Milhem Cortaz vive deputado em "Plano Alto": "A série não defende partido"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

  • Reinaldo Canato/UOL

    Milhem Cortaz vive deputado federal em "Plano Alto"

    Milhem Cortaz vive deputado federal em "Plano Alto"

Milhem Cortaz vive o deputado federal João Titino, filho do governador Guido Flores (Gracindo Jr.), na minissérie da Record "Plano Alto", que estreia dia 30 às 23h30. Durante coletiva para apresentação da trama à imprensa, nesta terça-feira (23), no Rio, o ator, de 41 anos, contou que esteve nas manifestações do ano passado. No entanto, o intérprete -- que participou das passeatas do movimento caras pintadas, em 1992, para pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo -- ficou um pouco desapontado com as manifestações de junho.

"Ano passado fui a uma manifestação na Faria Lima, em São Paulo, mas fiquei decepcionado. Parecia uma rave. Pensei: 'Não estou aqui para passear'. Achei meio confuso, não tinha muito engajamento. Agora estou mais calejado, tenho mais discernimento. Na época dos caras pintadas, eu tinha uma visão mais romântica", opinou ele. Mas o ator prefere não criticar os jovens que foram às ruas nos protesto mais recentes: "Deixa eles se manifestarem. Eles precisam errar para aprender. Melhor se colocar do que não falar nada".

A série de Marcílio Moraes, escrita há quase um ano, traz a morte de um candidato, que acaba favorecendo outro que se elege Presidente da República. A história, contada nos dias atuais, mostra três gerações de manifestantes, começando pela ditadura, depois caras-pintadas e por último os black blocs. O fio condutor é o andamento de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, com direito aos que os brasileiros costumam a ver nas CPIs.

"A série não defende partido, não levanta bandeira. A gente quer sugerir que as pessoas reflitam", explicou Cortaz.

O ator disse ainda que procura ser exemplar em sua profissão e que tem esperança num Brasil melhor. "Meu nome em árabe quer dizer esperança, e a esperança é a última que morre. Tenho esperança no meu país, claro. Como ator, sou político, imprimo minha opinião. Tento errar o mínimo possível pra não dar mau exemplo".

Com direção geral de Ivan Zetel, a minissérie, de 13 capítulos, vai ao ar de segunda a sexta, às 23h30. No elenco estão ainda Jussara Freire, Paulo Gorgulho, Carla Diaz e outros.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos