Com Ana Paula Padrão, reality "MasterChef" é "Ídolos" da cozinha

Natália Guaratto
Do UOL, em São Paulo
Divulgação/Band
Ana Paula Padrão e os jurados do "Master Chef"

Candidatos talentosos que emocionam os jurados e concorrentes atrapalhados que fazem rir. Parece o roteiro de uma edição do "Ídolos", mas é o que o reality show "MasterChef" vai proporcionar aos telespectadores da Band a partir da próxima terça-feira (2) na Band. 

O programa, uma adaptação de um formato americano que já teve versões em 145 países, começará com uma fase de audições nos mesmos moldes do "Ídolos". Em vez de cantar, os candidatos precisam cozinhar um prato na frente de três jurados: os chefs Henrique Fogaça (Sal Gastronomia), Erick Jacquin (Tartar&Co) e Paola Carosella (Arturito).
 
Os 16 aprovados passam a competir semanalmente, cozinhando pratos diferentes e o vencedor leva  R$ 150 mil, um carro e uma bolsa de estudos de três meses na Le Cordon Bleu, escola de gastronomia de Paris. 
 
Em evento de apresentação do programa em São Paulo nesta segunda-feira (25), Ana Paula Padrão disse que o programa é uma "competição inocente". "A gente diz que não é um reality, mas sim um talent show", afirmou.  "Acho o jogo inocente porque eles estão jogando com uma arma que é óbvia e clara: a culinária", completou. 
 
A apresentadora, que deixou o jornalismo há um ano, está voltando à televisão depois de uma pausa para cuidar de projetos pessoais. É um projeto específico por um tempo específico [três meses], não sei  o que vai acontecer depois, embora eu esteja na casa", contou Ana.
 
Sobre o desafio de comandar um programa de entretenimento pela primeira vez, ela conta que desenvolveu seu perfil de apresentadora com naturalidade. "Tem muita coisa que é parecida com o que eu fazia antes. Adoro gente e fiquei seduzida pelo formato", disse. A maior diferença sentida pela jornalista foi na produção. "Tenho achado interessante, ver acontecer alguma coisa menos acanhada do que no jornalismo". 
 
"Estou emagrecendo"
 
Cozinheira amadora, Ana Paula disse que tem aprendido muito sobre culinária no programa. "Sou menos talentosa que os participantes amadores mas tenho aprendido quando eles desenvolvem as receitas e também sobre como tratar os alimentos", afirmou.  No entanto por conta da correria das gravações, ela não tem tido tempo de provar os pratos. "Não como nunca, estou emagrecendo", contou. 
 
O mesmo não acontece com os chefs jurados. Com o trabalho de provar 18 pratos por dia, eles tem engordado com a função. "Ganhei 4 quilos", contou Paola Carosella.