dos mornos 40 pontos. Mas ter seu principal mistério revelado com apenas dois meses no ar e ainda manter um enredo interessante, forte e bem amarrado é para poucos. Valeu, e muito, a estreia de João Emanuel Carneiro no horário nobre. Que venham outras.
Segunda (12/01) - Lara comenta sobre um traidor que informou à Flora o paradeiro de Donatela e Irene recorda que Norton esteve em sua casa. Cida pede desculpas para Lorena por ter desconfiado da irmã com Juca. Lorena incentiva Cida a reatar com o namorado. Átila acusa Amelinha de ter abandonado os filhos. Catarina conversa com Stela sobre seus sentimentos em relação a ela. Stela incentiva Catarina a continuar com o restaurante. Halley acusa Norton de ser um traidor diante dos executivos da Fontini.
Terça (13/01) - A emissora não divulgou a sinopse do capítulo.
Quarta (14/01) - A emissora não divulgou a sinopse do capítulo.
Quinta (15/01) - A emissora não divulgou a sinopse do capítulo.
Sexta (16/01) - A emissora não divulgou a sinopse do capítulo.
Sábado (17/01) - A emissora não divulgou a sinopse do capítulo.
(por Fabíola Tavernard)