UOL já viu o 1º episódio de novo "True Detective"; saiba o que acontece

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

Um ano depois de ser aclamada por público e crítica, "True Detective" retorna para sua segunda temporada, que estreia neste domingo (21), com um novo elenco e uma nova história. Mas a série ainda guarda duas marcas fundamentais do criador Nic Pizzolato: a trama cheia de suspense e os protagonistas perturbados pelo passado.

Depois de uma incursão pelos abandonados pântanos da Louisiana, Pizzolatto levou a série para o cenário industrial da fictícia de Vinci, na Califórnia. A cidade está no centro de um esquema de corrupção que liga a prefeitura a Frank Seymon (Vince Vaughn), um ex-gângster que se tornou um empresário que faz uso de métodos escusos. Em meio a isso, os policias Ray Velcoro (Colin Farrell), Ani Bezzerides (Rachel McAdams) e Paul Woodrugh (Taylor Kitsch) são unidos pela descoberta de um cadáver que teve os olhos queimados por ácido.

Divulgação
Vince Vaughn surpreende como o corrupto Frank Semyon

Sem os jogos de flashbacks e ponto de vista que marcaram a primeira temporada, a segunda segue uma trama mais linear, aproximando-se de séries policiais tradicionais. O formato, ainda que não seja inovador, é bem-vindo em uma trama que precisa conciliar quatro protagonistas que são verdadeiras almas torturadas – o primeiro episódio demora um pouco a engrenar com tantas introduções.

De forma semelhante ao detetive Rusty (Matthew McCounaghey), os personagens da segunda temporada são assombrados pelo passado: Ray é alcoólatra e enfrenta uma disputa judicial pela guarda do filho – que, no fim das contas, pode não ser biologicamente seu, já que sua ex-mulher foi brutalmente estuprada na época que engravidou; Ani cresceu em uma comunidade hippie, com um pai que é um guru místico e uma irmã que se tornou cam-girl; Paul carrega cicatrizes misteriosas e trabalhou como mercenário de uma empresa privada durante a guerra; e Frank, por fim, teve de lidar com um pai abusivo quando criança.

Aos poucos, a trama revela as motivações dos personagens e suas relações promíscuas com a política, pontuada por uma trilha sonora que deixa clara a inspiração noir da trama. O clima de tensão só aumenta enquanto os detetives são encarregados, por seus superiores, de investigarem um ao outro, para claros propósitos políticos.

Os quatro protagonistas entregam boas atuações, e surpreendem justamente por terem sido escalados para papéis tão diferentes de tudo o que fizeram anteriormente em suas carreiras. Isso é notável principalmente em Vince Vaughn, que não exibe nenhum traço de seus papéis cômicos, para alívio dos fãs da série que se desesperaram com sua escalação.

Ainda que com importantes diferenças em relação à primeira temporada, a segunda também promete uma trama de suspense forte o bastante para manter os espectadores intrigados.

Quer saber o que acontece no primeiro episódio? 

ALERTA: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS

Divulgação/Montagem UOL
Ani Bezzerides (Rachel McAdams), Ray Velcoro (Colin Farrell) e Paul Woodrugh (Taylor Kitsch) investigam morte na segunda temporada de "True Detective"

Ben Caspere, administrador da cidade de Vinci, desaparece. Ray fica encarregado de seu caso e, ao entrar na sua casa, descobre que ela foi totalmente revirada e que vários itens foram roubados. Mais tarde, o corpo de Ben será encontrado por Paul – é ele o morto que teve os olhos queimados.

Paralelamente, o público é apresentado à conturbada vida pessoal de Ray. Ele tem uma relação misteriosa com Frank desde que o criminoso, anos atrás, contou a ao detetive quem era o homem que agrediu e estuprou sua então mulher. O preço é claro: quando um jornalista denuncia as irregularidades do empreendimento de Frank, é Ray quem faz o trabalho sujo e dá uma lição nele. O detetive veterano também tem um relacionamento ambíguo com seu filho: ainda que não queira abrir mão da guarda do menino, ele exibe um comportamento agressivo ao lidar com os problemas dele – e acaba dando uma surra no pai do colega que fez bullying com seu filho.  

Frank, que foi o responsável por atrelar Ray à investigação sobre Ben, tem interesses no paradeiro do administrador municipal: Ele está lançando o empreendimento que teve parte de sua negociação intermediada pelo político, mas um investidor estrangeiro se recusa a fechar o negócio até que ele seja encontrado.

Ani, apelido de Antigone, é a primeira protagonista feminina da série, acusada no passado de ser misógina. Sua primeira aparição é durante o uma operação em uma casa que acredita se tratar de um bordel. Lá, porém, ela encontra sua irmã, a cam-girl, e ambas discutem. Mais tarde, ao investigar uma investigação sobre uma mulher desaparecida, ela chega ao instituto religioso dirigido por seu pai – e uma conversa entre eles revela que a mãe dela cometeu suicídio.

Policial rodoviário, Paul encosta o carro de uma atriz que estava dirigindo de forma imprudente e acaba acusado de ter pedido sexo oral para livrá-la da multa. Ele tem uma namorada, mas não se abre com ela e nem conta mais sobre a guerra ou sobre as cicatrizes misteriosas que carrega em seu corpo. Ele sai uma noite dizendo que vai trabalhar, e ao pegar a estrada acaba encontrando o corpo de Ben Caspere.

Frank, por sua vez, está lançando o empreendimento que teve parte de sua negociação intermediada por Ben. Ele recebe um investidor estrangeiro que se recusa a fechar o negócio sem a presença do administrador municipal e se frustra. É a partir daí que ele articula para que Ray se envolva na investigação sobre o paradeiro do desaparecido.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos