Dupla Patati Patatá estreia em 2015 no Discovery Kids com canções inéditas

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

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    Rinaldi Faria posa com a vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks Brasil, Monica Pimentel e Patati Patatá

    Rinaldi Faria posa com a vice-presidente de conteúdo da Discovery Networks Brasil, Monica Pimentel e Patati Patatá

Atenção, mães: os palhaços mais famosos do Brasil estão de volta. No primeiro semestre de 2015, a dupla Patati Patatá estreia uma série no Discovery Kids, com canções famosas e também inéditas e – apesar de ser focada para crianças de dois a cinco anos – promete boas risadas para toda a família. O empresário e idealizador da dupla, Rinaldo Faria, mais conhecido como Rinaldi, contou detalhes do novo programa ao UOL, explicou o motivo da saída da dupla do SBT e opinou sobre a extinção da programação infantil da grade da TV aberta.

"Foi a decisão mais difícil da minha vida, porque tinham muitas coisas importantes em jogo. Resolvemos muito conscientes porque o Discovery tem uma filosofia muito parecida com a nossa, tratando a criança como criança, preserva os princípios éticos, da família. A mãe e o pai podem deixar os filhos tranquilamente na frente da televisão, sem se preocupar com o conteúdo. Vem de encontro com a nossa vontade de deixar o Patati Patatá ainda mais cuidado, focado em ser um produto pedagógico e internacionalizando o produto", contou o empresário.

Com o título provisório de "Parque do Patati Patatá", a série deve ter 26 episódios e vai investir em um cenário grande, com um parque repleto de natureza.

"A gente pretende que as crianças possam ter o prazer de descobrir desafios, sempre com muita música e humor. Além disso, o Discovery vem de encontro com o nosso interesse de fazer algo de muita qualidade. Nós queremos contar a história fazendo as crianças entrarem no universo do Patati Patatá. Vai ser um universo peculiar, lúdico, muito com a cara do Patati Patatá", adianta Rinaldi.

Para garantir a alegria da criançada com suas canções, além de releituras de grandes sucessos do Patati Patatá, novas músicas para falar dos temas da série serão desenvolvidas e passarão a fazer parte do repertório da dupla. Além disso, os palhaços cantarão sucessos de domínio público, adaptados para a série.

Não tenho a menor dúvida de que eu vou partir e o Patati Patatá vai continuar sendo um grande sucesso Rinaldi, idealizador e empresário dos palhaços

Disputando espaço na grade na mesma emissora da Peppa Pig, outro fenômeno entre as crianças, o idealizador dos palhaços garante que não existe competição entre os personagens. "A programação acaba sendo decidida pelo canal mas não vejo chance de competir, ao contrário, a verdadeira intenção e a química é somar, a criança não tem essa competição, ela gosta desses personagens".

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Palhaços Patati Patatá voltam à TV

Com mais de 30 anos de existência, sendo mais de dois anos no SBT, primeiro no "Carrossel Animado" e depois no "Bom dia & Cia", o idealizador da dupla garante que não teme um desgaste dos palhaços como é comum com alguns personagens infantis.

"Todo personagem, em geral, tem um ciclo. Com o Patati Patatá não acredito que isso aconteça pois considero que já é uma marca clássica. Temos histórias de mães e pais que se casam e querem a presença dos palhaços porque eram fãs quando eram crianças. É uma marca mais do que clássica. Não posso acreditar que tenha ciclo, desgaste da imagem, muito pelo contrário", opina ele, que explica que os artistas têm o diferencial de ir até as crianças.

"Hoje nós estamos na escolas, não somos um artista que está só na televisão ou que depende de uma música só. A gente se renova a cada ano. Faz show em todo Brasil, é presente nos licenciamentos, nos projetos de shoppings... A gente tem um trabalho muito intenso com as crianças. Não tenho a menor dúvida de que eu vou partir e o Patati Patatá vai continuar sendo um grande sucesso".

Inspirado num dos personagens mais clássicos infantis, criado por Walt Disney, Rinaldi já tem um projeto de um parque temático que deve começar a ser construído nos próximos anos.

"O Mickey, por exemplo, você não vê na TV aberta e ele está na memória das pessoas por muitos anos. Temos um projeto de um parque, a gente ainda não sabe se será indoor ou outdoor. Estamos acertando detalhes para construir esse parque em 2015 ou início de 2016", conta ele, que ainda mantém um filme com os personagens em fase de produção.

"Sempre vai ter criança na TV aberta"

Apesar de estar migrando para um canal fechado, Rinaldi é contra a extinção da programação infantil das grades da TV aberta. O empresário conta que, ao deixar o SBT, pediu que Silvio Santos não esquecesse das crianças em sua emissora.

"Aconselhei ao Silvio que ele não devia parar a programação infantil na TV aberta por uma questão de que ele sempre preservou esse público e de que o SBT tem o DNA infantil. A televisão aberta em geral, acho que é uma onda que se iniciou já fora do Brasil, a tendência é que as TVs a cabo, como são muito segmentadas tenham ali uma programação infantil e os anunciantes e patrocinadores também. No meu ver, sempre vai haver público de TV aberta querendo uma programação infantil e não deveriam tirar a programação como um todo", opina.

O idealizador dos palhaços aproveita para desmentir boatos do que motivou a saída do Patati Patatá do SBT em 2013 e garante que tudo ocorreu de forma amigável.

"Foi um momento de comum acordo. A gente tinha um contrato com a Som Livre, que é do grupo Globo e tinha que lançar o disco e precisava ter a divulgação da Som Livre. Eles [SBT] queriam estender um pouco o jornal, queriam tirar o programa da manhã pra estender o jornal. Foi um momento que eles não tinham certeza que deveriam parar, tanto é que colocaram depois os palhaços para apresentarem o "Bom Dia & Cia". Ficamos aguardando por um tempo e depois chegamos a conclusão que momentaneamente o Patati Patatá deveria buscar outros caminhos. O meu relacionamento com o Silvio Santos e a família é de amizade e respeito".

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