Canal de notícias de Murdoch admite ter grampeado emails

  • Parbul TV/Reuters

    Rupert Murdoch, magnata da mídia, diz que foi enganado em caso de grampos ilegais no tabloide do seu grupo "News of the World""

    Rupert Murdoch, magnata da mídia, diz que foi enganado em caso de grampos ilegais no tabloide do seu grupo "News of the World""

O canal de notícias britânico Sky News, parte do império de mídia do empresário Rupert Murdoch, admitiu nesta quinta-feira ter grampeado emails em duas ocasiões, mas disse que as ações foram justificadas e que eram de interesse público.

O filho de Murdoch, James, renunciou como presidente da BSkyB na terça-feira para evitar que o escândalo de grampos telefônicos no jornal News of the World, da News Corp, prejudicasse a BSkyB, uma empresa de televisão paga britânica, da qual a News Corp detém 39 por cento.

O News of the World foi fechado após a revelação do escândalo.

A Sky News, canal de notícias da BSkyB, disse ter autorizado um jornalista em uma ocasião a acessar emails de pessoas suspeitas de atividades criminosas no caso de um homem acusado de forjar a própria morte.

"Apoiamos essas ações como editorialmente justificadas e de interesse público", disse o chefe da Sky News, John Ryley, em comunicado.

A Sky não informou sobre o segundo caso, mas reportagens na imprensa afirmaram que o jornalista citado acessou as contas de email de um suspeito de pedofilia e sua esposa em uma investigação que não gerou material que teria sido publicado ou transmitido.

"A Sky News está comprometida com os mais altos padrões editoriais. Como outras organizações de notícias, estamos cientes das tensões que podem surgir entre o direito e o jornalismo investigativo responsável", disse Ryley.

(Reportagem de Georgina Prodhan)

UOL Cursos Online

Todos os cursos