Ator da Record escurece a pele para viver escravo em "Os Dez Mandamentos"

Do UOL, em São Paulo

Para interpretar Arão, irmão de Moises na novela "Os Dez Mandamentos", da Record, o ator Petrônio Gontijo teve que escurecer a pele, para ficar com aparência de bronzeado, e participar de workshops sobre a história do antigo Egito assim como do antigo testamento.

De acordo com o coordenador de maquiagem, Marcelo Ancillotti, a barba é feita de material sintético e colocada fio a fio.  A peruca é feita com cabelo humano e o tempo total de caracterização é de uma hora e meia.

Gontijo conta que o personagem discute a condição escravidão x liberdade de forma crua e sensível. "É um personagem dividido, conflituoso. Sente profunda falta dos familiares que lhe foram tirados em vida. Isso, junto a sua condição de escravo hebreu, tudo lhe causa imensa revolta", analisou.

Arão é um hebreu filho de Joquebede (Samara Felippo / Denise Del Vecchio) e Anrão (Roger Gobeth / Paulo Gorgulho), irmão de Moisés (Guilherme Winter) e Miriã (Larissa Maciel). Na trama, ele vai se casar com Eliseba (Gabriela Durlo) e terá quatro filhos.

Impetuoso, honesto, bondoso, mas ao mesmo tempo, medroso e influenciável. Costuma reprimir seus sentimentos, mas depois explode e acaba se metendo em confusão. Escravo hebreu, passa todo o tipo de humilhação. Se revolta contra Deus por causa do sofrimento de seu povo. Sente muita raiva e mágoa de seu irmão Moisés, por ele ter sido criado como egípcio com todo o conforto, enquanto ele e seu povo passam as maiores privações. É um homem sem nenhum refinamento, xucro, do povo, simples. Vai se tornar um grande amigo de Moisés e ajudá-lo na sua missão de liderar o povo de Israel.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos