Em Família

Pioneira em beijo gay na TV, Vendramini achou linda a cena de "Clarina"

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

  • Leonardo Soares/UOL

    Atriz Luciana Vendramini

    Atriz Luciana Vendramini

Protagonista do primeiro beijo gay na TV, com a atriz Giselle Tigre na novela "Amor e Revolução", transmitida pelo SBT em 2011, Luciana Vendramini gostou do beijo entre Marina (Tainá Müller) e Clara (Giovanna Antonelli) exibido no capítulo desta segunda-feira (30), na novela "Em Família". Em entrevista ao UOL, a atriz afirmou que a cena condiz com as personalidades das personagens.

  • 33515
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2014/06/30/o-que-voce-achou-do-beijo-de-marina-e-clara-na-novela-em-familia.js

"Eu assisti e achei linda e delicada. Existem vários tipos de paixões e a delas é isso. Em 'Amor e Revolução', a minha personagem e da Giselle viviam um romance mais tórrido, até pelo horário, a novela era exibida às 23h. Como 'Em Família' é mais cedo, deu para perceber que tomaram o cuidado de não exagerar, pois ainda tem crianças na sala assistindo com os pais. Nós vemos isso na rua o tempo todo, hoje é tão natural. E o amor da Clara e Marina é de Romeu e Julieta, de amor puro e não carnal", declarou Vendramini.

De Tiago Santiago e com direção de Reynaldo Boury, "Amor e Revolução" teve a ditadura militar como parte central de seu enredo. A atriz interpretou a advogada Marcela, que sentia uma paixão avassaladora pela personagem de Giselle, que também se chamava Marina.

Reprodução/SBT
Luciana Vendramini e Giselle Tigre deram o primeiro beijo gay da TV, na novela "Amor e Revolução", do SBT

"Foi um dos maiores desafios da minha carreira. Mas eu e a Giselle tivemos todo o cuidado ao gravar a cena do beijo. Chegamos também a gravar cenas de as duas fazendo amor, na cama, de elas tirando o sutiã uma da outra, mas decidiram não colocar no ar. E até hoje não sei porquê. A cena não tinha nada de mais, era uma situação bonita", afirmou Luciana Vendramini.

A atuação das atrizes foi muito comentada na época. Vendramini lembrou que recebeu o apoio do público. "A maioria que nos deu força era hétero, que torcia pelo amor das lésbicas. Nosso país é moralista e receber esse tipo de carinho foi muito importante, prova que as coisas estão evoluindo", enfatizou a atriz.

Beijo gay em 1964

Ao ser questionada sobre levar o rótulo de pioneira do beijo gay na TV, Luciana Vendramini disse que adora ser lembrada desta forma, mas que não é merecedora do título. Ela citou o teleteatro "A Calúnia", de 1964, em que as atrizes Vida Alves e Geórgia Gômide protagonizaram um beijo lésbico.

"Apresento o programa 'Elas', no TCM, que fala sobre as divas do cinema, do teatro, e sei dessa história. Mas não era um amor gay. Na cena, as personagens apenas se despediram com um selinho porque surgiram fofocas sobre a amizade das duas e elas fizeram de brincadeira", detalhou. Não há nenhuma imagem desta cena entre Vida e Geórgia. Na época, em plena ditadura, fotógrafos se recusaram a registrar o momento com medo de represálias.

Vendramini também está gravando a série policial "Na Mira do Crime", produzida pela Fox em parceria com a Record e que deve estrear no segundo semestre no canal a cabo. Este ano a atriz também vai se dedicar ao teatro e ao cinema. Ela não tem projetos para atuar em novelas.

"Adoro fazer novelas, mas estou envolvida em tantos projetos que não vai dar tempo", ressaltou a atriz.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos