"Expectativa é muito grande e uma vontade de que dê tudo certo", diz Xuxa
Do UOL, em São PauloO "Domingo Espetacular", da Record, exibiu na noite deste domingo (8) uma reportagem especial de 50 minutos sobre a chegada de Xuxa Meneghel à emissora. O jornalístico falou sobre a trajetória de Xuxa, acompanhou fãs até a Barra Funda e mostrou os bastidores do dia em que a apresentadora assinou o contrato com a Record.
"[Dia] muito, muito, muito [especial]. A mudança é muito grande. A expectativa é muito grande e a vontade de que dê tudo certo", foram as primeiras palavras da 'rainha dos baixinhos', já com lágrimas nos olhos, à nova emissora.
Durante todo o percurso --entre a Barra da Tijuca (RJ) e a Barra Funda (SP)--, Xuxa foi acompanhada por uma equipe de reportagem.
Paralelamente a isso, a emissora espalhou repórteres em diversas localidades e visitou os bairros pelos quais Xuxa morou, ao chegar no Rio de Janeiro com sete anos. A Record entrevistou vizinhos, amigos e localizou o "primeiro namorado" de Xuxa, identificado como Dunga, hoje taxista. "Era um namoro de adolescente, com mais conversa. Ela gostava de fazer teatro e, quando terminava, a gente dava uns beijinhos. Era tudo escondido", contou Dunga.
A Record citou a trajetória de Xuxa, o início de carreira na extinta TV Manchete e "o jeito espontâneo que chamou a atenção da Rede Globo", em 1986. A emissora de Edir Macedo exibiu imagens da Globo e do canal Viva durante o documentário. Falou sobre a carreira nos cinemas, mas omitiu o nome do polêmico "Amor, Estranho Amor".
"Não poderia desistir desse momento, desse jeito, com a preparação toda, uma casa como a Record me recebendo desse jeito, com os funcionários me recebendo", falou a apresentadora, após a assinatura do contrato.
Programa na Record
Sobre a atração que comandará na Record, a apresentadora reiterou o que Marcelo Silva tinha adiantado no início do ano, quando fez referência à apresentadora norte-americana Ellen Degeneres. "Minha inspiração é a Ellen. Não ser a Ellen, mas o programa é uma inspiração", disse ela, afirmando que ainda não tem equipe nem diretor definidos na nova casa. "Saindo daqui terei uma reunião para montar equipe. Não conheço os profissionais da casa ainda. Tenho liberdade para trazer o meu pessoal", afirmou a loura.
Com mais de 30 anos de carreira como apresentadora, Xuxa disse que não acredita na previsão da Record para a estreia de sua primeira atração. "O Marcelo quer que o programa esteja no ar em dois meses, mas acho impossível porque sou muito exigente. Quero interação, entrevistas." No fim, o bispo ainda insistiu no prazo e ela fez cara de "vamos ver, acho difícil".
Por conta da estreita relação da rede Record com a Igreja Universal do Reino de Deus, ficou a cargo de Marcelo Silva -- que também é bispo -- responder sobre a possibilidade de Xuxa receber convidados ligados a outras religiões, como o Padre Marcelo Rossi, por exemplo, com quem ela já conversou e se apresentou várias vezes. "Não existe preconceito na emissora. Uma vez chamamos e ele recusou", disse. A nova funcionária ainda brincou ao ouvir o nome do Padre -- "Marcelo Rossi e Fábio de Mello também".
Walter Zagari, diretor de marketing, disse inclusive que cinco empresas já querem fechar contrato de merchandising para a atração - uma delas é a Embelleze. "Só não faço propaganda sobre bebida e carne vermelha, porque carne vermelha nem meu cachorro come. Quero fazer merchandising de uma maneira bacana, preciso acreditar no produto", afirmou Xuxa.
Mudança de emissora
No dia 3 de fevereiro, o colunista do UOL Ricardo Feltrin anunciou que a apresentadora Xuxa Meneghel, 51 anos, havia decidido fechar contrato com a Record. Ela vinha negociando com a direção da emissora havia pelo menos um ano -- desde que foi afastada do ar na Globo. O colunista Flávio Ricco apontou que as conversas estavam adiantadas em novembro de 2014.
Não foram revelados valores da negociação, mas certamente está entre as mais caras contratações da história da TV brasileira. Especula-se que Xuxa vá receber R$ 1 milhão de salário e mais participação em merchandisings e faturamento comercial de seus programas.
Só o novo salário seria ao menos cinco vezes o que Xuxa supostamente recebia na Globo, cerca de R$ 200 mil (fora do ar).
Trata-se da maior contratação também da gestão de Marcelo Silva, que substitui Honorilton Gonçalves na vice-presidência artística da casa.
Para fechar contrato, Xuxa teve de esquecer o passado. Ela já acionou judicialmente a Igreja Universal (e venceu) porque um veículo da igreja a chamou de "satanista".
Havia a expectativa de que Xuxa fosse anunciada como contratada da Record durante a apresentação da programação 2015 da emissora, que aconteceu em fevereiro. Na ocasião, porém, o vice-presidente artístico e de produção da Record, Marcelo Silva, disse que a chegada da 'rainha dos baixinhos' seria anunciada juntamente com ela, quando todos os detalhes estivessem acertados.Ele aproveitou ainda para dizer que a Record não pretende reduzir seu quadro de funcionários por conta da admissão da estrela: "Ninguém vai ser demitido por causa da Xuxa."
Globo
Na Globo, Xuxa estava na "geladeira" havia mais de um ano. A emissora dos Marinho, aparentemente, não tinha mais espaço para ela, que foi uma das principais e mais rentáveis estrelas da casa por quase 30 anos.
Depois que soube que a Record estava interessada em seu passe, a Globo até teria reiniciado conversas com a apresentadora, mas a falta absoluta de espaço em sua grade de programação fez com que as novas tratativas fracassassem.