Séries brasileiras ganharam destaque na TV em 2014; relembre

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    "Amores Roubados", "Plano Alto" e "Lili, a Ex" se destacaram entre as séries e minisséries brasileiras de 2014

    "Amores Roubados", "Plano Alto" e "Lili, a Ex" se destacaram entre as séries e minisséries brasileiras de 2014

Em um ano no qual as novelas patinaram na audiência, as séries conquistaram um posto de destaque na TV brasileira. Não só as emissoras investiram mais no formato, como o público também o aprovou, na esteira do sucesso de produções norte-americanas como "Game of Thrones" e "Breaking Bad".

Sozinha, a Globo lançou quatro séries neste ano - "A Teia", "O Caçador", "Segunda Dama" e "Dupla Identidade" – e ainda chamou atenção no começo do ano com a minissérie "Amores Roubados, que foi reconhecida com prêmios da APCA. Todas as produções contaram com nomes importantes da casa, como Cauã Reymond, Isis Valverde, Bruno Gagliasso e Heloísa Perissé.

A Record também apostou no formato. A emissora lançou "Plano Alto" e "Conselho Tutelar", que foram bem recebidas pela crítica especializada e devem ter segundas temporadas lançadas em 2015. No mesmo ano, estreará a série "Na Mira do Crime", produzida em parceria com a Fox.

As séries nacionais também caíram ainda mais no gosto dos canais pagos. O FX lançou a série "Politicamente Incorreto", estrelada por Danilo Gentili, e a Fox deu início à parceria com o Porta dos Fundos com uma série que mesclava trechos de vídeos do grupo para a web com participações de seus atores.

O GNT, que já tem tradição em séries nacionais, lançou outras novidades: "Lili, a Ex", "Os Homens São de Marte e É Pra Lá Que Eu Vou", "Animal" e "Questão de Família", investindo em nomes que fazem sucesso junto ao grande público, como Maria Casadevall, Eduardo Moscovis Moscovis e Edson Celulari.

Lá fora

No exterior, o formato de minissérie ganhou força em 2014. Nova aposta da HBO, "True Detective" fez sucesso ao trazer Matthew McCounaghey e Woody Harrelson como detetives perturbados que investigam o elo entre dois crimes misteriosos. A primeira temporada contou uma história completa e as próximas seguirão a mesma lógica, sendo inclusive protagonizada por outros atores. Vince Vaughn e Colin Farrell já foram confirmados na segunda temporada.

Outro destaque da categoria foi "Fargo", que recebeu o Emmy de melhor minissérie. Baseada no filme homônimo dos irmãos Coen, ela contará outra história em sua segunda temporada, retratando eventos anteriores ao da primeira.

O formato já vinha sendo usado, de forma bem-sucedida, por "American Horror Story", que tem a diferença de reaproveitar boa parte do elenco. E seu criador, Ryan Murphy, já anunciou outro projeto nos mesmos moldes: a minissérie "American Crime Story", sobre histórias de crimes reais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos