"Game of Thrones" retorna com morte e ator diz que já a esperava

Do UOL, em São Paulo

ALERTA: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS. SE VOCÊ NÃO QUER SABER DETALHES DA SÉRIE, NÃO LEIA.

A quinta temporada de "Game of Thrones" estreou no último domingo (12) já com uma morte chocante e um flashback, o primeiro a ser exibido na série. A estreia aconteceu poucas horas após os quatros primeiros episódios da nova temporada terem sido vazados na internet.

A vítima da vez foi Mance Rayder (Ciaran Hinds), líder dos selvagens, que havia sido capturado por Stannis Baratheon (Stephen Dillane) ao final da quarta temporada, em 2014. Ele foi queimado vivo pelo autoproclamado rei de Westeros, mas morreu mesmo com uma flecha de Jon Snow (Kit Harington), que quis abreviar seu sofrimento.

Em entrevista à revista "Entertainment Weekly", Hinds disse que nunca teve a ideia de que seu personagem estava a salvo na série – famosa por matar até protagonistas. "Nunca tive certeza – há tantos personagens na série – sobre o quão longe Mance iria na série. Eles decidiram começar a temporada com um grande acontecimento e eu era o cara a ser tostado. Ainda não vi [a cena], então não sei como ela ficou".

O ator não viu problemas em o destino de seu personagem ser diferente em relação ao dos livros - na obra de George R. R. Martin, o personagem continua vivo após ser trocado de lugar com outra pessoa. "É impossível recriar tudo o que está nos livros. Você não pode ser absolutamente fiel aos livros, e por que você iria querer? É um meio diferente. Você tem que tomar decisões – e decisões ousadas – e há tantos outros personagens, já há bastante no que pensar. Imagino que se Mance fosse voltar, assim como nos livros, ele voltaria com uma aparência diferente, como uma pessoa diferente – não me envolveria, provavelmente. Você tem que pensar: na história, se você imagina ele voltando, faz sentido ele estar envolvido quando há tanta coisa acontecendo? Essas são grandes decisões com que os roteiristas têm de lidar e até então eles têm lidado com elas de forma brilhante".

Hinds contou ainda que soube da morte de Mance pelos próprios criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss. "Quando Stannis e Davos apareceram, eu tive uma ideia de que isso significava algo sério em relação ao meu futuro. Eu recebi um email adorável deles, que dizia basicamente: 'Você conhece a série, você sabe que todos os homens devem morrer, e agora é sua vez'. Não foi exatamente assim, mas foi adorável. Eles disseram que me esperavam em agosto para um belo churrasco, basicamente. É muito gentil eles deixarem você saber de antemão, ao invés de apenas mandarem o roteiro".

Flashback

O novo episódio de "Game of Thrones" trouxe ainda o primeiro flashback da série. Nele, a jovem Cersei (interpretada na idade adulta por Lena Headey) ouve uma profecia sobre o seu futuro: ela teria três filhos, que morreriam, e seria destronada por uma rainha mais jovem.

Em entrevista à "Entertainment Weekly", George R. R. Martin  disse que o desafio das profecias é realiza-las de forma inesperada. "A profecia é um elemento básico da fantasia, mas é complicado. Você quer brincar com a noção de que as profecias irão se realizar, mas de uma forma inesperada. Você quer ser imprevisível. Shakespeare é o principal exemplo disso: Quando a floresta de Birnam Wood vier ao Castelo de Dunsinane, MacBeth cairá. Todos riem, como a floresta pode chegar ao castelo? [Malcom] chega camuflado com arbustos (...). Maggy conta a Cersei uma profecia, mas a Cersei poderia fazê-la acontecer com seus esforços de evitá-la?"