Destaque no "Amor & Sexo", Mariana Santos descarta novela e fica no "Zorra"

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo

    Mariana Santos já foi sondada para trabalhar em novelas, mas por enquanto ela prefere ficar nos programas humorísticos e no "Amor & Sexo"

    Mariana Santos já foi sondada para trabalhar em novelas, mas por enquanto ela prefere ficar nos programas humorísticos e no "Amor & Sexo"

Ela é um dos destaques do "Amor & Sexo", programa apresentado por Fernanda Lima nas noites de quinta-feira na Rede Globo, e integrante fixa do elenco do "Zorra Total". Mais magra, mais loira e ainda assustada com os elogios públicos de "mais gostosa", Mariana Santos bem que poderia seguir o caminho de outras humoristas e se jogar na dramaturgia, mas por enquanto a sua resposta é "não". "Eu sou contratada do Zorra Total e, felizmente, falaram que eu continuo no programa ano que vem. Já fui sondada algumas vezes para fazer novelas, mas eu gosto de rir e fazer as pessoas rirem", explicou a atriz em entrevista ao UOL.

Pedagoga formada e atriz por vocação, Mariana está desde 2006 no programa humorístico mais antigo da Globo, que depois de 15 anos vai ser totalmente modificado a partir de abril de 2015. "Sabemos que muda o formato para esquetes mais ágeis, menos quadros fixos e só. Estou bem otimista com relação às mudanças porque eu acho que é sempre bom buscar novidades, o diferente, e eu torço para que 'Zorra Total' venha bem bacana", disse Mariana.
 
Apesar de ter declinado a convites para papéis mais dramáticos, ela não descarta um futuro nas novelas. "Ainda não bateu aquela vontade louca, mas vai chegar a hora", admitiu. A participação em um programa de auditório como "Amor & Sexo" também não foi planejado. O convite veio há dois anos, depois de uma desinibida entrevista ao apresentador Jô Soares.
 
"As coisas na minha vida não são programadas. Elas simplesmente acontecem. Sempre fui muito curiosa em relação a tudo, sexo, inclusive, e contei que tinha ido algumas vezes numas festas fetiches, festas de casais promovidas por amigos. Aí a Fernanda Lima e o Antônio Amancio (um dos roteirista do programa) viram, gostaram da forma que eu falei do tema abertamente e com humor e me convidaram", contou. 
 
Estevam Avellar/TV Globo Tenho me divertido muito. Nós que estamos na bancada não temos vergonha de entrar nas brincadeiras, de se jogar mesmo, e com certeza o segredo é esse. Topamos tudo Mariana Santos sobre "Amor & Sexo"
 
A participação deu certo e hoje Mariana é um dos principais destaques da atração. "Tenho me divertido muito. Nós que estamos na bancada não temos vergonha de entrar nas brincadeiras, de se jogar mesmo e, com certeza o segredo é esse. Topamos tudo", disse às gargalhadas. Apesar disso, Mariana assume uma certa ansiedade antes de cada gravação, já que não há roteiro para os integrantes da bancada. "Gravamos como se fosse ao vivo, porque a produção não passa nada para não tirar a nossa espontaneidade. Nunca sabemos o que vai acontecer e rola um certo medinho, lógico. Mas a gente confia na direção, nos roteiristas. Eles têm um bom gosto incrível, um senso, um cuidado. Nós cinco [Xico Sá, José Loreto, Otaviano Costa e Regina Navarro Lins] sabemos que eles nunca vão nos colocar em uma situação constrangedora". 
 
Apesar do sucesso de críticas e de público, responsável direto pela manutenção da atração na grade de programação da emissora também no ano que vem, Mariana não se ilude: falar de sexo ainda é tabu. "As pessoas adoram o programa, mas ainda se chocam. Aquela brincadeira do cara lambendo o chantilly no meu pé ainda é lembrada pelas pessoas ruas. Elas comentam, chamam a minha atenção e até me dão conselhos", lembrou Mariana – que contou também ter recebido elogios por sua forma física: "Me chamam de gostosa".
 
Há um ano e meio, Mariana resolveu combinar dieta com malhação para dar uma mudada no visual. "Eu parecia mais cheinha no vídeo mesmo. Aquela coisa de que televisão engorda cinco, seis quilos é a pura verdade. E aí eu tomei vergonha na cara. Parei de comer besteiras tipo pizza com feijão e arroz e passei a malhar todos os dias. Faço MMA no mínimo quatro vezes por semana e dei uma secada. Perdi só quatro quilos, mas diminui bastante as medidas", contou. 
 
Reprodução/Instagram
Há dois anos, Mariana namora um paulista e por isso vive na ponte área entre Rio e São Paulo
 
Aos 38 anos, moradora da Tijuca, Zona Norte do Rio, Mariana nunca se casou e garante que não faz planos de família. Há dois anos, vive na ponte área por causa do namorado que conheceu na porta de um hotel, em São Paulo, e de quem fala muito pouco. 
 
Em cartaz com a peça "Atreva-se", em turnê pelo Brasil até dezembro, Mariana não para. No final de outubro, já começa a ensaiar seu novo espetáculo, "Noite Infeliz". "Trata-se de um comédia, na qual dois casais meio nerds, caretas resolvem que querem fazer uma suruba no final de uma festa. Eles querem experimentar e aí as relações vão acontecendo no palco. Estreio em janeiro no Teatro dos Quatro, na Gávea, no Rio, e em abril "Atreva-se" volta em cartaz no mesmo bairro. Vou conciliar os dois espetáculos, mais o "Zorra" e mais o "Amor & Sexo". É cansativo, mas é um cansaço bom. O importante é trabalhar, fazer o que eu gosto, e eu gosto de atuar".
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos