Elizabeth 2ª visita set de "Game of Thrones" e se recusa a sentar no trono
Do UOL, em São Paulo*A Rainha Elizabeth 2ª visitou nesta terça-feira (24) o set de filmagens da série "Game of Thrones", da HBO, em Belfast, na Irlanda do Norte, e não quis se sentar no famoso Trono de Ferro. As informações são do jornal britânico "The Guardian".
Como parte de sua visita pelo país, a Rainha visitou o local onde são feitas as filmagens da série de sucesso. Ela recusou um convite para sentar no Trono, que é disputado por vários personagens, mas foi presenteada com uma miniatura dele, entregue por Dan Weiss, um dos criadores da atração.
A Rainha e o marido, o Príncipe Philip, viram ainda vários dos acessórios usados nas cenas da série, incluindo as armas, e conversaram com seis atores: Lena Headey (Cersei Lannister), Kit Harington (Jon Snow), Conleth Hill (Lord Varys), Rose Leslie (Ygritte), Maisie Williams (Arya Stark) e Sophie Turner (Sansa Stark).
A quarta temporada de "Game of Thrones" chegou ao fim no dia 15 de junho. A audiência do capítulo final da temporada atingiu uma média de 7,1 milhões de telespectadores, o que não representou um recorde para este ano da série, mas foi superior ao número de espectadores sintonizados na semana anterior (6,95 milhões) e 32% maior do que a season finale do ano passado (5,39 milhões). A maior audiência da série aconteceu no dia 18 de maio, quando chegou a 7,195 milhões.
No início deste mês, a HBO informou que "Game of Thrones" se tornou a série mais popular da história do canal, superando o recorde de "The Sopranos" ("Família Soprano).
Visita da Rainha à Belfast
A rainha Elizabeth 2ª iniciou na última segunda-feira uma visita de três dias à Irlanda do Norte, a segunda em dois anos. Nesta terça, antes de ir ao set de "Game of Thrones", ela e o Duqeu de Edimburgo visitaram uma ex-prisão de Belfast onde eram detidos militantes republicanos e unionistas durante o conflito da Irlanda do Norte.
A rainha foi acompanhada pelo primeiro-ministro norte-irlandês, Peter Robinson e seu vice, Martin McGuinness, que ambos foram presos na prisão de Crumlin Road durante os conflitos separatistas.
Na noite de segunda, Elizabeth encontrou pela primeira vez McGuinness, ex-comandante do Exército Republicano Irlandês (IRA), que definiu a visita da rainha ao presídio como um "passo corajoso".
O representante do Sinn Féin, movimento político irlandês, participou de um jantar de gala da realeza no Castelo de Windsor em abril passado.
*Com informações das agências EFE e Ansa