Diretor diz que personagem de "Game of Thrones" está "mais do que morto"

Beatriz Amendola

Do UOL, em San Diego (EUA)

Depois dos acontecimentos do final da quinta temporada, o painel de "Game of Thrones" se tornou um dos mais aguardados da San Diego Comic-Con 2015, com muitas expectativas sobre novidades em relação ao destino da trama.

"Estamos em um momento de equilíbrio entre o ponto da história e o ponto em que está o livro. Sempre tentamos manter um nível de surpresa", disse a produtora executiva Carolyn Strauss. Segundo ela, os criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, conversam muito com o autor dos livros, George R.R. Martin. "Ele diz o que ele acha, e eles partem daí".

ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS. NÃO CONTINUE A LEITURA SE NÃO QUISER SABER DETALHES DA HISTÓRIA

Mas o assunto mais comentado acabou sendo algo do passado, e não do futuro, já que tudo que os fãs querem saber é se Jon Snow (Kit Harrigton) está mesmo morto. Muitos fãs acreditam que ele ainda vai retornar na sexta temporada.

Maisie Williams (Arya Stark) até brincou: "Para falar a verdade, mal podíamos esperar que ele fosse embora. Aquele cabelo é tão irritante...".

Segundo o diretor David Nutter, que dirigiu o episódio final da quinta temporada, em que Snow é traído pelos seus companheiros da Patrulha da Noite, até Barack Obama, com quem se encontrou recentemente, quer saber a verdade sobre a morte. "Ele colocou a mão no meu ombro e perguntou: 'Vocês não mataram Jon Snow, mataram?'. Eu respondi: 'Sr. presidente, Jon Snow está mais do que morto'". Obama ainda reclamou que o diretor, que também comandou o famoso episódio do Red Wedding, está sempre matando seus personagens preferidos.

Ainda assim, é improvável que a declaração convença os fãs, que têm teorias para justificar uma possível volta do personagem --a "feiticeira" Melisandre poderia revivê-lo, capacidade já mostrada por outro seguidor do Senhor da Luz, ou ele poderia ter levado sua consciência para seu lobo, habilidade que seu meio-irmão Bran tem.

Mais cedo, em entrevista à revista "Entertainment Weekly", Nutter também teve que esclarecer a morte de Stannis Baratheon, que não é mostrada explicitamente em cena e, por isso, é questionada por alguns espectadores. "Desde o começo e durante o processo de escrever, essa era a intenção --ele está morto".

Vídeo mostra as audições de atores de "Game of Thrones"

Cenas polêmicas

Além da morte de Jon Snow, o elenco e a equipe da série discutiram outras cenas polêmicas da quinta temporada. Sobre a morte de Shireen, que foi queimada viva com a conivência do próprio pai, a produtora Carolyn Strauss disse que ela não foi feita para chocar: "As pessoas gostam de falar sobre o que está acontecendo e se apegam muito às personagens. A cena não foi feita por causa da dor, mas apesar dela". Nutter complementou, dizendo que a cena foi "um momento incrivelmente poderoso que deu certo".

O estupro de Sansa por Ramsay também voltou a ser comentado. E a própria atriz disse que não sabe por que a maior parte da cena se focou nas reações de Theon (Alfie Allen). "Não sei por que eles focaram nele, porque eu estava atuando muito bem. Era eu sendo estuprada", afirmou. Ela ainda revelou que Theon usava o traje de casamento de Robb Stark, para tornar a cena ainda mais brutal.

Para Sophie, o estupro não fez a personagem perder sua força, como alguns fãs reclamaram: "Se há uma coisa que Sansa ainda é, apesar do que acontece com ela, é forte. Sansa passou por muitas coisas e ela ainda é tão forte quanto era. O que ela tem feito é enfrentar a situação sem fazer nada porque ela sabe que é arriscado lutar. Ela é um personagens que faz os esquemas em sua cabeça".

Após uma fã perguntar por que a quinta temporada foi tão cruel com as personagens femininas, Carolyn Strauss disse que isso está no universo que a série retrata. "Acho que estamos tentando colocar essas personagens nesse universo em que a série se passa. E a situação não é fácil, para homens ou mulheres".

Futuro dos personagens

O elenco da série pouco pôde falar sobre o que acontecerá com seus personagens na sexta temporada, mas já deram alguns palpites e compartilharam algumas expectativas.

Natalie Dormer também disse não saber o que vai acontecer com Margaery Tyrell. "Não sei p**** nenhuma sobre o que vai acontecer com Margaery. A vovó não está mais por perto para cuidar dela... Os personagens estão em situações em que não sabem o que fazer. Para ser sincera, acho que ela está em apuros". Antes, ela havia brincado que a personagem está precisando de um banho e de um café, depois de ser largada em uma cela.

Já Maisie acredita que Arya terá cenas mais físicas na próxima temporada, e diz que teme ter que usar as lentes de contatos leitosas para simular a cegueira da personagem, especialmente se tiver que lutar. "Demora três segundos para eles escreverem 'Arya luta cega', mas demora muito mais para eu conseguir fazer".

Liam Cunningham (Davos Seaworth) disse que não espera que o personagem pare de sofrer agora que Stannis Baratheon está morto. "Especialmente quando ele descobrir o que aquela ali fez", disse, apontando para a atriz Carice van Houten, a feiticeira Melisandre.

Carice, aliás, também disse que não faz ideia do que vai acontecer com sua personagem. "Estou tão no escuro quanto vocês. É bem escuro e cheio de terrores", brincou, referindo-se a um bordão de Melisandre.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos