Mendigata diz que mendigos ficam longe das drogas em dia de gravação

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

Ela venceu o concurso de pegadinhas do "Pânico", fazendo uma moradora de rua assanhada que dava em cima dos homens enquanto pedia esmola, em abril deste ano. Desde então, Fernanda Lacerda, 26 anos, se transformou na Mendigata e assumiu um quadro no humorístico da Band em maio, no qual, com pouquíssima roupa, leva um grupo de moradores de rua, que vive no Centro de São Paulo, para desfrutar o melhor da vida. "Me surpreendeu por ser uma mendiga, mas aceitei numa boa", contou Fernanda ao UOL.

Entre os programas com os mendigos, estão eventos de queijos e vinhos, exposições de artes e passeios de limousine pela cidade [veja vídeo abaixo]. "É bem bacana porque eles comem bem, ganham um cachê bom. É o dia em que eles conseguem se livrar do vício, passam o dia gravando e não têm cabeça para usar drogas", disse Fernanda, empolgada com o projeto, ainda sem saber se os mendigos acabarão esquecidos como outros personagens humildes que tiveram seus quinze minutos de fama no programa, como Zina, Charles Henriquepédia e Gorete.

Reprodução/Instagram/fernandalacerda_oficial É o dia que eles conseguem se livrar do vício, passam o dia gravando e não têm cabeça para usar drogas Fernanda Lacerda, sobre moradores de rua que participam do quadro no "Pânico"
Desde que encarou o desafio do quadro, ela conta que é impossível não se envolver com a realidade dos "trutas", como ela os chama, e relata um dos momentos mais emocionantes. "No dia em que levei eles para comer uma comida de gente rica, eles começaram a me contar que comiam restos de alimentos, do lixo. Foi uma das matérias mais emocionantes", lembrou a paulista.

A jovem, que é corretora de imóveis e estudante de teatro, diz que quer muito ajudá-los a ter um lar. "Mexeu comigo essa realidade. Não tem como a gente não se envolver com essa situação. Quero fazer este projetinho de dar uma casa, mas alguns deles têm problemas e não podem ter nada no nome deles. Por mim eu faria muito mais, mas eles têm esses problemas de documentos".

Cabelos com dreads, dentes "podres" de mentirinha e o corpo em forma à mostra, a Mendigata, que faz sucesso no dominical e tem seu nome nos assuntos mais comentados do Twitter quando o quadro vai ao ar, confessa que fica tímida em algumas gravações.

"Rola um pouco de timidez, mas sei lidar com esses situações porque faz parte do trabalho. Às vezes a gente fica um pouco sem vontade, mas esqueço de tudo e entro de cabeça. Nessa época do ano, sofro com o frio, só que pior que tudo isso são as pessoas que moram na rua e passam frio de verdade. Sempre que posso ajudo, faço parte de alguns projetos sociais", detalhou.

Sobre os cabelos rebeldes, Fernanda disse que é uma preocupação a menos ao se arrumar e que curtiu o novo visual. "Passava horas no salão fazendo escova, chapinha. Agora me livrei de tudo isso. Acordo e estou pronta", contou ela, que cuida do corpão com musculação, pilates, ioga e tratamento estéticos.

Com tanta beleza, Fernanda garante que está solteira e centrada na carreira. "Estou tão focada no profissional que não estou com cabeça para namoro não. Terminei um relacionamento antes de virar Mendigata".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos