José Mayer diz achar "uma bobagem" festa em torno do beijo gay nas novelas

Carla Neves
Do UOL, no Rio
AgNews
José Mayer será gay na novela "Império"

José Mayer será Cláudio, um cerimonialista famoso em "Império". Apesar de ser casado e feliz com Beatriz (Suzy Rego) e ter dois filhos, ele será homossexual. Acostumado a viver garanhões nas novelas, o ator disse que espera ser bem aceito pelo público.

"Eu espero a aceitação", disse ele, no lançamento da trama na manhã desta terça-feira (1º) no Projac. Nos bastidores, o ator tem comentado que não está muito seguro em relação a uma possível não aceitação do público por essa característica do personagem.

Questionado sobre a especulação em torno do "beijo gay", o ator falou em "hipocrisia" e disse achar uma "bobagem".
 
"Eu acho essa história de o beijo gay ser aguardado para o capítulo 200 uma hipocrisia. É uma espetacularização de algo que devia ser normal, cotidiano e simples. As pessoas se beijam por afeição: homens e mulheres. Essa festa que se arma em torno de finais de novelas aguardando o excepcional beijo é uma hipocrisia, uma bobagem", analisou.
 
Ele acredita que, com o tempo, a sociedade deve enxergar com naturalidade o afeto entre homossexuais nas novelas. "A moral não é uma coisa estagnada, tudo muda, os costumes mudam", ponderou.
 
Na trama, Cláudio vai enfrentar o preconceito em casa, com o próprio filho. "A homofobia do meu filho pode ser um ingrediente para enriquecer a trama", especulou. 
 
Em defesa do personagem, Mayer comparou seu desafio com o enfrentado por homossexuais na vida real. "Ele se aceitou. Ele só, como milhões de homossexuais, não faz questão, não quer assumir publicamente a sua opção sexual. Eu acho que as pessoas têm amplo direito de terem a privacidade na sua escolha da orientação sexual", disse.

Ele ainda comentou que está animado com a possibilidade de fugir dos papeis de galã: "Só esse fato do elemento surpresa já é muito interessante. O Aguinaldo já tinha feito isso comigo antes, quando me deu o Pereirinha de 'Fina Estampa'. O personagem é muito grande. É uma abordagem que a telenovela não costuma fazer em relação à homossexualidade. Com Aguinaldo Silva estou viciado no sucesso".
 
"Quebra" no rótulo de galã
 
José Mayer considera como uma ruptura de paradigma o fato de interpretar um personagem gay na telinha. 
 
"Foi uma ruptura estética da minha imagem de galã, que estava solidificada. E agora é outra reversão, outra quebra que também pode ser muito interessante e renovar o olhar do público em relação ao meu trabalho", analisou.
 
Questionado se cansou de ser galã, refletiu: "Cansar não. Mas galã é uma função ligada à juventude, eu diria. A menos que os teledramaturgos escrevam histórias românticas para homens maduros e sessentões como eu".
 
Parceria que vem dos palcos
 
No folhetim de Aguinaldo Silva, o galã vai trabalhar pela primeira vez com a filha, Júlia Fajardo, a televisão. A parceria, no entanto, já foi realizada nos dos palcos.  
 
"É uma alegria muito grande. Há dois anos trabalhei com ela pela primeira vez no musical 'O Violinista no Telhado'. E é uma emoção extraordinária porque pai e filha em cena o coração bate de uma maneira diferente", declarou ele, entusiasmado com a o fato de a herderia contracenar com Lilia Cabral. 

A trama

Escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Rogério Gomes, "Império" começa com a imagem do Monte Roraima nos dias de hoje. Lá estão o comendador, José Alfredo (Alexandre Nero), e sua filha predileta, Maria Clara (Andreia Horta). O Monte se tornou uma espécie de local sagrado para o comendador e ele faz questão de voltar ao local todos os anos.

A novela se passará em duas fases, sendo a primeira com três capítulos apenas e no ano de 1989. Jovem, José Alfredo de Medeiros (Chay Suede) resolve morar no Rio. Desempregado, ele vai tentar a vida na cidade grande e se hospeda na casa do irmão, Evaldo (Thiago Martins). Lá ele conhece seu grande amor, Eliane (Vanessa Giácomo), mulher de seu único irmão.

O romance de Eliane e José Alfredo é tão intenso e incontrolável que o desejo de permanecer juntos é maior que o remorso provocado pela dupla traição. Diante disso, o casal arma um plano para fugir. Na data combinada, contudo, Eliane passa muito mal.

Cora (Marjorie Estiano), sua irmã, resolve ajudá-la, mas também revela que sabe de tudo. Ao longo do dia, outras situações impedem que o casal fuja e o acaso acaba levando José Alfredo a lugares onde ele jamais imaginou um dia poder chegar.

Depois disso, a trama da um salto, para 2014. Agora, José Alfredo (Alexandre Nero) é um milionário dono de uma rede de joalherias. Esta casado com Maria Marta de Mendonça (Lilia Cabral) e tem três filhos.