José Mayer diz achar "uma bobagem" festa em torno do beijo gay nas novelas
Carla NevesDo UOL, no Rio
José Mayer será Cláudio, um cerimonialista famoso em "Império". Apesar de ser casado e feliz com Beatriz (Suzy Rego) e ter dois filhos, ele será homossexual. Acostumado a viver garanhões nas novelas, o ator disse que espera ser bem aceito pelo público.
"Eu espero a aceitação", disse ele, no lançamento da trama na manhã desta terça-feira (1º) no Projac. Nos bastidores, o ator tem comentado que não está muito seguro em relação a uma possível não aceitação do público por essa característica do personagem.
Ele ainda comentou que está animado com a possibilidade de fugir dos papeis de galã: "Só esse fato do elemento surpresa já é muito interessante. O Aguinaldo já tinha feito isso comigo antes, quando me deu o Pereirinha de 'Fina Estampa'. O personagem é muito grande. É uma abordagem que a telenovela não costuma fazer em relação à homossexualidade. Com Aguinaldo Silva estou viciado no sucesso".
A trama
Escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Rogério Gomes, "Império" começa com a imagem do Monte Roraima nos dias de hoje. Lá estão o comendador, José Alfredo (Alexandre Nero), e sua filha predileta, Maria Clara (Andreia Horta). O Monte se tornou uma espécie de local sagrado para o comendador e ele faz questão de voltar ao local todos os anos.
A novela se passará em duas fases, sendo a primeira com três capítulos apenas e no ano de 1989. Jovem, José Alfredo de Medeiros (Chay Suede) resolve morar no Rio. Desempregado, ele vai tentar a vida na cidade grande e se hospeda na casa do irmão, Evaldo (Thiago Martins). Lá ele conhece seu grande amor, Eliane (Vanessa Giácomo), mulher de seu único irmão.
O romance de Eliane e José Alfredo é tão intenso e incontrolável que o desejo de permanecer juntos é maior que o remorso provocado pela dupla traição. Diante disso, o casal arma um plano para fugir. Na data combinada, contudo, Eliane passa muito mal.
Cora (Marjorie Estiano), sua irmã, resolve ajudá-la, mas também revela que sabe de tudo. Ao longo do dia, outras situações impedem que o casal fuja e o acaso acaba levando José Alfredo a lugares onde ele jamais imaginou um dia poder chegar.
Depois disso, a trama da um salto, para 2014. Agora, José Alfredo (Alexandre Nero) é um milionário dono de uma rede de joalherias. Esta casado com Maria Marta de Mendonça (Lilia Cabral) e tem três filhos.