Emmy muda regras dos seriados de comédia e classifica séries
Do UOL, no RioComédia ou drama? Muitas séries americanas ainda levantam essa dúvida na hora de ser classificada por gênero pela Academia de Televisão, Artes e Ciências dos Estados Unidos. Para acabar com o dilema, o órgão resolveu mudar as regras da premiação mais importante voltada para produções de TV. A partir de agora, as séries de comédia deverão ter episódios com duração de até 30 minutos para poderem disputar a categoria. Mais do que esse tempo determinado, a atração entra para a categoria de drama.
Com essa nova regra, "Orange is the new black" , conhecida por misturar os dois gêneros terá que concorrer como série de drama já na próxima edição do Emmy, prevista para setembro. As duas categorias – drama e comédia terão sete candidatos ao prêmio, um a mais do que nos anos anteriores.
No ano passado, para disputar o prêmio dado pelos correspondentes estrangeiros em Hollywood, o Netflix já inscreveu "Orange is the News black"e na categoria drama. Um porta-voz da empresa Netflix justificou a mudança de série : " 'Orange' combina de forma única comédia e drama em seus episódios de uma hora e simplesmente desafia a categorização padrão".
A medida foi tomada para evitar a conhecida ambiguidade que marca a divisão de produções. "Better call Saul", por exemplo, outra atração que mistura gêneros, terá que disputar na categoria de melhor série dramática, caso receba indicações no futuro.
Outra mudança da Academia diz respeito às minisséries. Agora, a categoria vai se chamar "séries limitadas" e classificada como "programas de dois ou mais episódios com uma duração total de 150 minutos e que contem uma história completa e fechada, e que não repitam tramas ou personagens em temporadas subsequentes". Essa medida deve afetar atrações como "True detective", "American horror story" e "Fargo".
Outra regra tem a ver com os atores convidados. O artista só poderá ser indicado ao Grammy se ele aparecer em menos de 50% da duração de um episódio.