Para bater Gugu, Ratinho e SBT investem R$ 1 milhão em novos quadros
Amanda SerraDo UOL, em São Paulo
Na disputa por audiência com Gugu, que reestreou na Record em fevereiro, o SBT e Ratinho decidiram investir cerca de R$ 1 milhão em novos quadros e reestruturar o programa, que passará a ter games shows a partir de maio, além de um quadro com artistas narrando dramas pessoais de suas vidas – esse já previsto para estrear no dia 22 de abril. Desde janeiro, a atração também passou a ser exibida às 22h50, para não concorrer com "Os Dez Mandamentos", da Record, e "Babilônia", da Globo.
Em conversa exclusiva com o UOL, Carlos Massa, o Ratinho, falou sobre a queda de audiência, sobre a dificuldade do SBT em manter uma grade de programação fixa e descartou voltar a exibir "baixarias" em seu programa.
"O Gugu tem ganhado da gente nas quartas-feiras [no Ibope] por conta da mudança de horário, mas nas terças empatamos ou ganhamos de pouco, ou perdemos de pouco. Já nas quintas e sextas temos ganhado. [A chegada do concorrente] deu uma chance para gente se mexer. A Record acertou na grade de programação. É muito boa, direcionada para adultos e está bem feita", analisou Ratinho.
"Disputar com o Gugu para mim, que sou apresentador e animador como ele, é melhor do que concorrer com uma novela. Se a novela 'pega' tenho mais dificuldades e acabo ficando em terceiro lugar. Como o programa dele é de variedades, hoje pode estar bem e amanhã não. Então, tenho mais chances", completou.
Além de oito games shows adquiridos de formatos americanos e japoneses, o programa terá também o quadro "Aconteceu Comigo", no qual artistas e esportistas contarão histórias verídicas, mas inexplicáveis, que aconteceram em suas vidas, como a experiência de ter visto um ET.
"O Moacir Franco que deu a ideia desse quadro e será um grande um mote que terei nas quartas", disse o apresentador, confiante. "Hoje, música na televisão é muito óbvio. Tem começo, meio e fim. O público é ávido por novidade, o óbvio não dá audiência. E baixaria não levanta audiência. Esse tempo já passou. Temos muitas desgraças na TV, não vou acrescentar mais uma", afirmou Ratinho, que não irá se desfazer completamente das atrações musicais e também não irá concorrer com os entrevistados do concorrente.
Entre as novidades, terá pessoas tomando banho no palco e disputando dinheiro, e outras concorrendo a um carro zero.
Gastos e lucros
Com contrato de sociedade com o Sistema Brasileiro de Televisão, Ratinho garante que todo investimento está sendo feito em comum acordo com as partes. "Eu e o SBT somos sócios do horário, os dois têm que concordar com os gastos. Sempre sentamos e conversamos. Quando a gente vê que é muito caro não compramos. Vamos investir R$ 1 milhão até o fim do ano com novos quadros. Entre cenários, direitos autorais e prêmios. Mas acredito que vamos arrecadar muito mais do que isso", afirmou.
Com dois intervalos e quatro propagandas, Ratinho atualmente recebe o investimento de 20 merchans, a maioria de marcas próprias, e divide três publicidades com o SBT. "O Gugu também leva vantagem porque não faz intervalos. Isso porque o dinheiro da Record vem do céu, não precisam de muito dinheiro", criticou Carlos Massa, que não assistiu à atração do concorrente.
A chegada de Gugu – que tem se mantido em segundo lugar no Ibope nas quartas – mexeu não só com o SBT, mas também com a Globo que alterou discretamente o horário das novelas das nove em alguns dias da semana. "Império" e "Babilônia" por diversas vezes foram exibidas a partir das 22h.
"As mudanças já estavam planejadas. A chegada do Gugu veio justamente para confirmar o caminho que estamos seguindo, que é o do entretenimento. O único problema que temos é a mudança de público (o fato de não ter uma grade fixa). Isso prejudica o programa. Se eu pegasse a audiência de um programa adulto e não infantil, teria mais chances. O público de 'Carrossel' não é meu público. Eles vão dormir às 22h", afirmou Ratinho.