Inspirada em mulheres batalhadoras, Camila Pitanga é heroína de "Babilônia"
Giselle de AlmeidaDo UOL, no Rio
Na TV, Camila Pitanga já foi de índia a garota de programa. E é mesmo na pele de mulheres batalhadoras que a atriz de 37 anos se destaca. Escalada para viver a grande mocinha de "Babilônia", próxima novela das nove, ela buscou inspiração em heroínas da vida real para compor Regina, dona de uma barraca na praia, que trabalha muito para sustentar a filha.
Segundo a atriz, a personagem guarda algumas semelhanças com Ana e Andréia, dupla que conheceu no Leme, bairro onde tem rodado a maioria de suas cenas, desde o fim de novembro. "Ficamos amigas. Elas têm histórias muito diferentes, uma vendeu sanduíche na areia por 30 anos, a outra veio de Minas, mas as duas me inspiraram de alguma forma. A liderança feminina naquele lugar ainda não é o mais comum", analisa Camila.
De origem humilde, Regina tem o sonho de se formar em medicina, mas alguns acontecimentos a forçam a abrir mão de seus planos. O primeiro é a gravidez. Apaixonada pelo atraente Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes), ela descobre tarde demais que ele é casado e tem dois filhos.
Além disso, a mocinha enfrenta uma tragédia pessoal quando seu pai, Cristóvão (Val Perré), é assassinado. Com a mãe, Dora (Virgínia Rosa), enfrentando problemas de saúde, ela vira a principal fonte de sustento da família. Com a filha e o irmão, Diogo (Thiago Martins), Regina decide se mudar para o Morro da Babilônia, e arruma emprego numa barraca na praia do Leme. E é lá que acontece outra virada na vida da personagem: ela conhece Vinícius (Thiago Fragoso), que vai roubar seu coração.
A atriz define a protagonista da trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga como "muito determinada". "Ela é explosiva e boa gente. São bons ingredientes, ela surpreende. Não fica só sofrendo, e é doce também. Transita entre a engraçada e a forte", afirma ela, que este mês passa a gravar também em estúdio, no Projac. "Mas acho que só vou entrar em contagem regressiva para a estreia depois do carnaval", brinca.