"Sou apenas um elemento", diz Ana Paula Padrão sobre "Masterchef"

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

Estreante no entretenimento, Ana Paula Padrão foi apontada pelo crítico de televisão Mauricio Stycer e também por alguns internautas como coadjuvante nos dois primeiros episódios do reality show "Masterchef", que comanda na Band. A jornalista rebateu as críticas e justificou sua "ausência", afirmando que está na "posição confortável de aprender". Aparecer é a menor de suas preocupações.

"O formato é composto por gente que cozinha e gente que julga. Se vai ter apresentador ou não, depende do país [em muitos países não existe a figura do enunciador]. O apresentador não é a figura principal. Minha preocupação em aparecer é zero, isso não é fundamental para o jogo. Não tenho que fazer esse programa dar certo, tem um monte de gente para fazer isso. Sou apenas um elemento", afirmou Padrão em entrevista ao UOL, na última sexta-feira (12).

Reinaldo Canato/UOL
Durante as gravações, Ana Paula dá dicas para os jurados decorarem o texto - como foi o caso do chef de cozinha Henrique Fogaça, que se atrapalhou com uma frase rimada

Para Ana Paula, a dinâmica dos dois primeiros episódios, que foram filmados no estádio do Pacaembu em São Paulo, era mais performática e exigia uma interação maior entre jurados e participantes. "A partir de agora, com gravações no estúdio, o apresentador aparece mais. Não sei o que as pessoas esperavam em um formato que tem um monte de candidatos [300 pessoas se inscreveram e 50 foram selecionadas]", justificou ela sobre o fato de os chefs de cozinha Henrique Fogaça (Sal Gastronomia), Erick Jacquin (Tartar&Co) e a argentina Paola Carosella (Arturito) terem se sobressaído.

A reportagem do UOL acompanhou os bastidores do 11° episódio [o programa exibirá o terceiro ainda, em um total de 17] e pôde observar uma Ana Paula participativa, diferente da apresentadora conhecida anteriormente no "Jornal Nacional", "Jornal da Globo", "Jornal da Record" e "SBT Brasil". Durante as gravações, ela dá dicas para os jurados decorarem o texto - como foi o caso do chef de cozinha Henrique, que se atrapalhou com uma frase rimada - e não hesita em subir o tom de voz, bater palmas e pedir a atenção dos participantes, ou até mesmo dar alguma bronca. 

"Não me entregaram um programa de entretenimento e pediram para conduzir, não saberia fazer isso. Estou em uma posição confortável de aprender. Sou jornalista e essa é a primeira vez na minha vida que mexo com entretenimento. Nunca trabalhei dentro de um estúdio por 12 horas, em pé o tempo inteiro", relatou a jornalista, que sempre está de salto.

"O telespectador vai acompanhar a minha evolução no ar. No primeiro programa dentro do estúdio, perguntava ao diretor quando podia dizer algo, fazer tal coisa. Agora, já estou mais solta, já entendi a mecânica. Tenho conseguido ficar mais espontânea e colaborar mais com a direção. Entendi o meu papel", completou Ana Paula, que já tinha manifestado esse desejo antes da estreia do quadro.

"O 'Masterchef' não é para quem quer mostrar o silicone"

Reinaldo Canato/UOL
"Tenho conseguido ficar mais espontânea e colaborar mais com a direção. Entendi o meu papel", diz Ana Paula Padrão

Longe da TV desde março de 2013, Ana Paula explicou que, entre tantos outros motivos, escolheu participar do reality pela credibilidade dele. Além do jornalismo, Padrão é dona da produtora Touareg e do site Tempo de Mulher.

"Transição de imagem é sempre uma coisa muito difícil. Tenho 30 anos de jornalismo nas costas, com um patrimônio muito pesado de credibilidade. Se migrasse para um projeto de entretenimento no qual essa credibilidade não fosse um elemento importante, estaria jogando fora meu passado. O 'Masterchef' é calcado na confiabilidade. O programa julga a produção de cada competidor. Isso combina comigo, com a minha história."

Além da função de apresentadora, Ana Paula tem gravado reportagens externas nas casas dos participantes e exercido a função de repórter, algo familiar para ela. "Chorei muito nas audições, ao ouvir a história de cada um. Uma das que mais me chamou a atenção foi a do Leonardo, um jovem que afirmou que estava no programa para que alguém prestasse atenção nele. O 'Masterchef' não é para quem quer mostrar o silicone. Quem quer 15 minutos de fama não chega à final. O jogo premia quem quer aprender e ganhar a vida com seu talento", declarou a jornalista.

"Fiz uma passagem tranquila do jornalismo para o entretenimento e acredito que o telespectador não tem estranhado tanto minha imagem. Minha carreira é muito 'by the book' [de acordo com a cartilha]. Gosto de dominar algo antes de sair fazendo. Sou estudiosa, caretinha. Não sei se continuarei no entretenimento, estou fazendo um teste. Vamos ver o que vem depois", completou Ana Paula.

Reinaldo Canato/UOL
"Não me entregaram um programa de entretenimento e pediram para conduzir, não saberia fazer isso. Estou em uma posição confortável de aprender", afirma Ana Paula Padrão

Com gravações diárias de segunda a sexta-feira, e viagens esporádicas, como por exemplo, para Argentina, a vida da jornalista tem andado corrida e deve continuar assim até o fim de setembro, quando acabam as gravações do reality. "Tem dias que chego aqui às 7 horas e saio às 19 horas. Quando vou tirar o figurino e colocar minha roupa, esqueço o que estava vestindo quando cheguei na emissora".

O vencedor vai ganhar R$ 150 mil, um carro e uma bolsa de estudos de três meses na Le Cordon Bleu, renomada escola de gastronomia de Paris, na França.

Com contrato de um ano com a Band, Ana Paula ainda não faz planos para uma segunda temporada da atração e também não sabe se seguirá na linha da diversão. "Após o 'Masterchef' irei pensar no futuro. Não sei se eu faria o programa novamente. Por enquanto, estou me divertindo, aqui é um grande laboratório de entretenimento para mim".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos