"É uma fórmula mais interessante", diz Justus sobre "Aprendiz" com famosos

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Roberto Justus durante o "Aprendiz Celebridades" do dia 21 de maio de 2014

    Roberto Justus durante o "Aprendiz Celebridades" do dia 21 de maio de 2014

Com cinco demissões até agora e mais gafes do que nunca, o "Aprendiz Celebridades", primeira versão do reality show da Record só com concorrentes famosos, chegou à metade da temporada esta semana. Em entrevista ao UOL, o apresentador Roberto Justus afirmou que o elenco de pessoas conhecidas trouxe leveza ao programa, algo que a emissora já buscava há algum tempo. "Acho que a gente conseguiu uma fórmula muito mais interessante, divertida e leve", afirmou o empresário. "Esse é um programa de televisão e a essência dessa história é divertir as pessoas", disse. 

O próprio Justus afirmou estar se entretendo com as trapalhadas dos participantes. "Não dá para não rir", admitiu ao comentar o desempenho de Beth Szafir. A socialite e mãe do ator Luciano Szafir  é o destaque cômico da edição, por, entre outras coisas, interromper o apresentador com comentários espontâneos e palavrões. "O que foi aquilo? Ela [Beth] tentando apontar o joystick como se fosse uma lanterna?", zombou, referindo-se a uma prova em que Beth jogou um game de realidade virtual.

Apesar do clima mais descontraído, Justus diz que não cobra menos resultados dos competidores pelo fato de serem famosos. "O nível de exigência do apresentador não pode mudar. Se eu mudo, desvirtuo o programa", afirmou. "O 'Aprendiz' sempre foi quase que uma bíblia sagrada de regras. Naquela sala de reunião não se admite brincadeiras. A avaliação tem que ser implacável. Não deixo passar nada, não deixo passar um erro de português", completou.

O apresentador, no entanto, reconhece que o fato de ter contato com os participantes no meio artístico torna sua relação com eles mais cordial. "Eventualmente sou um pouco mais simpático porque são pessoas que eu já conhecia antes", afirmou.

Ainda sobre as mudanças que o elenco de famosos trouxe ao programa, Justus nega que as provas aplicadas não testem as competências empresariais dos concorrentes. "Todos  os desafios até agora envolveram rapidez, pressão, raciocínio e trabalho em grupo. O que mais eu quero de um empresário ou de um funcionário?", perguntou.

Reprodução/TV Record A Beth Szafir, na idade dela, fazendo as coisas que ela tem feito, é muito mais divertida de ver do que uma senhora desconhecida que o público não tinha o que esperar.

Para Justus, outro acerto da atração nesta temporada foi dar mais espaço aos conflitos e explorar o convívio entre as celebridades. "A Beth Szafir, na idade dela, fazendo as coisas que ela tem feito, é muito mais divertida de ver do que uma senhora desconhecida que o público não tinha o que esperar".

"Não estou interessado em participante polêmico"
Justus também contou que a equipe de "Aprendiz Celebridades" tem gravando as demissões no mesmo dia em que vão ao ar - às quintas-feiras - para evitar o vazamento de spoilers. "Eu entro naquela sala sem a menor ideia de quem vou demitir".

Até agora, Justus eliminou Alexia Deschamps, Nico Puig, Kid Vinil, Maria Cândida e Pedro Nercessian. Em duas ocasiões, o apresentador poupou o cantor Nahim e demitiu o músico Kid Vinil e a jornalista Maria Cândida, considerados pelos conselheiros de Justus, Renato Santos e Cacá Rosset, como "apagados" na competição.

Questionado se está salvando os concorrentes polêmicos em prol da repercussão, Justus afirmou que os diretores do programa - entre eles Ricardo Justus, seu filho -  não influenciam as demissões. "Não estou interessado em participante polêmico", explicou. "Polêmico ou não, o Nahim não para, é um dínamo, dá milhões de ideias, já o Kid Vinil, nas poucas provas em que esteve, foi totalmente apagado", comparou. O empresário ainda completou: "Prefiro ter que segurar o ímpeto de um grande profissional do que ter que ficar estimulando uma pessoa para ver se ela pega no tranco".

Reprodução
Da esq. à dir.: Raul Boesel, Mônica Carvalho, Beth Szafir, Michele Birkheuer e Amon Lima no programa do dia 21 de maio

Sobre os participantes que continuam em "Aprendiz Celebridades", o apresentador diz que não tem favoritos, mas destaca as modelos Michele Birkheuer e Priscila Machado como revelações positivas. "Não esperava nada delas. Uma [Michele] é modelo, a outra [Priscila] é miss Brasil. Não imaginava que elas tinham essa competência que estão mostrando", afirmou. O apresentador também diz que não tem preconceitos nem faz previsões. "Nunca achei que a Andréa Nóbrega ou a Beth Szafir, por serem socialites, não funcionariam no ambiente corporativo. Elas já me surpreenderam", afirmou.

Os famosos podem até ter trazido diversão e renovado o "Aprendiz", mas Justus garante: quem manda no destino dos concorrentes ainda é ele. Um exemplo foi a demissão de Pedro Nercessian, tomada depois que o ator gravou um depoimento prometendo "tirar" Michele da competição. Justus vetou a indicação de Pedro e ainda o demitiu. "Um participante nunca vai me manipular, não vai jogar comigo. Isso ele não vai conseguir", afirmou. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos