"Ele era um pensador", diz diretor de Antônio Abujamra na TV por 14 anos
Fabíola Ortiz
Do UOL, em São Paulo
À frente do programa semanal de entrevistas "Provocações", Antônio Abujamra -- morto na terça-feira (28), aos 82 anos, em São Paulo -- era mais do que apresentador do programa, mas também um de seus idealizadores. Quem conta é o diretor da atração, Gregório Bacic, 68, que tinha amizade com o ator e diretor desde a década de 70.
"Abujamra era mais que um diretor, ator ou dramaturgo, ele era um pensador. Nos entendíamos maravilhosamente bem apesar de termos personalidades diferentes. O programa 'Provocações' era uma criação dele e minha", conta Bacic durante o funeral de Abujamra, realizado nesta quarta-feira em São Paulo.
O apresentador encerrava suas entrevistas na TV Cultura sempre com a mesma indagação: "O que é a vida?" E se não ficasse satisfeito com a resposta do convidado, repetia a pergunta quantas vezes fossem necessárias.
"Dentro mesmo do "Provocações", ele brincava muito com a visão de morte que fazia parte da vida, não era o fim. Não é uma tragédia, mas é uma perda impactante de uma vida. Foram anos de amizade", diz o diretor da atração.
A última gravação de Abujamra foi no dia 10 de abril, e seu programa completaria 15 anos em 6 de agosto. Estão prontos ainda cinco episódios inéditos, mas ainda não se sabe qual será o futuro da atração. "O último programa gravado foi com o Gero, uma travesti, líder comunitária em Heliopolis. Ela fez uma verdadeira revolução cultural e social. Foi praticamente rejeitada quando chegou do interior de Minas e se transformou numa respeitada líder comunitária."
Para esta terça-feira, data de sua morte, o apresentador havia marcado um almoço com seu diretor. "Quando nos falamos por telefone para marcar, na semana passada, ele estava com altíssimo astral", disse Gregório Bacic.
Para o fotógrafo do "Provocações", Jair Magri, o programa não seria o mesmo sem Abujamra. "Ele era muito exigente. Quando começava a gravação ninguém podia se mexer. Não dá para imaginar o programa sem ele. Em cinco anos trabalhando, não conheci nenhum entrevistado que não tremesse antes de gravar o programa. Ele sempre desconcertava especialmente quando perguntava: o que é a vida?"
"Provocações"
No início do programa, o apresentador costumava definir o campo que pretendia alcançar com suas entrevistas: "Esse programa pode não ser uma janela para o mundo, mas é certamente um periscópio sobre um oceano do social".
"Como é que você gostaria de morrer?", "Quais são seus males?" e "Que pergunta você gostaria que eu tivesse feito e eu não fiz?" eram algumas das cartas que o ator e diretor tinha na manga para investigar a personalidade de seus convidados.
Sobre a palavra que dava nome à atração, "Provocações", ele dizia que deveria ser dita "por uma Medeia, uma grega". Abujamra comandou 695 edições do programa, para o qual entrevistou personalidades como Mario Prata, Maria Adelaide Amaral, Ruth Escobar, Clodovil, Antonio Petrin, Laura Cardoso e Paulo Autran.
A produção do programa publicou na manhã de terça-feira em seu Facebook uma nota, informando e lamentado a morte do apresentador, Antônio Abujamra, e agradecendo os espectadores da atração.
"É com grande pesar que informamos que hoje, 28/042015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu. Agradecemos o carinho e apoio de todos que tem nos acompanhado ao longo desses 14 anos de programa", diz a publicação.
É com grande pesar que informamos que hoje, 28/042015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu....
Posted by Provocações on Terça, 28 de abril de 2015
Veja também
- Mais lembrado como Ravengar, Abujamra foi também diretor na TV Tupi
- Zé Celso faz carta de amor a Abujamra: "Fica mais que amor de pica"
-
- Famosos vão ao velório de Abujamra e lamentam perda: "Ele era único"
- Nicette sobre Abujamra: "Meus filhos todos iniciaram a carreira com ele"
- "A vida é sua, estrague-a como quiser", aconselhava Abujamra ao filho
- "Levei muita bronca do Abujamra", relembra Guta Stresser em velório