Canal a cabo de Oprah Winfrey será levado para fora dos EUA

Paul Thomasch

  • Brainpix

    A apresentadora Oprah Winfrey fala com a imprensa ao chegar ao coquetel de divulgação de seu canal de TV Oprah Winfrey Network, em Pasadena, na Califórnia (6/1/2011)

    A apresentadora Oprah Winfrey fala com a imprensa ao chegar ao coquetel de divulgação de seu canal de TV Oprah Winfrey Network, em Pasadena, na Califórnia (6/1/2011)

NOVA YORK (Reuters) - Três meses depois de o canal de TV a cabo de Oprah Winfrey ter estreado nos Estados Unidos, estão a caminho os preparativos para levar a rede a plateias internacionais.

Executivos da Discovery Communications Inc., co-proprietária da rede, disseram que as primeiras discussões com distribuidores em mercados estrangeiros já começaram e que as negociações devem ser aprofundadas no decorrer do ano.

"Acreditamos que o canal será lançado internacionalmente," disse Mark Hollinger, chefe dos negócios internacionais da Discovery. Hollinger se negou a informar os países que fazem parte do plano de expansão. Além dos EUA, o canal Oprah Winfrey Network hoje só pode ser visto no Canadá.

Uma joint venture entre a Discovery e a produtora de Oprah Winfrey, OWN foi lançada este ano nos EUA, como uma rede em grande medida voltada ao público feminino, reunindo matérias de estilo de vida, aconselhamento e outras. A audiência tem sido variada.

Mas Oprah, vista como a mulher mais influente na televisão norte-americana, deverá dedicar mais atenção à OWN nos próximos meses, depois de ir ao ar o último episódio original de seu programa "The Oprah Winfrey Show," em 25 de maio.

Os planos internacionais da Discovery fazem parte de um esforço crescente para ampliar os negócios no exterior. O executivo-chefe David Zaslav passa até 40% de seu tempo fora dos EUA, disse Hollinger, visitando mercados como o Chile, Romênia, Rússia e Índia.

Cinco anos atrás, apenas 10% dos negócios da Discovery vinham de mercados estrangeiros. Hoje, esse percentual é de um terço. "São mercados que se assemelham aos dos EUA dez anos atrás," disse o executivo. É um período que descreveu como "a tempestade perfeita" para os negócios, com audiência, número de assinantes e gastos com publicidade na TV a cabo, todos em alta.

Uma vantagem adicional para a Discovery é o fato de muitos de seus programas de aventura e ciências parecerem feitos sob medida para públicos internacionais, já que evitam as referências culturais e piadas que podem dificultar a exportação de comédias ou dramas norte-americanos.

UOL Cursos Online

Todos os cursos