"Voltei ao brilho", diz Pepita Rodrigues sobre sucesso de "Dancin' Days"

James Cimino
Do UOL, em São Paulo
Divulgação/Canal Viva
O estilo da personagem Carminha (Pepita Rodrigues), que usava calça jeans, camisa e colete masculinos na novela "Dancin' Days" virou moda em 1978

Quem assiste à reprise da novela "Dancin´Days" no canal Viva está de olho em outra Carminha, mais doce, honesta, batalhadora e que fez moda no ano de 1978, quando o folhetim foi exibido pela primeira vez.

Interpretada por Pepita Rodrigues (hoje em dia mais conhecida como a mãe de Dado Dolabella, embora seja o segundo nome a aparecer nos créditos da novela), a personagem ficou muito famosa na época por seus figurinos.

"Eu me lembro de uma vez estar andando por Copacabana e ter visto três 'Carminhas' pela orla. Todas estavam usando jeans, camisa, colete e uma bolsinha a tira colo. Esse 'look' fez tanto sucesso que na época eu disse para a Globo: 'se todo mundo está usando, vamos vender'", disse a atriz em entrevista ao UOL por telefone.

A repercussão à personagem voltou com a reprise. Pepita, que caminha pela orla todos os dias às 7h da manhã acompanhada do marido, disse que no dia da entrevista foi abordada por duas senhoras e uma moça na casa dos 30 anos que queriam comentar sobre a novela.

"Voltei ao brilho. A paixão que ela tem pela família e o prazer de ajudar a Júlia [Sonia Braga, a protagonista], mesmo ela sendo uma ex-presidiária, desperta muita simpatia nas pessoas."

Pepita conta que sempre que pode vê a novela, pois quando ela foi exibida não tinha tempo de assistir.

Sobre a boa forma que exibe (Carminha dá aulas de ginástica em uma academia da novela), a atriz conta que sempre foi apaixonada por esportes. "Eu sempre corri pela praia e sempre nadei. Hoje as mulheres malham, tomam suplemente, têm a bunda dura. Naquela época era tudo muito diferente. Quase não se usava maquiagem e não tinha isso de academia. Até nisso o Gilberto [Braga, autor] foi visionário. A novela ainda é muito atual ao discutir questões como o custo de vida, por exemplo."

Boneca

Na novela, Carminha tem uma boneca que ganhou do pai, interpretado por Mario Lago, que é usada como seu amuleto de sorte. A ideia, segundo a atriz, veio de uma experiência real. "Eu contei para o Gilberto que meu pai me deu uma boneca de papel marché e disse que era para me dar sorte. E ele colocou na novela. Fez tanto sucesso que criaram um boneca de brinquedo para vender, a Pepa, que por sinal me deu muita sorte", conta aos risos.